Experiências na cidade de Beja

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 07 dez 2023 10:30 Data de Atualização: 07 dez 2023 10:30

Nosso estudante de Engenharia de Alimentos, Maykon Allan Soldati Quandt, do Câmpus Urupema, está participando desde setembro de um projeto no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), pelo nosso programa de intercâmbio, o Propicie. No relato dele sobre essas experiências, conhecemos um pouco mais sobre o projeto “Evaluation fat bloom formation in dark chocolate” e outras curiosidades sobre a vida em Portugal.

Confira o relato do Maykon sobre como tem sido o intercâmbio:
_________________________________________________________________

Cheguei em Portugal no dia 18 de setembro de 2023, às 8h45min do horário local. Em meu primeiro voo internacional, aproveitei muito as refeições servidas a bordo. No entanto, senti vontade de ir ao banheiro logo após o desembarque, e logo me deparei com a primeira diferença cultural: o descarte do papel higiênico. Muitos estrangeiros quando chegam ao Brasil relatam que nós descartamos o papel em lixeiras, enquanto eles descartam no vaso sanitário, e no aeroporto de Lisboa era assim que funcionava. Como lembrei desse detalhe, descartei logo o papel deste jeito, porém essa é uma realidade local, não aplicada a toda Portugal.

O dialeto estremenho é compreensível quando a conversa é simples, porém há muita diferença em substantivos adereçados a produtos comerciais e localidades. Um corte de costela pode ser chamado de entrecosto, o açougue é referido como talho, o banheiro é casa de banho, e o vaso sanitário é a sanita. No Brasil nos ensinam só algumas palavras de duplo sentido, como a cueca que é o substantivo para a roupa íntima feminina. Para a europa, Portugal é um destino turístico de verão, devido às suas praias com águas quentes e com muitas ondas, ótimas para surfe.

Por isso, a compreensão do inglês para quem visita ou mora nos grandes centros é crucial, já que muitos turistas anglófonos te abordam para pedir informações em inglês. Graças ao inglês, durante minha visita a Porto, um turista britânico me deu um bilhete para viagens gratuitas durante 10 horas, que era o período restante do bilhete que ele havia comprado. Ao chegar em Lisboa, busquei por um chip de telemóvel para poder conectar à internet. Comprei passagens para Beja, utilizando a Rede Expressos, e me estabeleci em um quarto ofertado por 230€/mês. Negociei este quarto no mesmo dia, pois há muita dificuldade em fechar negócios a distância, uma vez que a cidade não atende a demanda de residências. Para segurança, negociei umas diárias em um hostel de Beja. Há um total de 5 moradores nesta casa, cada um em seu quarto individual, e as minhas maiores amizades são os pais destes moradores e a dona do imóvel.

O povo português costuma ter receio com imigrantes devido ao recente histórico de perigos, porém, ao conquistar a confiança, logo se tornam bem receptivos. A dona do imóvel frequentemente cozinha para mim, já que ela conheceu brasileiros e gosta bastante da nossa comida, mas ela anda a me apresentar diversos pratos portugueses, principalmente as sopas e produtos de pão alentejano.

No dia 19 de setembro, houve a recepção aos alunos do Erasmus+, programa da União Européia que realiza a logística de alunos de todas as partes da Europa. Eles passam 6 meses a estudar na instituição e depois voltam para cursar as cadeiras nas instituições originais. Este programa é muito interessante, pois amplia a visão de mundo dos estudantes de ensino superior da Europa sobre as realidades dos diferentes países do conglomerado de países. Para a apresentação, recepção e comunicação durante o evento, foi necessário o conhecimento de inglês, em questão de compreensão, leitura e fala. Este evento é interessante, pois nos é apresentado fatos sobre a cultura, história e tradição de Portugal e da região alentejana.

Portugal possui cerca de 18 distritos, que são equivalentes aos estados do Brasil. Beja é a capital do distrito do Baixo Alentejo e possui muita cultura e história, além de muitas atrações esportivas, como piscina pública coberta e descoberta. O IPBeja possui 4 escolas, sendo elas a escola de educação, escola agrária, escola de saúde e escola de tecnologia e gestão. A instituição possui mais de 600 estudantes internacionais e mais de 3000 alunos. Gostaria muito de cursar as cadeiras na instituição, pois ela aparenta servir bem ao meu curso, já que na escola de agrárias existe licenciatura em ciência de alimentos e mestrado em engenharia alimentar. Porém, para o Propicie, resta apenas o projeto científico. Meu projeto consiste em estudar as condições da formação de fat bloom em chocolates, tal qual a temperatura e velocidade do vento, para fazer uma modelagem computacional com estas informações. Meu papel é produzir um chocolate sem as condições de formação de fat bloom, já que uma pessoa inexperiente facilmente deixaria o chocolate em condições para a sua formação, para então ter a aptidão necessária para simular um chocolate com fat bloom. O meu professor orientador é responsável pelas disciplinas de inovação, embalagens e pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, e ele me permite conhecer outros projetos que ele desenvolve simultaneamente.

No momento estou a conhecer muitas coisas de Portugal, porém também sinto muitas saudades do Brasil, a ponto de contar os dias para voltar. Minha comida favorita é choco frito. Como bolsista do projeto do Propicie, também recomendo que as pessoas venham mais preparadas, com dinheiro além da bolsa para poder aproveitar mais a Europa. Espero levar este projeto para uma futura publicação, e assim criar um network para estudos entre as duas instituições (IPBeja «» IFSC).

BLOG DOS INTERCAMBISTAS