Consup e Future-se

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 20 set 2019 17:25 Data de Atualização: 20 set 2019 18:18

Olá!

Nesta semana, o destaque foi a reunião do Conselho Superior do IFSC, o Consup, nosso órgão máximo e deliberativo. Os conselheiros aprovaram a deflagração do processo eleitoral do nosso instituto.

Neste ano, teremos eleição para reitor e para diretor-geral em 21 câmpus. Só não teremos eleições no Câmpus São Lourenço do Oeste, por ser um câmpus avançado.

O Consup homologou as comissões eleitorais – Central e dos câmpus – e definiu que as eleições terão dois turnos, a votação será por meio de urna eletrônica e os candidatos deverão indicar suas equipes, no momento da inscrição. O processo eleitoral deverá ser finalizado em 90 dias.

Ainda estávamos discutindo este ponto de pauta, para então avançar para a pauta sobre o Future-se, quando fomos interrompidos por um grupo de estudantes que, após assembleia realizada no Câmpus Florianópolis-Continente no mesmo dia, rejeitaram o programa proposto pelo MEC e leram uma carta na reunião do Consup.

Tínhamos proposta de nota conjunta do Colégio de Dirigentes (Codir) e Consup a ser apreciada na reunião, com o posicionamento do IFSC sobre o programa. A adesão do IFSC ao Future-se foi rejeitada pelo conselho e ficou decidido que uma comissão formada por um docente, um técnico-administrativo e um aluno irá elaborar uma proposta conjunta de carta com o posicionamento contrário do IFSC sobre o Future-se, a ser divulgada para toda a comunidade. O texto passará pela aprovação dos conselheiros. Vejam mais detalhes na notícia publicada no nosso Portal.

A reunião foi transmitida pelo canal do IFSC no YouTube e a gravação pode ser vista aqui.

Quem acompanha o blog, sabe que temos discutido sobre o Future-se na Reitoria, nos câmpus e nos colegiados desde que o programa foi anunciado pelo governo e estamos sempre abertos ao debate. Vivemos um momento difícil, complexo e que tem nos preocupado bastante.

Por isso mesmo, precisamos, mais do que nunca, prezar pelo coletivo, pela democracia e pelo respeito. Tenho a certeza de que todos queremos que o IFSC continue sendo uma instituição pública e de qualidade, ofertando cursos e gerando oportunidades para milhares de pessoas. Precisamos estar juntos nessa defesa da nossa instituição, da nossa Rede Federal e da educação pública de forma geral.

Também precisamos estar bem informados sobre os pontos que nos propomos a discutir. Temos recebido alguns questionamentos sobre os cortes orçamentários e seguimos na expectativa da liberação do bloqueio do orçamento, baseados nas notícias que têm sido divulgadas do governo. Com isso, esperamos poder ampliar com uma nova chamada, o mais rápido possível, o atendimento aos estudantes pela Assistência Estudantil.

Destaco mais uma vez que as contas do IFSC – e de qualquer instituição pública – estão disponíveis no Portal da Transparência. Compartilho ainda aqui um post muito bacana que saiu no Blog do IFSC explicando de onde vêm os nossos recursos e como funciona o orçamento público.

A desinformação e o compartilhamento de informações superficiais, incompletas e até equivocadas não contribuem com o debate e com a defesa da nossa instituição. Vocês podem encontrar muitas informações no nosso site, no Portal da Transparência e, se necessário, entrem em contato com a nossa Ouvidoria.

Seguimos esclarecendo os fatos pautados no respeito e na verdade. Não é um contexto fácil, mas sabemos que precisamos enfrentar essa crise para mostrarmos ainda mais o nosso valor.

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA BLOGS