EXTENSÃO Data de Publicação: 16 dez 2020 19:24 Data de Atualização: 17 dez 2020 11:47
Desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2020, o projeto de extensão “Divulgação científica: uma ferramenta de inclusão” nasceu com um objetivo fundamental: possibilitar que a comunidade tenha acesso a conhecimento científico de forma simples e objetiva. Com esta proposta, a equipe realizou pesquisas e entrevistou especialistas para descobrir se, por exemplo, as queimadas que atingiram a região do Pantanal foram acidentais ou causadas pela ação – ou omissão – do homem. O material produzido no projeto será disponibilizado semanalmente nos canais de mídia social do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau e, em 2021, também se tornará um podcast.
Coordenado pelos professores Anderson Bertoldi e Thaís Collet, o projeto contou com a participação de outros quatro servidores e quatro estudantes. “A gente tinha um objetivo bem ambicioso considerando o tempo limitado de execução do projeto, por isso tivemos que fazer um recorte dos temas possíveis e escolhemos tratar apenas das questões científicas ligadas às queimadas”, conta a professora Thaís.
Um dos principais mitos desvendados pelos pesquisadores foi o fato de que, sim, as queimadas no Pantanal só alcançaram a proporção registrada pela mídia por causa de práticas irresponsáveis e até mesmo criminosas naquela região. “Estima-se que os incêndios tenham iniciado a partir de queima descontrolada de vegetação para criação de área de pasto para a pecuária”, citam.
Os quatro estudantes da equipe executora do projeto de extensão são ligados à graduação em Engenharia Elétrica e ao curso técnico em Desenvolvimento Sistemas do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau. Um deles é Gustavo Melsi Floriani, que está na quarta fase da Engenharia Elétrica e participou desde a etapa da escolha do tema até a divulgação dos resultados. “Percebemos que a divulgação científica não pode ser vista como uma mera comunicação. Por isso nos preocupamos em chegar a um material acessível à comunidade e que apresente a ciência ligada à nossa vida diária”, explica.
Para a pedagoga Paula Regina Corrêa, um dos principais cuidados durante o projeto foi o de manter o protagonismo discente no desenvolvimento das ações de extensão. “A gente queria que os estudantes construíssem todo o processo de extensão, inclusive desde a escolha dos temas, para que eles também se apropriassem da educação científica e de processos como a pesquisa e a divulgação da ciência”, destaca.
Além das publicações que ocorrerão em dezembro nas mídias sociais do câmpus, a equipe pretende utilizar as entrevistas gravadas para produzir podcasts e programas para serem veiculados nas rádios comunitárias da região. “E quem sabe, para o ano que vem, possamos retomar este projeto já com mais experiência e prontos para explorar novas temáticas”, aponta Afonso Vieira, psicólogo e integrante da iniciativa.
Confira no Instagram e Facebook a primeira publicação sobre o tema das queimadas desenvolvido pela equipe do projeto. Conheça a seguir os membros da equipe:
Servidores
Anderson Bertoldi (coordenador)
Thaís Collet (coordenadora-adjunta)
Afonso Vieira
Fernanda Neja Alves de Lima
Paula Regina Corrêa
Luan Luís Sevignani
Discentes
Bruna Galant Castanha
Gabriella Franciny Ferreira
Gustavo Melsi Floriani
Ryan Rosa dos Santos