Projeto Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas recebe prêmio Elisabete Anderle

EXTENSÃO Data de Publicação: 14 dez 2021 15:53 Data de Atualização: 14 dez 2021 16:28

O projeto desenvolvido pela professora Luana de Gusmão Silveira, do Câmpus Garopaba, foi um dos selecionados no prêmio Elisabete Anderle para receber o incentivo de R$20 mil reais. O projeto “Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas” tem por objetivo fomentar o acesso à leitura, à literatura e ao livro e tem como foco os professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Garopaba.

Luana explica que o projeto consiste em oficinas voltadas aos docentes para a formação de leitores e escritores no âmbito das salas de aula da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. As oficinas serão online e ministradas pela professora Luana e pela professora Marizete Spessatto, do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead), sendo divididas em seis encontros. Ao todo 40 professores participarão do projeto, sendo dois de cada uma das 20 escolas municipais de Garopaba, que receberão todo material necessário para trabalhar a temática em sala.

Uma das referências-base que serão trabalhadas nas oficinas é o livro “Terra de Cabinha: Pequeno inventário da vida de meninos e meninas do sertão”, escrito por Gabriela Romeu, que é jornalista, documentarista e escritora especializada em produção cultural para a infância.

O ciclo de oficinas está previsto para iniciar no primeiro semestre de 2022, e o auxílio financeiro do prêmio será fundamental para a produção do material distribuído aos professores participantes. O projeto acontece em parceria com o IFSC e com a Secretaria Municipal de Educação de Garopaba.

Sobre o prêmio:

O prêmio Elisabete Anderle é uma iniciativa para o fomento da cultura em Santa Catarina. Em 2021, tem o valor de R$5,6 milhões, distribuído a 215 projetos divididos em três editais: Patrimônio e Paisagem Cultural, Artes e Artes Populares. Os prêmios serão divididos entre as seis mesorregiões de Santa Catarina, assim, projetos de todas as regiões terão as mesmas oportunidades de serem contemplados.

EXTENSÃO CÂMPUS GAROPABA