Saiba como funciona o Propicie

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 08 abr 2024 13:30 Data de Atualização: 09 abr 2024 10:57

Se você tem o sonho de fazer intercâmbio, o seu momento chegou: as inscrições para a 22ª edição do Propicie, nosso programa de intercâmbio, estão abertas até 15/04. Para te ajudar nesse processo, que sabemos que envolve muitos detalhes, preparamos esse post de atualização das dúvidas mais frequentes sobre o programa. Assim você pode conferir se tem tudo o que precisa para participar!

Afinal, não dá pra perder a chance de ter experiências de pesquisa e ensino internacionais no seu currículo por não entender como funciona, né? Então, vamos lá!

---------------------------------------------------------------

O que é o Propicie?

O Propicie é o Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes do IFSC que existe desde 2010 e já levou, a mais de 300 alunos, a oportunidade de participar de um projeto de pesquisa em uma instituição estrangeira.

No Propicie, o aluno estuda em uma instituição estrangeira?

Pelo Propicie, o aluno do IFSC não irá assistir às aulas de um curso no exterior, mas sim participará de um projeto de pesquisa já em andamento na instituição estrangeira. Portanto, o estudante irá integrar uma equipe de pesquisa pré-existente.

Quem pode participar?

Os critérios de seleção podem variar de uma edição para outra, pois também dependem das exigências dos projetos ofertados pelas instituições parceiras no exterior. Normalmente, podem se inscrever no programa alunos que estiverem regularmente matriculados em um curso técnico ou de graduação no IFSC - observados os respectivos pré-requisitos. Nesta 22ª edição, que está com inscrições abertas, podem participar estudantes de nível superior (graduação) e estudantes de nível técnico, desde que seu curso tenha duração maior que um ano.

Preciso saber falar outro idioma para me inscrever?

Sim, é necessário possuir nível B1 de proficiência em língua estrangeira, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. A maioria das instituições parceiras exige língua inglesa, contudo há projetos que permitem que o candidato opte por outro idioma. Conforme o edital desta 22ª edição, a avaliação da proficiência na língua estrangeira será determinada de acordo com o desempenho do candidato em entrevista de proficiência realizada por uma banca formada por dois membros a serem designados pela Comissão Gestora do edital. A entrevista terá a duração de até 15 minutos.

Preciso falar inglês mesmo se estiver me inscrevendo para uma vaga em Portugal?

Sim, a língua inglesa é exigida pelas instituições portuguesas, pois as equipes dos projetos geralmente são formadas por intercambistas de vários países. Assim, utiliza-se a língua inglesa para comunicação interna, além de ser necessária para eventuais leituras técnicas, por exemplo. Outros países, como Espanha e Canadá, por exemplo, costumam ofertar projetos com outras opções de idioma (como o francês e o espanhol). Em todo caso, é necessário observar atentamente a descrição dos projetos em cada edição.

Preciso de um atestado de proficiência do inglês ao realizar a inscrição?

Não, pois a aferição de proficiência dos candidatos será feita unicamente por meio de entrevistas.

Para quais países posso ir pelo Propicie?

O IFSC possui acordos com instituições de diversos países. Para o edital que está com inscrições abertas no momento, os destinos são Portugal, Alemanha, Espanha, Finlândia e Canadá.

Quais as instituições que participam do Propicie?

Em Portugal, temos o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto Politécnico de Beja, o Instituto Politécnico de Setúbal, o Instituto Politécnico do Porto e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Na Espanha, temos a Universidade de Deusto, na Finlândia as atividades acontecerão na Universidade de Ciências Aplicadas HAMK, na Alemanha, participa do nosso programa a Universidade de Ciências Aplicadas de Neubrandenburg e, por fim, no Canadá a Universidade do Quebec em Trois-Rivières.

Posso escolher o projeto de pesquisa que quero participar?

Sim, a escolha do projeto é um requisito para a inscrição. A escolha precisa ser feita no Formulário de Inscrição, respeitando o seu nível de ensino (se técnico ou se superior), com a indicação do Código do projeto escolhido (conforme consta no Anexo I do edital).

Quando abrem as inscrições?

As inscrições estão abertas até 15 de abril para sua 22ª edição. Saiba mais aqui.

Como posso me inscrever?

A inscrição deve ser feita unicamente por meio do Formulário de Inscrição, no qual o estudante deverá anexar todos os documentos requisitados no item 5.6 do Edital.

Como será a seleção?

