Prorrogado período para submissão de trabalhos e para o concurso fotográfico do Encontro da Rede de Educação Ambiental das Bacias Hidrográficas dos Rios Itajaí e Camboriú

EXTENSÃO Data de Publicação: 11 jun 2021 15:31 Data de Atualização: 13 jul 2021 14:42

Foi prorrogado até 30 de julhoo período de submissão de trabalhos para a mostra científica e para o concurso fotográfico do IV Encontro da Rede de Educação Ambiental das Bacias Hidrográficas dos Rios Itajaí e Camboriú, que será realizado de forma on-line nos dias 26 e 27 de agosto. Na programação estão mesas-redondas, palestras, concurso de fotografia, exposições e oficinas que serão transmitidas pelo canal do Câmpus Gaspar no Youtube. Para se inscrever para o evento, clique aqui.

O evento está sendo promovido pelo Câmpus Gaspar do IFSC e instituições que compõem o grupo de trabalho de Educação Ambiental das Bacias Hidrográficas dos Rios Itajaí e Camboriú através do edital Proeventos 2021 da Fapesc.

Mostra científica

Até 30 de julho, é possível também inscrever trabalhos para a mostra científica do encontro da rede. Eles poderão ser inscritos na modalidade relato de experiência/sequência didática/vídeos ou investigação científica. O resumo expandido não deve ultrapassar o limite de três páginas e as inscrições devem ser feitas através do e-mail ambiental.gas@ifsc.edu.br por um dos autores do trabalho. A proposta da mostra científica é criar um ambiente propício para o compartilhamento de trabalhos científicos e experiências de educação ambiental, contribuindo para uma práxis transformadora.

Para mais informações sobre o formato dos resumos expandidos, clique aqui.

Clique aqui para fazer download do modelo de resumo expandido

Concurso fotográfico

Ainda até 30 de julho é possível se inscrever para o concurso fotográfico que está sendo promovido pelo evento em que serão premiadas as três melhores fotografias sobre o tema “Percepções e ações sustentáveis em tempos de pandemia” nas categorias estudantes até o Ensino Médio, estudantes Ensino Superior e público em geral.

Para se inscrever é preciso enviar a foto para o e-mail concursofotografiaivencontroea@gmail.com em que deve constar um título para a imagem, a cópia de um documento com foto do candidato e o  o nome da instituição a qual ele está vinculado, no caso de estudantes.

Os autores classificados em primeiro, segundo e terceiros lugares em cada categoria receberão um conjunto de itens contendo: livros de fotografias, livros de educação ambiental, kits de educação ambiental e brindes especiais. As imagens também serão divulgadas nos portais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e da CIEA-SC, bem como no canal do Youtube do GTEA-RH07 e nas redes sociais do Câmpus Gaspar do IFSC e das demais instituições componentes do GTEA-RH07.  Os autores classificados em 4º e 5º lugares receberão brindes e o direito à participação na exposição no dia do evento, junto aos três primeiros classificados.

Para mais informações sobre o concurso, clique aqui e acesse o edital.

Confira a programação do evento:

Dia 26/08

9h Abertura
9h30 Contação de história - Letícia Chiochetta
10h – Conferência de abertura: Percepciones y adaptaciones de los pueblos andinos al cambio climático: determinantes y respuestas culturales en las nuevas generaciones
Convidado: Luis Felipe Mujica Bermúdez - Universidad Nacional Jose Maria Arguedas, Perú
Moderação: Raquel Orsi

13h Apresentação de trabalhos da Mostra Científica
13h Relato de experiência: A educação Ambiental no ensino e na prática de uma escola do campo de Alto Araguaia (MT) Convidado: Alexandre M. de Macedo
13h Vídeo: Ondas de Desperdício: os perigos visíveis e invisíveis do lixo no mar (Camila Burigo Marin)
13h Exposição de fotografias
14h Mesa-redonda – Políticas Públicas de Educação Ambiental
Convidados: Maria Benedita da Silva Prim (SED);  Maureen Albina Gonçalves (SDE); Helia Faria Espinoza (CIEA).
16h Minicursos (EA com aquarela; Gestão e EA em escolas; RE(VER) A CIDADE - A cidade para o convívio dos olhos; Métodos alternativos para análise da qualidade de água; O que aprendemos com Maturana acerca da reflexão e as contribuições para a educação ambiental; Com-Vida, um recomeço para o coletivo escolar; Resíduos: diversão, aprendizagem e sustentabilidade; Arborização Urbana - A Arte de Educar e Plantar; Fotografia da natureza; Caminho da água: da coleta no rio Camboriú, consumo e tratamento de esgoto em Balneário Camboriú; Práticas com resíduos orgânicos em compostagens como ferramenta de Educação Socioambiental)

Dia 27/08

9h mesa-redonda: Possibilidades metodológicas de Educação Ambiental
Convidados: Rachel Trajber (Cemaden), Ivo Dickmann (Unochapecó), Yára Christina Cesário Pereira (Univali)

13h Apresentação de trabalhos da Mostra científica
13h Relato de experiência: O Valor da Educação  Ambiental - Relatos e experiências no Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI)
Convidados: Mariléia Selonke e Luciane Barth (assessoras de Educação Ambiental do CIMVI)
13h Vídeo: A educação do povo Xokleng
13h Mostra fotográfica da natureza
13h Exposição de fotografias
14h Mesa-redonda Práticas de Educação Ambiental
Convdados: José Sommer (Semmas), Eliane Steuck (FURG) e Luciane Schulz (FURB).
16h30 Mesa-redonda: Juventude educadora: realidade e sonhos socioambientais
Convidados:  Leticia Zorzi Rama e Emerson Fritzen da Silva (educadores ambientais); Suelen Conzatti (Instituto Parque das Nascentes);  Vitor Lauro Zanelatto (Apremavi); Fernanda Samuel (Otchiva (Angola)), Nathalia Telles  (Com-Vida).
18h Encerramento

EXTENSÃO CÂMPUS GASPAR EVENTOS