TCC e projeto de pesquisa do Câmpus Chapecó recebem premiação na área de Engenharias

EVENTOS Data de Publicação: 14 dez 2021 18:58 Data de Atualização: 17 dez 2021 15:36

O Câmpus Chapecó do IFSC teve dois trabalhos premiados no 10º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul), evento organizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento premia os trabalhos com as melhores notas dos avaliadores. Em 2021, foram mais de 200 trabalhos inscritos no tema “A transversalidade da ciência e tecnologia e inovações para o planeta”.

As premiações do Câmpus Chapecó foram na área de Engenharias. A estudante Mariana Miley da Silva foi premiada na categoria “Artigo Engenharias III”,  com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Desenvolvimento de bancada para solda GMAW Orbital”. O trabalho foi produzido no curso de Engenharia de Controle e Automação e orientado pelo professor Guilherme Weinzenmann.

“O trabalho conseguiu unir diversos conceitos da sala de aula em um projeto aplicado dentro de uma empresa e com resultados bem contundentes de melhora de qualidade e de produtividade. A premiação foi merecida e é um fechamento com chave de ouro do trabalho”, relata o orientador.

O segundo prêmio foi recebido na categoria “Resumo Engenharias III”, com o “Projeto e execução de equipamento para ensaios de microbrasividade tipo Esfera Sobre Plano”, assinado pelos professores Fernando Michelon Marques, Keli Damin, Renato Bergamo, e pelos estudantes Eloísa B. Hertz e Ricardo Perin.

A máquina da pesquisa analisa o desgaste em escala micrométricas, em materiais implantáveis (como hastes femorais e parafusos de fixação), ou seja, antes de inserir no organismo, o material é submetido a uma série de testes para analisar a resistência do mesmo ao atrito. "É sempre muito interessante os docentes serem reconhecidos pelos trabalhos realizados, haja visto que trata-se de um trabalho de longo tempo (4 anos) e que com a pandemia só revela o quanto os docentes dedicaram-se nesse período para que suas pesquisas continuassem", destaca o professor Fernando.

As premiações podem ser assistidas no canal do Youtube “IFSC - Região Sul”, no qual o evento foi transmitido.

EVENTOS CÂMPUS CHAPECÓ NEWS