Colegiado do Câmpus Urupema decide pelo não acionamento da fase 1 da PSS

NEWS Data de Publicação: 19 mai 2021 17:00 Data de Atualização: 19 mai 2021 17:03

O Colegiado do Câmpus Urupema, reunido no dia de hoje (19), decidiu por não avançar à fase 1 da Política de Segurança Sanitária (PSS) do IFSC. Com isso, o câmpus permanece na fase zero, ou seja, com 100% das atividades de forma remota. A fase 1 é a que estabelece a preparação do câmpus à presencialidade, com posterior consequência do acionamento das fases posteriores da PSS e, também, a possibilidade dos estudantes que estão em processo de conclusão de curso realizarem experimentos necessários a seus TCCs.

Entre as justificativas do colegiado pelo não acionamento estão a chegada do inverno, que atinge de forma excepcional o município de Urupema; o fato de muitos alunos não serem da região e que neste momento estão em outras regiões do país, e com o possível acionamento da fase 1 e expectativa pelo retorno aumentaria o fluxo de pessoas no município. Urupema possui cerca de 2500 habitantes e possui apenas uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

"Houve uma consulta à comunidade acadêmica especificamente envolvida (servidores e estudantes em fase de TCC), além da escuta atenta dos representantes dos segmentos no colegiado (servidores e estudantes) aos seus pares – os quais entendem que a precaução é necessária", explica a diretora-geral do Câmpus Urupema, Evelize Zerger. A diretora lembra que deve ser aplicado em breve o Plano Nacional de Imunização contra Covid-19 aos professores e demais trabalhadores da educação. "Com isso, haverá uma maior segurança em acionar as fases seguintes da PSS", completa.

Sendo assim, o Câmpus Urupema segue em atividades não presenciais (ANP) e com seus servidores em regime de home office.

NEWS