Alunos e professores preparam livro digital com receitas para diabéticos

EXTENSÃO Data de Publicação: 12 abr 2022 14:55 Data de Atualização: 14 abr 2022 15:31

Receitas clássicas foram recriadas por estudantes do Câmpus Florianópolis-Continente para atender os diabéticos. São sobremesas, tortas e bolos feitos com produtos de baixa carga glicêmica e que em breve estarão em um livro digital. Entre as receitas, a tarte de brigadeiro e geleia de frutas vermelhas das fotos, feita pelas alunas Débora Maria da Silva e Letícia Klock, do curso Técnico em Confeitaria (a receita está ao final do texto).

O produto foi desenvolvido na atividade final da disciplina de Restrições Alimentares, das professoras Elinete de Lima e Fabiola Zimmerman.

Débora e Letícia contam que, a partir da proposta de se utilizar a biomassa de banana verde como ingrediente principal, um dos desafios foi proporcionar a diversidade de texturas: uma casquinha de massa amendoada crocante, recheio macio e cremoso de chocolate e com pedaços de frutas vermelhas na cobertura da geleia.

"É uma sobremesa saudável e inclusiva para diabéticos pois não usa açúcar, nem farinhas brancas refinadas e os ingredientes são de baixa carga glicêmica. Outra vantagem é que a receita pode também ser consumida por veganos, pois não utilizamos nenhum ingrediente de origem animal, inclusive o chocolate é sem leite.” Além disso, a receita é sem glúten.

A professora Elinete explica que para essa turma do Técnico em Confeitaria o desafio para os estudantes era pensar nos doces para diabéticos, adoçados com pouco adoçante e complementados com uma pequena quantidade de frutas. Isso porque adoçante em excesso não faz bem para a saúde e usar só fruta para adoçar também não é recomendado porque pode alterar a glicemia do diabético. "Por isso, a melhor opção é o caminho do meio: não usar em excesso, nem adoçantes, nem frutas, mas ainda assim garantir o sabor doce, tão apreciado pelas pessoas em geral. "

Serão várias receitas pensadas para pessoas diabéticas no livro digital, que tem como autores as professoras Elinete, Fabiola, Vilson Goes e a aluna Ana Carolina Demétrio Scandolara, egressa do Técnico em Cozinha e agora aluna do Técnico em Confeitaria. A obra conta com a participação de estudantes de várias turmas e de outros professores do câmpus, como Andreia Giaretta, Emilaura Alves e Silvana Muller, que orientaram os estudantes.

Receita Tarte de Brigadeiro e Geleia de Frutas Vermelhas

INGREDIENTES MASSA
Farelo de aveia - 1 xícara
Farinha de amêndoas - 2 xícaras
Adoçante - 4 colheres (sopa)
Azeite de oliva - 4 colheres (sopa)
Água gelada - ⅓ xícara
Semente de chia - 2 colheres (sopa)
Psillyum - 2 colheres (sopa)
Especiarias (canela em rama, noz moscada e cravo) - quanto baste

INGREDIENTES BRIGADEIRO DE BIOMASSA
Biomassa de banana verde - 4 xícaras
Água - ¼ xícara
Cacau em pó - ½ xícara
Adoçante - 6 colheres (sopa)
Castanha de caju - ½ xícara
Tâmaras - 3 unidades
Chocolates 50% zero açúcar  - 2 xícaras

INGREDIENTES GELEIA
Frutas vermelhas (morango, mirtilo…) - 4 xícaras
Suco de limão - 1 unidade
Adoçante - 2 colheres (sopa)
Semente de chia - 4 colheres (sopa)
Especiarias (canela em rama, noz moscada e cravo) - q.b.
Folhas de hortelã - q.b.

MODO DE PREPARO:
Massa
Misture os ingredientes secos em um bowl, acrescente o azeite de oliva e misture. Aos poucos, adicione a água e incorpore bem até formar uma massa homogênea e não pegajosa. Modele a massa em forma de bola e deixe descansar sob refrigeração por 20 minutos. Com um rolo, abra a massa entre dois plásticos e coloque na forma untada, modelando bem e finalizando as bordas para melhorar o acabamento da tarte. Asse em forno pré aquecido a 165°C por 20 minutos ou até que a massa fique dourada.

Brigadeiro de biomassa
Coloque as castanhas em demolho por 2h. Em um bowl, derreta o chocolate e reserve. Lave as castanhas e bata com as tâmaras no mixer até formar um creme liso. Adicione o creme de castanhas e tâmaras com a biomassa e misture. Em seguida, adicione o chocolate derretido e misture bem com o mixer, depois adicione o cacau e o adoçante. A consistência deve ficar mole mas não líquida. Deixe descansar sob refrigeração para o brigadeiro formar.
Para fazer a biomassa de banana verde, em uma panela de pressão, coloque água suficiente para cobrir 400 gramas de banana verde (a fruta não pode ter nenhum ponto amarelo). Quando a água ferver, adicione as bananas e feche a panela. Cozinhe por 10 a 20 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco a panela. Com as bananas ainda quentes/mornas, descasque e passe as bananas cozidas por um processador.

Geleia de frutas vermelhas
Higienize as frutas. Coloque em uma panela as frutas vermelhas e deixe aquecer até começar a soltar água das frutas. Deixe ferver e amasse as frutas levemente com a colher. Adicione o suco de limão, aguarde uns minutos e coloque o adoçante. Deixe ferver até borbulhar e reduzir parcialmente as frutas. Coloque a chia e ferva por mais um minuto, sempre mexendo bem. Coloque em um refratário para esfriar.

Montagem:
Com a massa fria e ainda na forma, coloque o brigadeiro de biomassa preenchendo o fundo da massa. Espalhe bem e reserve sob refrigeração por 20 minutos. Adicione a geleia fria com cuidado e espalhe por cima do brigadeiro. Decore com as frutas vermelhas, pedaços de chocolate e folhas de hortelã. Deixe descansar por, no mínimo, 2h para firmar bem os recheios.

EXTENSÃO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE NEWS