IF Mais Empreendedor: projeto do Câmpus Xanxerê auxilia empresas afetadas pela pandemia

EXTENSÃO Data de Publicação: 14 mai 2021 14:23 Data de Atualização: 14 mai 2021 14:36

Um projeto do Câmpus Xanxerê do IFSC que vai ajudar na remodelagem de negócios de empresas afetadas pela pandemia da Covid-19 foi aprovado no Edital Proex 07/2021 para participar do programa IF Mais Empreendedor Nacional, voltado à execução de projetos de extensão que atendam, apoiem e orientem micros e pequenos empreendedores e empreendedores individuais. Com isso, o projeto recebe investimento de seis bolsas para estudantes e também terá o prazo de seis meses para ser executado, a partir de junho.

Com o título “Design Thinking em Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e Empreendedores Individuais de Xanxerê/SC”, o trabalho é coordenado pelos professores Antonio Luiz Gubert e Lucas Charão Brito e vai auxiliar cinco empreendedores de diferentes setores da economia local.

A ideia é auxiliar de forma prática com uma consultoria, utilizando a metodologia do Design Thinking. O professor Lucas explica que essa metodologia é muito usada mundo afora para remodelar negócios e focar na parte de inovação e criatividade. A primeira etapa é o diagnóstico do negócio e, depois disso, espera-se desenvolver e implementar um plano de trabalho com estratégias para que essas empresas possam minimizar os impactos negativos decorrentes da pandemia.

“Vão ser trabalhados elementos do marketing, marketing não só como publicidade, mas sim elementos como análise do comportamento do consumidor, segmentação do mercado, estruturação de estratégias e redes sociais”, afirma Lucas.

Seleção de participantes

As inscrições já foram feitas por meio do preenchimento de formulários digitais, divulgados nas redes sociais do Câmpus Xanxerê. Agora, o projeto está em processo de seleção dos participantes, tanto de empreendedores quanto de estudantes bolsistas. A seleção vai levar em conta as respostas dos candidatos.

Segundo os coordenadores do projeto, o retorno surpreendeu. Foram nove empreendedores inscritos para cinco vagas e 49 alunos para seis bolsas. Os bolsistas vão auxiliar no processo de consultoria com a utilização das ferramentas de gestão.

O professor Antonio conta que a elaboração do projeto “foi um desafio para a equipe do Câmpus Xanxerê, porque o câmpus tem uma missão de se destacar na região e ajudar a comunidade, então o resultado trouxe muita alegria, afinal de contas foi o primeiro na colocação estadual. Para nós, foi muito gratificante”, afirma.

CÂMPUS XANXERÊ EXTENSÃO NEWS