Coral e Orquestra do Câmpus Florianópolis realizam encontros virtuais abertos ao público

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 24 ago 2020 16:00 Data de Atualização: 24 ago 2020 16:19

A Orquestra Experimental (Oexp) e o Coral do IFSC Câmpus Florianópolis retomaram suas atividades abertas ao público. Devido à pandemia de Covid-19, após debates, reuniões on-line e conversas, os responsáveis pelos projetos de extensão – professor Ramiro Costa (Orquestra) e Irineu Melo (Coral), bolsistas, estudantes e participantes decidiram por um formato misto, que agrega debates, recitais ao vivo e gravados, palestras e conversas sobre formação musical.

Tudo é transmitido no canal da Orquestra Experimental no YouTube. A primeira experiência foi realizada na última quarta, dia 19 de agosto, com a apresentação do projeto e uma conversa com o maestro Irineu e os músicos que integrarão os encontros virtuais da Oexp até o fim de 2020.

A próxima reunião já está marcada e será no dia 26 de agosto, às 19h, também no canal da Oexp no Youtube. Será uma conversa sobre os princípios do estudo do trompete, com Gabriel Alves. Entre outros assuntos, serão abordadas técnicas para a construção de um bom som através dos exercícios diários e estudos de articulação. O encontro terá como mediadores a violinista Carolina Momm e o maestro Irineu Melo.

Gabriel Alves cursa Bacharelado em Trompete na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap/Unespar). Ingressou na Orquestra do IFSC em 2015 e atualmente participa da Orquestra Filarmônica da UFPR e da Big Band da Embap.

O projeto do Coral, regido por Irineu, será o Coral IFSC Convida, com o encontro de estreia no dia 28 de agosto, sexta-feira, às 17h, também pelo Youtube. A programação completa será divulgada no instagram.

Desafio

Os encontros virtuais foram a saída encontrada para que professores e alunos pudessem dar seguimento ao projeto e ao curso Básico em Instrumentos de Orquestra. “É um desafio para todos, uma nova forma de aprender e de ensinar, ainda mais em um curso extremamente prático como o nosso”, explica Ramiro. Irineu concorda: “Passamos o dia todo em função de gravação de aulas, pesquisa sobre como fazer isso com qualidade”.

Além das “lives”, os participantes da Oexp também abastecerão o canal do Youtube da orquestra com vídeos de seus ensaios.

Tanto Irineu quanto Ramiro estão buscando alternativas para que os estudantes do curso básico e do curso de Prática de Orquestra – este último ainda paralisado, tenham o tempo de curso estendido. “É preciso ver os trâmites burocráticos para isso, mas, como não são cursos de formação profissional, com a necessidade de um diploma em tempo específico, acreditamos que exista a possibilidade”, conta o atual responsável pelo Coral.

Acompanhe a programação dos encontros on-line:

Oexp: Facebook, Instagram e Youtube
Coral do IFSC Câmpus Florianópolis: Facebook Instagram