A seleção será feita por meio de uma classificação a partir de sorteio eletrônico e de entrevista de caráter eliminatório. O resultado do sorteio não garantirá a aprovação do estudante no processo seletivo, mas definirá a ordem dos candidatos para a próxima etapa da seleção (entrevista de proficiência). Todos os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas passarão por entrevista para avaliação de proficiência em língua estrangeira, a depender do projeto escolhido. 

A ordem de realização das entrevistas observará a ordem de classificação dos candidatos no sorteio. Os dois primeiros candidatos de nível técnico entrevistados que receberem o conceito apto serão considerados aprovados no processo seletivo e receberão a bolsa de auxílio financeiro. Da mesma forma, os dois primeiros candidatos de nível superior entrevistados que receberem o conceito apto serão considerados aprovados e também receberão a bolsa. 

O IFSC oferece auxílio financeiro para quem for selecionado?

Nesta edição, haverá oferta de quatro bolsas de auxílio financeiro. Além disso, há a possibilidade para alunos que quiserem realizar a mobilidade mesmo que não tenham sido contemplados com a bolsa.

A instituição estrangeira oferece moradia aos intercambistas?

Não, a hospedagem deverá ser custeada pelo próprio aluno e/ou com recursos do auxílio financeiro fornecido pelo IFSC (no caso dos candidatos contemplados com as bolsas).

Fui selecionado e não sei como procurar uma hospedagem em outro país. O que devo fazer?

Neste link são disponibilizadas diversas dicas de hospedagem fornecidas por estudantes que participaram de edições anteriores do programa.

O IFSC compra minhas passagens aéreas?

Não. O estudante contemplado fica responsável pela compra das passagens, bem como pela administração do valor recebido para arcar com as demais despesas (no caso dos candidatos contemplados com as bolsas).

Preciso fazer algum seguro-saúde?

Sim e a contratação é de responsabilidade do estudante.

Se eu for selecionado, quando devo embarcar?

Os estudantes aprovados deverão se apresentar nas instituições estrangeiras entre setembro e outubro de 2024, a depender do projeto escolhido. A data exata poderá ser acordada diretamente entre o estudante aprovado e o coordenador do projeto, conforme prevê o edital.

Qual a duração do Propicie?

Cerca de três meses.

Enquanto estiver fazendo intercâmbio, como ficam minhas aulas do IFSC?

Normalmente, o estudante fica matriculado com o status "em mobilidade" (o SIGAA oferece essa opção). Entretanto, recomendamos que a situação acadêmica do estudante seja tratada diretamente com a coordenação de curso e o setor de Registro Acadêmico do câmpus. Em qualquer caso, a matrícula junto ao IFSC não é trancada, visto que uma das exigências do intercâmbio é que o estudante mantenha o seu vínculo com o IFSC.

Preciso enviar algum relatório enquanto estiver fazendo intercâmbio?

Sim. O intercambista deverá enviar à Arexi dois relatos de atividades durante a mobilidade (inclusive, muitos desses relatórios viram posts aqui deste Blog dos Intercambistas). Além disso, após o término do intercâmbio, o estudante terá um prazo para entregar um relatório científico e, também, para realizar uma atividade de socialização da experiência - obrigações previstas no edital.

Preciso de visto para viajar?

Para viagens de até 90 dias, que é o período de duração do Propicie, o visto estudantil não é necessário para a maioria dos países de destino da 22ª edição do Propicie. O Canadá, entretanto, exige o visto de visitante temporário. Atenção: em qualquer caso, é preciso ter passaporte. Os estudantes selecionados para esta edição do Propicie somente poderão realizar a viagem de intercâmbio portando passaporte válido até, pelo menos, maio/2025. Veja como obter passaporte no site do Governo Federal.

Se eu for aprovado no resultado final do edital, já posso comprar as passagens e organizar a viagem?

Não. Os estudantes aprovados no edital serão nominados (indicados) pela Arexi às instituições estrangeiras. Essas instituições (a critério de cada coordenador de projetos) analisarão as candidaturas, solicitarão documentações complementares aos candidatos e, estando tudo certo, emitirão as Cartas de Aceite. Recebida a Carta de Aceite, o estudante poderá, então, iniciar os preparativos para a viagem.

Como posso saber mais sobre a experiência de quem já participou do Propicie?

Além de acompanhar os relatos aqui no Blog dos Intercambistas, temos depoimentos no nosso Instagram na #ifscpelomundo e nós também temos no YouTube a playlist Pelo Mundo com vários relatos em vídeos dos nossos estudantes que participaram no programa. É só dar play aqui embaixo:

 

 

Ainda tenho dúvida. Como posso esclarecer?

Leia com muita atenção o edital e, se precisar, envie e-mail para arexi@ifsc.edu.br.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS