Cinco pontos que não podem faltar no seu projeto de pesquisa

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 31 mai 2023 10:02 Data de Atualização: 06 dez 2023 08:53

Pode acreditar: uma boa pesquisa começa com um bom projeto. Tanto faz se é para Projeto Integrador (PI), Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dissertação ou tese, o projeto de pesquisa bem feito é o pulo do gato para que o estudo que você quer fazer seja exitoso.

A gente sabe que muitos estudantes têm dificuldades para compor um projeto, e até receio das disciplinas que tratam de metodologia científica. Por isso é que, neste post, vamos te ajudar a estruturar um bom projeto com as cinco dicas que nos foram passadas pelo professor Douglas Juliani, que ministra a unidade curricular de Metodologia de Pesquisa no mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Também consultamos o livro didático “Metodologia de pesquisa”, elaborado pelos professores Nilo Otani e Douglas Juliani com apoio da equipe pedagógica e de materiais didáticos do Centro de Referência e Formação em Educação a Distância do IFSC, nosso Cerfead.

1) Começando pelo começo: o problema de pesquisa

Todo trabalho científico parte de um problema concreto que precisa ser resolvido, e isso é especialmente relevante quando estamos no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com sua vocação para a chamada pesquisa aplicada. Isso quer dizer que as pesquisas que desenvolvemos devem ajudar a resolver problemas reais, contribuindo tanto para o conhecimento sobre determinado assunto quanto para as práticas em torno dele.

Num projeto de pesquisa, o problema pode ser expresso pela formulação de uma pergunta. Isso deve ser feito a partir da problemática que você observou na sua área de estudo e que precisa de solução. Mas atenção: é preciso tomar cuidado para não fazer uma pergunta muito abrangente ou que seja respondida apenas com “sim” ou “não”. 

2) Capriche na justificativa

Definido seu problema de pesquisa, expresso na pergunta que você formulou, é hora de apresentar a sua justificativa - ou seja, de explicar por que é importante que se responda o que você está propondo. É aqui na justificativa que pode (e deve) entrar uma boa síntese de tudo o que você estudou e observou até chegar no seu problema, tanto em materiais teóricos quanto na observação empírica (ou seja, da realidade concreta). Na justificativa também deve ficar indicada a contribuição que as respostas que serão encontradas vão dar para o conhecimento da área.

3) Tenha clareza com seus objetivos

Nos trabalhos científicos, geralmente são definidos objetivos gerais e objetivos específicos. O objetivo geral define de forma bem direta o que você pretende atingir com sua investigação. Já os objetivos específicos podem ser entendidos como um passo a passo para o atingimento do objetivo geral. É comum, por exemplo, que o desenrolar de cada objetivo específico dê origem a um capítulo ou parte do trabalho.

4) Método: o caminho para responder sua pergunta

O poeta e dramaturgo espanhol Antonio Machado escreveu que “o caminho se faz ao caminhar”, e isso também vale para o trabalho do pesquisador. A origem grega da palavra “método” remete a “percorrer um caminho”, e é exatamente isso o que se faz numa pesquisa científica: você deve escolher um método adequado aos seus propósitos e segui-lo com rigor, para garantir a qualidade dos seus resultados. Mas veja: no estágio do projeto de pesquisa, estamos falando da escolha do caminho que você vai percorrer - como se estivesse planejando uma viagem com um aplicativo de trânsito. A pesquisa propriamente dita, aí sim é o caminho que você vai fazendo ao caminhar.

5) Visualize os resultados esperados

Desde o início do planejamento de sua pesquisa, você já: 

✔ escolheu o problema de pesquisa

✔ explicou por que é importante que sua pergunta seja respondida

✔ definiu seus objetivos com o trabalho 

✔ explicou como serão os procedimentos metodológicos para realizar seu estudo e responder à sua questão 

Um último passo importante no seu projeto consiste em descrever que resultados você espera obter com a pesquisa. Visualize como o resultado do seu trabalho vai impactar os públicos envolvidos - pode ser a sociedade de forma ampla, seu câmpus, um grupo específico, etc. 

Mão na massa

Preparado para escrever seu projeto de pesquisa? Esperamos que essas dicas te ajudem a iniciar o processo. 😊



⚠ É bom lembrar, porém, que você sempre deve seguir com rigor as orientações do seu professor orientador. Aqui estamos tratando de regras gerais, mas fique atento a recomendações mais específicas que ele faça, combinado? 

É importante também que você se informe sobre a existência de modelos de projeto que devem ser seguidos, o que costuma ser adotado por muitos cursos para facilitar a organização desse processo.

Além disso, caso seu curso tenha modelos padronizados de projetos, siga-os à risca. E não se esqueça de seguir as normas da ABNT na hora da formatação do trabalho (a equipe da Biblioteca do seu câmpus pode te ajudar com isso 😉)

Falando em pesquisa, veja alguns conteúdos que já publicamos sobre isso:

-> Pesquisa em periódicos on-line: a gente traduz pra vocês!
-> O que pode ser considerado plágio?
-> Comitê de Ética em Pesquisa do IFSC: entenda sua importância

E sabia que temos modelos de documentos que podem ser úteis na sua vida de estudante? Veja aqui.

Gostou deste post? Envie elogios, crítica ou sugestões para blog@ifsc.edu.br.

Cadastre-se para receber nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro. Para ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC