Ciclo de Oficinas Literárias promove a palestra “Chão de Infâncias”

EVENTOS Data de Publicação: 10 mar 2022 15:27 Data de Atualização: 10 mar 2022 19:16

O “Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas” promove o primeiro encontro aberto ao público. Dia 18 de março, às 19h, será realizado a palestra “Chão de Infâncias”, com a escritora, jornalista e documentarista Gabriela Romeu. Haverá transmissão pelo canal do Câmpus Garopaba no Youtube.

Quem é Gabriela Romeu

Gabriela Romeu é jornalista especializada em produção cultural para a infância, crítica de teatro infantil, documentarista e escritora. Durante 20 anos escreveu sobre a para crianças no jornal Folha de São Paulo, onde editou o caderno Folhinha. Produziu reportagens sobre as realidades infantis do Brasil para outros cadernos e coordenou o projeto Mapa do Brincar (Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo). É corroteirista do documentário Disque Quilombola e dirigiu o curta-metragem documental Meninos e Reis. É diretora do projeto Infâncias (www.projetoinfancias.com.br), que documenta a vida das crianças em diferentes lugares do país.

Como autora ou coautora, escreveu livros como Tutu-Moringa – História que Tataravó Contou (Companhia das Letrinhas), Terra de Cabinha (Editora Peirópolis; Prêmios Jabuti e FNLIJ 2017), Lá no meu quintal (Peirópolis), Álbum de família (Peirópolis) e Menininho (Panda Books).

No encontro, Gabriela vai apresentar uma pesquisa realizada nos terreiros do Cariri cearense, que resultou no livro “Terra de Cabinha – Pequeno inventário da vida de meninos e meninas do sertão”. Serão abordados temas como a diversidade de ser criança, os inventários poéticos e as formas das crianças narrar mundos.

Conheça o projeto

O “Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas” foi idealizado pela professora Luana de Gusmão Silveira e selecionado pelo prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. A ação é desenvolvida em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Secretaria Municipal de Educação de Garopaba.

Além da palestra de abertura, com transmissão pública, O Ciclo de Oficinas Literárias será ministrado pelas professoras Luana de Gusmão Silveira e Marizete Bortolanza Spessatto, no período de março a julho de 2022, na modalidade online, com atividades assíncronas e síncronas, sempre às segundas-feiras, das 19h às 22h. O público-alvo são os professores da rede básica de ensino do município de Garopaba, com um total de 40 vagas.

As inscrições para as oficinas literárias iniciam-se na próxima semana e serão divulgadas pelo Câmpus Garopaba.

EVENTOS CÂMPUS GAROPABA NEWS