I’Fashion: desfile virtual reflete sobre o futuro da Moda

CÂMPUS ARARANGUÁ Data de Publicação: 18 fev 2022 10:30 Data de Atualização: 21 fev 2022 09:03

Século 22. Num mundo em que não há mais água para a produção de tecidos, a humanidade desconhece o que é usar uma roupa nova. Neste futuro sem água, as pessoas vestem roupas feitas de retalhos velhos, com cortes assimétricos e muitos rasgos.

Se este cenário distópico parece uma fantasia longe de acontecer, uma informação: a indústria da moda é uma grande consumidora de água e são necessários milhares de litros para produzir uma simples peça de roupa. E foi pensando na urgência em se mudar este modelo de produção que a estudante de Design de Moda do IFSC Araranguá, Willa Sehnem, desenvolveu a coleção “Diamante Líquido”, imaginando um mundo em que a humanidade reconstrói sua forma de vestir em meio à escassez de recursos naturais.

“É uma coleção como forma de protesto. Não quero que isso aconteça no futuro, mas se não fizermos algo urgentemente, é isso que vai acontecer, um colapso ambiental. Porque hoje na moda tudo é muito rápido, muita coleção, muita coisa. Se tudo fosse mais lento, seria melhor para nós e para o meio ambiente”, afirma a estudante, que apresentará sua coleção ao lado de dez colegas do curso, em um desfile em formato virtual.

Com o tema “Presságios de uma nova era”, o I’Fashion 2021/2022 chega ao seu momento mais importante. Nesta segunda-feira (21), às 19h, acontece o desfile em 3D que marca o desenvolvimento das coleções da sexta fase do curso de Design de Moda do IFSC Araranguá. O evento será transmitido pelo canal do IFSC no YouTube e pela plataforma Even3.

Tradicional evento de Moda do IFSC, o I’Fashion contou este ano com as participações dos câmpus Araranguá, Jaraguá do Sul – Centro e Florianópolis – Continente, e recebeu recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). Além do desfile, a programação também conta com palestras, oficinas e apresentações de trabalho.

“O evento é um elo informativo e de comunicação entre o setor produtivo e o meio acadêmico, atuando como uma ponte entre a instituição de ensino, a indústria e o comércio, além de funcionar como um ambiente para projetar novos profissionais para o mundo do trabalho, bem como capacitar os já atuantes”, explica a professora Letícia Cúnico.

Coleções e desfile 3D

O desfile virtual do I’Fashion apresentará onze coleções desenvolvidas por estudantes que estão concluindo o curso superior de Design de Moda do IFSC Araranguá. Nos trabalhos, alunas e alunos refletem sobre a Moda diante do desafio da escassez e da sustentabilidade. O público poderá conferir não apenas roupas desenhadas pelas estudantes, mas diferentes visões sobre o futuro da Moda, desde o resgate de tradições do passado até as projeções, mais ou menos pessimistas, sobre o colapso que se aproxima e a necessidade de se transformar o padrão de consumo da sociedade.

Outra atração do desfile é o próprio formato, adequado não apenas à situação de pandemia como também à necessidade de se repensar processos da indústria. As coleções foram desenvolvidas por meio de avatares em 3D e serão apresentados em vídeos, desenvolvidos pelo estúdio de moda digital Hol, de Florianópolis. O trabalho é desenvolvido em conjunto com a turma, a partir da análise da proposta das coleções, das referências utilizadas e da interpretação dos desenhos e croquis. Depois de criados os avatares e a ambientação, é feita a animação do desfile virtual.

"O processo de criação 3D é bastante parecido com o físico, com metodologias similares mas utilizando ferramentas de computação gráfica. Desenvolvemos um fluxo de trabalho, uma série de passos, com diferentes softwares, que nos permitem desenvolver estes produtos digitais", explica David Chang, fundador da empresa. "Nenhum dos projetos que desenvolvemos é igual a outro. Todos têm suas peculiaridades no processo, são customizados e variam dependendo do conceito que será trabalhado", afirma.

O futuro da moda é ciborgue

Antes da apresentação do desfile virtual, o público terá a oportunidade de acompanhar uma palestra que dialoga com o tema das coleções. Lidia Zuin, jornalista, pesquisadora em futurologia, professora e palestrante, falará sobre o tema “O futuro da moda é ciborgue”. Lidia é mestre em Semiótica pela PUC-SP, doutora em Artes Visuais pela Unicamp e assina uma coluna sobre tecnologia e cultura no TAB UOL e no site O Futuro das Coisas, além de atuar como pesquisadora freelancer para diversas empresas.

A programação do I’Fashion ainda contará com duas oficinas on-line, que serão ministradas pela professora do Câmpus Jaraguá – Centro, Vivian Andreatta Los. Na terça (22), às 19h30, ela falará sobre “Ilustração de Moda”. Já na quarta (23), também às 19h30, o tema da oficina será “Ficha técnica do vestuário: preenchimento e normas”. Ambas as atividades serão transmitidas pelo Youtube do IFSC.

I’Fashion: palestra “O futuro da moda é ciborgue” e desfile em 3D
Segunda-feira (21), às 19h