O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Conheça o professor João Linhares do Câmpus SLO

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE Data de Publicação: 27 jul 2021 17:51 Data de Atualização: 27 jul 2021 18:01

Neste mês de julho, conversamos com o professor João Linhares, do Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC, para conhecer melhor sua área de atuação, formação acadêmica e projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no câmpus. No final, ela deixa uma indicação de livro e documentário. Não deixe de conferir! 

A quanto tempo trabalha no IFSC câmpus SLO? E em qual área/setor atua?

Estou no IFSC desde janeiro de 2020, há 1 ano e 6 meses. Sou Professor da área de Administração, e neste semestre estou trabalhando com disciplinas nos cursos FIC Gestão e Políticas Públicas, Marketing e Vendas para pequenos negócios, e no curso Técnico em Logística, onde ministro as disciplinas Introdução à Logística (1º semestre) e Gestão de Armazenagem e Movimentação (3º semestre).

Qual sua formação acadêmica?

Sou graduado em Administração, com especialização em Gestão e Direito Público e mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas. Atualmente estou cursando o Doutorado em Desenvolvimento Regional na UTFPR.

Quais temas você mais se identifica no desenvolvimento de pesquisas/estudos ou experimentos?

Tenho mais de 16 anos de experiência no setor público, tendo atuado em diversos setores, com destaque ao Sistema de Controle Interno. Sempre busquei aplicar os conhecimentos da área de Administração para a eficácia, eficiência e a melhoria dos processos. Com esta bagagem, desenvolvo estudos na área de Governança Inteligente para Cidades, visando melhorar aspectos de gestão e das políticas públicas nos municípios. 

Tenho um interesse especial também por marketing, especialmente na economia digital, redes sociais, e no uso de tecnologias da informação e comunicação para melhorar a relação entre empresas e clientes.   

Quais projetos (pesquisa, ensino ou extensão) está desenvolvendo atualmente ou pretende desenvolver no câmpus?

Um dos principais mecanismos de ensino, pesquisa e extensão disponíveis são os projetos integradores. Estou orientando três projetos no curso Técnico em Logística, com foco em resolução de problemas para indústrias locais. 

Para o futuro, gostaria de fortalecer projetos de extensão na área pública, visando sobretudo aproveitar os conhecimentos dos estudos do meu doutorado. Existem inúmeros modelos de gestão contemporâneos e inovadores, que podem melhorar as políticas públicas e os processos de tomada de decisão no setor público. 

Indique um filme ou livro da sua área de atuação.

O monge e o executivo - Uma história sobre a essência da liderança, de James C. Hunter.

O Dilema das Redes (2020) - Documentário em que especialistas em tecnologia e profissionais da área fazem um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a democracia e a humanidade.

AVISOS CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.