Conhecendo de perto a cultura da Espanha

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 11 jan 2024 10:30 Data de Atualização: 11 jan 2024 10:30

Você sabia que alunos dos nossos cursos de ensino médio integrado também podem fazer intercâmbio? O estudante Eduardo Flach Prevedello, que cursa o segundo ano do Integrado em Eletromecânica no Câmpus São Miguel do Oeste, voltou em dezembro da cidade de Bilbao, na Espanha, onde participou do Propicie. Lá, ele fez parte do projeto Modelagem computacional de técnicas de manufatura aditiva, na Universidade de Deusto.

Veja como foi essa experiência no relato que o Eduardo nos enviou contando mais sobre a sua rotina e como foi a participação no projeto.

_______________________________________________________________

Com esses 3 meses na Espanha, posso dizer que meu inglês melhorou muito, já que adquiri mais confiança para falar o idioma. Às vezes acontece de eu falar inglês sem querer com as pessoas do Brasil, devido ao costume de falar a língua. Também acontecia de misturar o português com o inglês quando falava com as pessoas de lá.


Quanto ao projeto, o objetivo é analisar o processo de Deposição de Metal a Laser (SLM) através de simulações de software, testando e comparando diferentes velocidades e técnicas de deposição no qual o processo é realizado. Felizmente, consegui realizar as simulações e obter resultados que vão contribuir para o relatório científico que está sendo desenvolvido.

Além de aprender e entender o processo de deposição de metal a laser, acredito que aprendi muitas outras coisas. Entendi como funciona um projeto de intercâmbio e projetos acadêmicos. Aprendi a desenvolver um relatório científico, aprendi a usar softwares DEM, entendi como é a cultura europeia e principalmente a espanhola. Com isso, posso concluir que um intercâmbio não é só um projeto, é uma experiência que te transforma, pessoal e profissionalmente.

Sobre minha rotina, eu acordava às 8h da manhã, que era dedicada a cuidar da minha saúde. À tarde eu ia para a universidade, que era longe, mas graças ao transporte público não tive dificuldades. A noite costumava realizar atividades do IFSC, ir para academia, que era do próprio alojamento e dormir em torno das 23h.

A comida foi um desafio. No lugar onde eu estava eles comiam num estilo bem americano, ou seja, muito fast food. Eu cozinhava porque não conseguia me acostumar com esse estilo.

Não foi a primeira vez que viajei para fora do Brasil, acredito que isso me proporcionou um pouco mais de conforto e segurança. Eu também já morava sozinho antes e acho que isso contribuiu para que eu me sentisse mais seguro, por já estar acostumado. Quanto à família, meus pais vieram junto comigo e passaram alguns dias em Bilbao, foi uma experiência muito boa. Depois que eles voltaram para o Brasil, conversava com eles diariamente e também conversava com meus amigos e namorada.

Para os que pretendem tentar o intercâmbio, minha dica é que se preparem com antecedência na questão de passagens aéreas, moradia e ter em mente que a bolsa fornecida talvez não seja suficiente para cobrir 100% dos gastos. Escolha um projeto que você se identifique. Por fim, apesar de ser uma experiência desafiadora, recompensa muito, não tenha medo de tentar.

 

BLOG DOS INTERCAMBISTAS