Câmpus Florianópolis fecha parceria para aumentar acesso de jovens moradores do entorno ao IFSC

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 06 ago 2021 16:08 Data de Atualização: 06 ago 2021 16:22

O Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina e o Instituto Padre Vilson Groh fecharam uma parceria para aumentar o acesso dos jovens e adolescentes moradores do Maciço do Morro da Cruz (como é chamada a região do entorno do câmpus) aos cursos ofertados pela instituição. Os interessados serão inscritos no curso de qualificação “Preparação para a Educação Tecnológica”, onde terão aulas de Português, Matemática e acompanhamento psicológico e pedagógico.

“O objetivo das aulas de Português e Matemática é prepará-los para o exame de classificação. E, estando matriculados no curso de preparação, eles terão acesso a todos os benefícios oferecidos aos nossos alunos”, explica a diretora de Ensino do campus, Paula Borges Monteiro. “Além disso, eles receberão acompanhamento psicológico e pedagógico para que possam se manter estudando aqui, evitando o risco de evasão”.

Os estudantes envolvidos na parceria terão ainda acesso aos laboratórios e poderão conhecer cada um dos cursos técnicos, integrados aos Ensino Médio.

“Para nós, essa iniciativa também tem o objetivo de pagar uma dívida histórica com a comunidade que tão bem acolheu o Câmpus Florianópolis há tantas décadas. Nunca conseguimos fazer um levantamento preciso, mas sabemos que temos poucos alunos dessas comunidades. E a gente sabe o que um curso técnico da nossa instituição pode gerar em termos de melhoria de qualidade de vida e é isso que queremos proporcionar”, relata o assessor de Relações Externas, Erwin Werner Teichmann.

Para o padre Vilson, estreitar laços e construir parcerias com o IFSC é abrir caminhos para a juventude. “Para a nossa juventude das para as áreas aqui do entorno, queremos fazer um trabalho para que haja esse acesso ao IFSC e que eles tenham o acompanhamento para a finalização dos cursos”, diz o líder comunitário.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS