Primeira edição do Projeto Vivências encerra com sucesso

ENSINO Data de Publicação: 08 dez 2021 15:09 Data de Atualização: 09 dez 2021 14:00

No último dia 29 encerrou a primeira edição do Projeto Vivências, atividade de experiência profissional fruto de uma parceria com o Orion Parque Tecnológico e a Associação Empresarial de Lages (ACIL). O evento aconteceu no auditório do Órion e reuniu os integrantes dos projetos para avaliação geral.

Compareceram ao evento quatro empresários e cinco alunos do curso de informática para internet. No relato dos alunos, o projeto foi muito importante tanto na definição da escolha do curso, quanto na ambientação para o trabalho. Surgem muitas dúvidas, principalmente no primeiro emprego. "Foi muito interessante, abriu a minha mente para novas oportunidades, tipos de trabalho que eu não conhecia. Agregou muito conhecimento. Todos foram muito acolhedores e mostraram como a empresa trabalha. Isso vai dar uma segurança muito grande para nós quando chegarmos no mercado de trabalho, pois já rompeu essa primeira barreira", comenta Nicoli Vieira Pedroso, aluna do segundo módulo do curso técnico em Informática para Internet.

De maneira semelhante avalia Augusto Francisco Velho Lima Júnior, estudante terceiro módulo do mesmo curso. "Esse projeto piloto foi muito importante para a minha decisão, para aquilo que eu quero seguir. Eu aprendi que a gente tem que ser flexível, não podemos só ficar focados em programação, em desenvolvimento, temos que buscar avançar nas demais áreas para ser um profissional de sucesso. Eu achei que ia ser mais pesado, pois ainda não trabalhei. Então a expectativa é que seria algo mais rígido. O projeto me ajudou bastante a não ter vergonha de falar o que fiz, de me expressar. Meio que quebrou uma barreira", completa.

Para o professor Silmar Primieri, Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Lages do IFSC, a primeira edição do projeto de vivência tecnológica foi um sucesso, pois permitiu aproximação de estudantes das séries iniciais do curso técnico com o mercado de trabalho, dando mais significado aos conteúdos aprendidos em sala de aula e melhorando a motivação desses estudantes. "Estamos trabalhando com jovens, a partir dos 16 anos, que, na maioria, nunca tiveram oportunidade de trabalho. Esse projeto permitiu que  os estudantes 'experimentassem' a vida profissional na empresa, vivenciando as dificuldades, incertezas e desafios que acompanham o mundo empresarial. É muito importante que o processo de aprendizagem possa permitir essa experiência aos estudantes.", disse.

O projeto Vivências

O Projeto Piloto de vivência profissional tem como objetivo proporcionar ao acadêmico a possibilidade de vivenciar a prática na área de Tecnologia e Inovação, através das experiências em empresas locais. O intuito do momento é garantir que os jovens descubram as diversas formas de atuação dentro da área de informática junto das quatro startups vinculadas ao Centro de Inovação:  Ronnin, Cowtrol, Quiron e Printway. Foram oito vagas para os alunos do IFSC, que tiveram encontros presenciais e on-line nas quatro empresas em formato de rodízio.

As atividades desenvolvidas pelos alunos foram supervisionadas pelo Orion Parque Tecnológico, junto às empresas, e o aproveitamento pedagógico de cada estudante avaliado e registrado por servidor responsável designado pelo Câmpus Lages do IFSC. O Termo de Parceria para desenvolvimento do projeto, celebrado entre o Orion Parque Tecnológico, IFSC e Associação Comercial de Lages (ACIL) foi firmado em maio passado.

ENSINO CÂMPUS LAGES EXTENSÃO NEWS