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Pesquisa usa rastreamento ocular para identificar o que mais chama atenção em vídeos de resorts

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 05 nov 2021 16:46 Data de Atualização: 10 nov 2021 16:26

Grandes hotéis apostam em vídeos promocionais para mostrar aos potenciais clientes o que o local tem a oferecer, seus diferenciais. Saber o que realmente mais chama atenção de quem está assistindo, contribuindo na decisão de compra, é o objetivo de uma pesquisa do Curso Superior de Gestão em Turismo do Câmpus Florianópolis-Continente. 

Para obter as respostas, o acadêmico Paulo Victor Silva e o professor Tiago Savi Mondo utilizam a tecnologia de rastreamento ocular (eye-tracking), em que é possível identificar em qual área da tela a pessoa fixou mais o olhar e por quanto tempo.

O estudo será feito a partir de uma pesquisa online, em que o participante assistirá a um vídeo de um resort all inclusive (tudo incluso) e depois responderá algumas perguntas. 

"Buscamos identificar os atributos de qualidade que se destacaram e, assim, desenvolver sugestões e estratégias promocionais aos resorts e também sugerir ações gerenciais de controle da qualidade nos atributos considerados mais importantes antes mesmo do processo de compra", explica Tiago. 

Para participar da pesquisa é necessário ter acesso a um computador com webcam. Primeiro é demonstrado como funciona o sistema de rastreamento ocular. O utilizado na pesquisa é o Realeye.io, que não grava nenhum vídeo, somente registra o movimento dos olhos durante a visualização do vídeo promocional do hotel. 

O tempo total da pesquisa é de aproximadamente 5 minutos. Para participar, clique aqui.

Os pesquisadores ressaltam que o estudo está de acordo com a Resolução CNS 466 de 2012, a Norma Operacional 001 de 2013, a Resolução CNS 510 de 2016 (para estudos das Ciências Humanas e Sociais), bem como seguindo as normas vigentes para Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

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