Acontece em julho a VI Jornada do Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina

EVENTOS Data de Publicação: 30 jun 2021 12:49 Data de Atualização: 01 jul 2021 13:27

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Instituto Federal Catarinense (IFC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizam a VI Jornada do Ensino Médio em Santa Catarina. O evento acontece nos dias 6, 9 e 14 de julho e tem como tema “O currículo Base para o Ensino Médio Catarinense: documento oficial em debate”, que pretende lançar luz sobre a formulação do documento que institui o Currículo Base do Território Catarinense aprovado pelo Conselho Estadual de Educação em março de 2021.

As escolas públicas e privadas estão reestruturando as propostas curriculares, conforme exigido pela Lei nº 13.415 de 2017 que propõe a flexibilização curricular, assim como a ampliação da carga horária, associada a aprovação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) em 2018. A professora do Câmpus Jaraguá do Sul - Centro e do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Câmpus Blumenau do IFC, Viviane Grimm, explica que em Santa Catarina, o Conselho Estadual de Educação aprovou em março de 2021 o Currículo Base do Território Catarinense, que possivelmente será implantado no ano letivo de 2022. “Acompanhar e discutir criticamente as diferentes etapas de desenvolvimento desta política com os atores envolvidos nesta etapa da educação básica é fundamental para compreendermos os efeitos desta na formação dos jovens, seus impactos no trabalho docente, na organização curricular e nas práticas educativas” complementa a professora. Viviane está na comissão organizadora do evento.

A jornada é direcionada a quem atua no ensino médio integrado, sobretudo, professores e estudantes nos cursos de licenciaturas, mas qualquer pessoa pode se inscrever. As inscrições devem ser feitas até o dia 6 de julho pelo site do evento, com direito ao certificado para quem apresentar registro de presença nas três mesas.

-> Clique aqui para se inscrever

Os debates ocorrem virtualmente e serão transmitidos no canal do YouTube do Instituto Federal Catarinense.

Programação:

6 de julho

Abertura e Mesa 1 (19h às 21h30) - Desafios e avanços na implantação do Novo Ensino Médio em SC: conexões com os contextos nacional e global

- Gaudêncio Frigotto (UFF)

- Sandra Regina de Oliveira Garcia (UEL – Londrina)

Mediação: Jane Richter Voigt (Univille)

9 de julho

Mesa 2 (19h às 21h)- Currículo Base do Território Catarinense – Ensino Médio: convergências, disputas e contradições com a Proposta Curricular de SC

- Willian Simões (UFFS)

- Fabíola Falconi Vieira (UDESC e Professor da Rede Pública de Educação, SED/SC)

Mediação: Viviane Grimm (IFC / IFSC)

14 de julho