Estudantes da Rede Federal podem concorrer a bolsas de estudos na Espanha

ENSINO Data de Publicação: 10 mar 2021 11:57 Data de Atualização: 12 mar 2021 11:38

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou uma chamada pública para selecionar três estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para receber bolsas de estudos integrais na Universidad de Jaén na Espanha. As vagas são para uma bolsa de graduação e duas bolsas de mestrado. Interessados devem se inscrever até 5 de abril nos formulários on-line do processo seletivo.

Os programas para os quais os candidatos podem requerer bolsa são apresentados nos editais, sendo que a duração é de quatro anos para a bolsa de graduação e de 1 a 2 anos para a bolsa de mestrado. Para as bolsas de mestrado, as áreas disponíveis são de Ciências Experimentais, Ciências da Saúde e Engenharia. Já a bolsa de graduação é apenas para Engenharias.

Quem for selecionado receberá uma ajuda de custo anual que varia de acordo com a bolsa, sendo  € 2,2 mil para a bolsa de graduação e € 3 mil para a bolsa de mestrado. Todos os selecionados também irão receber seguro de saúde e de viagem, isenção das taxas de matrícula, além de curso de espanhol.

Os pré-requisitos para participar do processo seletivo estão descritos nos editais que podem ser acessados pelos links abaixo:

-> Edital 02 do processo de seleção para a bolsa de mestrado
-> Edital 03 do processo de seleção para a bolsa de graduação

No caso das bolsas para fazer mestrado na Espanha, o candidato precisa ter concluído o Ensino Superior em um Instituto Federal ou Centro Federal de Educação Tecnológica entre 1º de janeiro de 2020 e 9 de março de 2021 ou estar cursando o último ano (com conclusão até junho de 2021). Já para se candidatar à vaga em um curso de graduação, o aluno precisa ter concluído o Ensino Médio e/ou técnico em um Instituto Federal ou Centro Federal de Educação Tecnológica entre 1º de janeiro de 2020 e 9 de março de 2021 ou estar cursando o último ano (com conclusão até junho de 2021).

Além disso, para os dois tipos de bolsa, o candidato deve possuir média geral global das disciplinas dos dois últimos anos de ensino médio igual ou superior a 70%, ter nível B1 ou superior de proficiência em espanhol de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, ser cidadão brasileiro e ter no mínimo 18 anos até setembro de 2021.

Live sobre a oportunidade

As bolsas disponibilizadas para estudantes da Rede Federal são resultado de um acordo de cooperação firmado entre o Conif e o Ministério da Educação e Formação Profissional do Reino da Espanha por meio do Escritório de Educação da Embaixada espanhola no Brasil. A ação compõe o Concurso de selección de los candidatos a las becas de estudios a la Universidad de Jaén 2021, organizado pelo Escritório

O Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil fez uma live para apresentar o processo de seleção e a instituição:

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas até 5 de abril pela internet no formulário específico de cada bolsa:

-> Formulário de inscrição para bolsas de mestrado
-> Formulário de inscrição para bolsa de graduação

O resultado será divulgado em 8 de abril.

Para mais informações, consulte os editais.

ENSINO NEWS