Cursos Técnicos
Meio Ambiente
Câmpus Criciúma
No curso de ensino médio técnico em Meio Ambiente, além das disciplinas do Ensino Médio, o estudante estará apto atuar em atividades profissionais relacionadas à área. Nas disciplinas técnicas, os estudantes vão aprender a interpretar documentação ambiental, auxiliar na elaboração de estudos e projetos ambientais, organizar programas de educação ambiental, organizar a redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos, identificar padrões de consumo de energia, operar sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos, entre outros conhecimentos voltados à promoção do desenvolvimento ambiental sustentável.
Mercado de trabalho
- Aterros sanitários
- Autarquias e órgãos públicos
- Cooperativas e associações
- Empreendimento próprio
- Empresas de licenciamento ambiental
- Empresas prestadoras de serviços
- Estações de monitoramento e tratamento de efluentes (líquidos e gasosos) e resíduos sólidos
- Estações de tratamento de água, esgoto sanitário, efluentes industriais e resíduos
- Indústrias e demais unidades de produção
- Instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural
- Organizações não governamentais (ONGs) ambientais
- Profissional autônomo
- Unidades de conservação ambiental
- Unidades de manejo de recursos hídricos e de resíduos
Como entrar nesse curso?
Informações
| Número de vagas | Carga horária | Turno | Duração |
|---|---|---|---|
| 40 | 3360 | Integral (com atividades nos turnos matutino e vespertino). | Três anos. |
-
Número de vagas
40
-
Carga horária
3360
-
Turno
Integral (com atividades nos turnos matutino e vespertino).
-
Duração
Três anos.
Infraestrutura
O IFSC Câmpus Criciúma conta com 16 salas de aula equipadas com computador ligado a rede de Internet, projetor multimídia e ar condicionado, além de vários laboratórios para desenvolvimento de atividades práticas.
Os estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio têm à disposição na área de ciências naturais um laboratório de biologia e bioquímica, dois laboratórios de química, um laboratório de física e um laboratório de processos químicos industriais. Além destes, conta ainda com cinco laboratórios de Informática, um laboratório de Matemática e um laboratório de Línguas e Leitura, todos equipados e com materiais de consumo disponíveis.
O IFSC Câmpus Criciúma também conta com uma trilha ecológica inserida na área verde do Câmpus. A área verde possui cerca de 13 mil m² e é um remanescente da Mata Atlântica em processo de regeneração. Na trilha, além das atividade de extensão, ocorrem atividade de ensino nas áreas de biologia e geografia, entre outras, constituindo em um laboratório a céu aberto para uma ampla variedade de atividades práticas.
Matriz curricular
Projeto pedagógico do curso
Resolução de aprovação da oferta do curso
Projetos de pesquisa e extensão
O estudante do IFSC Câmpus Criciúma tem a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e de extensão com orientaçãos dos professores.
Entre os projeto de pesquisa já desenvolvidos estão estudos sobre a qualidade das águas de rios da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, estudos sobre microplásticos e continação microbiológica da areia de praias, estudos sobre a biobiversidade regional, entre outros relacionados aos recuros naturais.
Em relação aos projetos de extensão, destaca-se o projeto "Na trilha do desenvolvimento sustentável" que é realizado continuamente desde 2014 e já recebeu cerca de 5 mil visitantes com atividade de educação ambiental em trilha ecológica e em outros espaços do IFSC Câmpus Criciúma.
Certificação
O concluinte do curso recebe a certificação de Técnico(a) em Meio Ambiente.
Contato
Prof. Pedro Rosso
e-mail: meioambiente.cri@ifsc.edu.br
Corpo Docente
|
Nome |
Área |
|
Erica Mastella Benincá |
Biologia/Ambiental |
|
Fernando Bueno Ferreira Fonseca de Fraga |
Biologia/Ambiental |
|
Gilberto Tonetto |
Geografia/Ambiental |
|
Pedro Rosso |
Biologia/Ambiental |
|
Elaine Cristina Mourão |
Educação Especial |
|
Adriano Perin |
Filosofia |
|
Alisson Rodrigues Rosário |
Química |
|
Bazilicio Manoel de Andrade Filho |
Matemática |
|
Carla Zanatta Scapini |
Português |
|
Cássio Eduardo Buscaratto |
História |
|
Cristine Saibert |
Química |
|
Daiane Evangelista Vieira de Matos |
Português |
|
Diego Bittencourt Machado |
Química |
|
Eduardo Alberton Ribeiro |
Química |
|
Ezequiel Borges Melo |
Física |
|
Giselia Antunes Pereira |
Pedagogia |
|
Guilherme Rossi de Melo |
Matemática |
|
Guilherme Sada Ramos |
Matemática |
|
Iuri Kieslarck Spacek |
Matemática |
|
Iuri Sônego Cardoso |
Informática |
|
Jonathan Taveira Braga |
Artes |
|
Leandro Almeida da Silva |
Educação Física |
|
Luciano Dias da Silva |
Química |
|
Marcelo Dal Bó |
Química |
|
Michele Alda Rosso Guizzo de Souza |
Informática |
|
Naiane Machado Mariano Sartor |
Química |
|
Nair Rodrigues Resende |
Português/Espanhol |
|
Niguelme Cardoso Arruda |
Português |
|
Paulo Sérgio Gai Montedo |
Física |
|
Rodrigo Battisti |
Química |
|
Sabrina Rosa Paz |
Sociologia |
|
Sérgio Silveira |
Física |
|
Silene Pereira da Silva |
Química |
|
Sheilar Nardon da Silva Camargo |
Português/Inglês |
|
Victor Augusto Bianchetti Rodrigues |
Química |
Outras informações
O profissional técnico em Meio ambiente atua de forma integrada na realidade atual, propondo e realizando ações para controle, redução ou eliminação do impactos ambientais com base em fundamentos técnico-científicos, éticos e no compromisso socioambiental, com vistas ao uso sustentável dos recursos naturais.
O técnico em Meio Ambiente tem registro no Conselho Regional de Química (CRQ) e pode atuar em empresas públicas e privadas ou como profissional liberal, desenvolvendo atividades nas áreas de educação e de gestão ambiental, de cuidado com os recursos naturais, de coleta e interpretação de dados ambientais, de saneamento e de recuperação ambiental, entre muitas outras.
Página atualizada em: 13-08-2026 03:18:08
Cursos Técnicos
São cursos de ensino profissional, orientados para a rápida integração do aluno no mercado de trabalho e destinam-se a pessoas que já terminaram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. No IFSC, são três tipos de oferta de cursos técnicos:
Cursos Técnicos Integrados: para quem possui Ensino Fundamental completo. Nesses cursos, o aluno faz o Ensino Médio no IFSC junto a uma formação técnica.
Cursos Técnicos Concomitantes: para quem possui Ensino Fundamental completo e vai cursar ou está cursando o Ensino Médio em outra instituição. Nesses cursos, o aluno frequenta no IFSC apenas as disciplinas da formação técnica escolhida.
Cursos Técnicos Subsequentes: para quem possui Ensino Médio completo. Nesses cursos, o aluno frequenta no IFSC apenas as disciplinas da formação técnica escolhida.

Entenda melhor a diferença entre os cursos técnicos no IFSC neste post do Blog do IFSC
Como se inscrever
Para acompanhar todas as datas de ingresso, acesse o calendário de inscrições.
Deixe seus dados no nosso Cadastro de Interesse para receber um e-mail quando as inscrições estiverem abertas.
-
Não existem cursos com os critérios selecionados.