Câmpus Joinville reorganiza Calendário Acadêmico de 2020

ENSINO Data de Publicação: 26 ago 2020 20:12 Data de Atualização: 26 ago 2020 20:54

Em reunião extraordinária na tarde desta quarta-feira (26), por videoconferência, o Colegiado do Câmpus Joinville aprovou seu novo Calendário Acadêmico para 2020, reorganizado a partir das mudanças provocadas pela suspensão das atividades presenciais no IFSC, entre 16 de março e 31 de dezembro deste ano, por causa da pandemia de Covid-19.

Pelo novo calendário, o semestre 2020.1 vai ser encerrado no dia 30 de setembro. O prazo foi determinado após levantamento dos coordenadores de cursos sobre a carga horária faltante para conclusão das unidades curriculares em andamento. Neste período, os cursos também realizaram uma força-tarefa para resgatar os alunos que não estavam acompanhando as atividades não presenciais (ANP).

É importante lembrar que um trabalho conjunto também já possibilitou a finalização das turmas de oitavos módulos dos cursos técnicos integrados em Eletroeletrônica e Mecânica, em tempo dos alunos conseguirem os documentos necessários para ingressarem nos cursos superiores, seja pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano ou vestibulares de inverno.

Segundo semestre

Pelo novo calendário, o início do semestre letivo 2020.2 se dará no dia 26 de outubro. A previsão é de que o semestre seja concluído em 19 de março de 2021, mas pode sofrer alterações, já que o retorno das atividades presenciais, quando acontecer, deve implicar na discussão de um novo calendário.

O período entre o fim do primeiro semestre letivo e o início do segundo, no mês de outubro, é o prazo mínimo necessário para efetivação de todos os processos acadêmicos de Secretaria e Registro, de finalização e inclusão de turmas, além da matrícula dos alunos ingressantes nos cursos técnicos. Este intervalo também será usado para conselho de classe, acolhimento dos novos alunos e realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Apenas para as turmas concluintes dos cursos técnicos integrados em Eletroeletrônica e Mecânica e do curso superior de Gestão Hospitalar, haverá um calendário diferenciado, priorizando a conclusão das atividades letivas até o final de fevereiro. Para as três turmas, o semestre 2020.2 vai de 13 de outubro a 25 de fevereiro de 2021.

Mudanças no PPC

Na reunião desta quarta-feira, o Colegiado também aprovou alterações nos projetos pedagógicos dos cursos (PPC) indicadas pelas coordenações dos cursos técnicos em Eletroeletrônica (concomitante) e Enfermagem (subsequente), enquanto as atividades presenciais estiverem suspensas.

A alteração no PPC do técnico em Enfermagem permite que os alunos passem de fase e continuem o curso nas unidades teóricas por ANP, sem o estágio como pré-requisito. A aprovação na disciplina será parcial e precisará do estágio, quando as atividades presenciais retornarem, para a aprovação total.

A quebra de pré-requisitos também foi a mudança aprovada no PPC do concomitante em Eletroeletrônica. Assim, as unidades curriculares que foram suspensas pela impossibilidade de realização das aulas práticas não serão pré-requisitos para as unidades dos módulos seguintes.

Para os cursos superiores, as mudanças no PPC, prevendo a quebra de pré-requisitos de unidades práticas, devem ser discutidas e votadas pelos colegiados próprios.

Suspensão

Outra pauta discutida e aprovada na reunião do Colegiado desta semana diz respeito à suspensão temporária de matrícula de alunos especiais para 2020.2, devido ao acúmulo de processos acadêmicos na virada de semestre, que, neste ano, não será automática, por causa das especificidades do ensino não presencial.

Decisões anteriores

Esta foi a segunda reunião do Colegiado do Câmpus Joinville neste mês. Na reunião ordinária do dia 19 de agosto, os membros do Colegiado discutiram e tomaram duas decisões importantes relacionadas aos cursos técnicos de Enfermagem e Teatro.

No curso de Teatro, que está com a primeira turma em andamento, a solicitação da coordenação do curso foi pela suspensão das aulas de todas as unidades curriculares, não só as práticas, até o retorno das atividades presenciais. Conforme a coordenação, o PPC do curso foi planejado para que as unidades de cada módulo dialoguem entre si e sejam ministradas de forma integrada. Assim, o conteúdo visto numa disciplina teórica é trabalhado ao mesmo tempo nas disciplinas práticas.

No caso de Enfermagem, o pedido foi pela suspensão do ingresso de nova turma, justificada pela característica do curso ser oferecido em sua totalidade na modalidade presencial, privilegiando a qualidade na formação dos profissionais de saúde. Segundo a coordenação, o preparo teórico-prático deve ser uma experiência do discente desde a primeira fase do curso, para que possa entender o contexto saúde-doença e vivenciar, junto com o professor, todo processo formativo nos diversos níveis de saúde.

Assim, na próxima campanha, o curso técnico em Enfermagem não será ofertado. De 1 a 14 de setembro, o Câmpus Joinville vai abrir inscrições apenas para os cursos técnicos integrados e concomitantes em Eletroeletrônica e Mecânica. O próximo ingresso do técnico em Enfermagem será no segundo semestre de 2021.

ENSINO CÂMPUS JOINVILLE NEWS