Como funciona a lista de espera do IFSC

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 22 mar 2023 08:50 Data de Atualização: 22 mar 2023 10:47

Você se inscreveu no processo seletivo do IFSC e aguardou ansiosamente o resultado. Na hora da divulgação dos aprovados e selecionados, seu nome não está na primeira chamada. Não se desespere, ainda há chances de você ser nosso estudante dentro desse mesmo processo. Basta saber se você ficou na lista de espera. E o que isso significa? É o que vamos explicar neste post.

A lista de espera é uma das etapas do ingresso do IFSC

-> Entenda todas as etapas do processo de ingresso do IFSC neste post já publicado no Blog do IFSC

Veja na ilustração abaixo como funciona a lista de espera do IFSC


 

Todo curso que oferecemos tem um número determinado de vagas disponíveis. Os primeiros colocados no processo seletivo (seja por prova ou sorteio) preenchem essas vagas. Quem for classificado na sequência pode compor a lista de espera e ser chamado posteriormente, caso nem todas as vagas sejam preenchidas pelas primeiras pessoas classificadas.

Por exemplo: um curso abre inscrições para 30 vagas. Aí 60 pessoas se inscreveram para estudar neste curso. As 30 primeiras classificadas são as aprovadas na primeira chamada e devem enviar os documentos indicados dentro do prazo de matrícula. Dessas 30, 25 pessoas enviam os documentos e outras 5 não enviam. Sobram, portanto, 5 vagas que não foram preenchidas e serão oferecidas aos próximos classificados da lista de espera.

Quantas pessoas são chamadas para compor a lista de espera?

A quantidade de candidatos convocados na lista de espera varia de acordo com o tipo de oferta. No caso dos processos seletivos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, são convocados até 50 candidatos. Já para os processos que envolvem a seleção para cursos de qualificação profissional, técnicos concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio e graduação, são convocados até 100 candidatos.

No entanto, se todos esses candidatos forem convocados e ainda assim sobrarem vagas, os candidatos que estão classificados na sequência também são chamados até que todas as vagas sejam preenchidas. Caso ainda assim as vagas não sejam preenchidas, aí elas são disponibilizadas para o processo de vagas remanescentes ou cadastro de reserva, conforme explicaremos adiante.

Se fui convocado, eu passo a fazer parte automaticamente da lista de espera?

Não. Após a publicação do resultado do processo seletivo, quem estiver com o nome na lista de espera deverá realizar o procedimento de "manifestação de interesse em permanecer na lista de espera" para possíveis chamadas futuras. Basicamente, para manifestar interesse, os candidatos já devem encaminhar a documentação de matrícula, seguindo os mesmos procedimentos dos alunos que foram aprovados, ou seja, é o mesmo prazo, mesmo formulário e mesma lista de documentos previstos no edital como “matrícula”. 

A diferença entre os candidatos aprovados e os candidatos da lista de espera é que, em função da sua classificação no processo seletivo, ao enviarem seus documentos, os aprovados garantem o direito à vaga. Já os candidatos da lista de espera, ao enviarem os mesmos documentos, estarão manifestando o interesse de permanecer na lista, podendo vir a ocupar vagas que fiquem ociosas.

Caso não seja feita essa manifestação de interesse em permanecer na lista, os candidatos deixam de fazer parte desse processo seletivo, perdendo a chance de concorrer às vagas em questão.

Como saber se estou na lista de espera?

Conforme indicado no edital, você deve acompanhar a publicação do resultado na data indicada. Ao acessar o resultado, é possível conferir na mesma página a lista com os candidatos aprovados em primeira chamada e, na sequência, os candidatos convocados para compor a lista de espera.

⚠ Se o seu nome constar em qualquer uma das duas listas, você deve encaminhar a documentação para matrícula conforme orientações do edital.

Você também pode receber um e-mail no endereço que cadastrou na hora de fazer sua inscrição. Mas como, em alguns casos, a mensagem vai para o spam ou, por algum outro motivo, ela não é recebida, é responsabilidade do candidato acompanhar o resultado e os prazos de envio de documentos.

Meu nome não aparece nos aprovados e nem na lista de espera. Acabaram as minhas chances de estudar no IFSC?

Não (não é à toa que há quem diga que o IFSC parece uma mãe 🥰). 

-> Como posso estudar no IFSC? Descubra aqui!

Pode ser que você não esteja na primeira convocação da lista de espera e ainda assim seja chamado. Isso porque, caso sejam convocados os primeiros candidatos para a lista de espera (que são os que aparecem na publicação do resultado da primeira chamada) e ainda assim sobrem vagas (porque nem todos enviaram os documentos e efetivaram sua matrícula),  os candidatos que estão classificados na sequência são chamados também. 

-> Se o seu nome não aparecer na lista dos aprovados e nem na lista de espera, verifique o Boletim de Desempenho Individual no Portal de Inscrições para verificar a sua colocação
(Para isso, acesse o sistema e selecione a opção "já me inscrevi". Após o login, clique na opção "Acompanhar inscrições", selecione o curso para o qual você se inscreveu e clique em "Boletim de desempenho individual". No item "desempenho" você poderá ver a posição no processo seletivo.)

É como se todos os candidatos inscritos no processo seletivo - ou, no caso em que a seleção tem prova, todos aqueles que fizeram a prova - fizessem parte de uma grande lista. Os primeiros colocados têm direito às vagas. Caso não se matriculem, as vagas passam para os próximos da lista de espera. Se esses também não se matricularem, aí são chamados os próximos da fila até que não haja mais candidatos dos que se inscreveram nesse processo.

Só neste momento é que as vagas que não foram preenchidas na primeira chamada e nem por todos os candidatos que compõem a lista de espera passam a ser ofertadas por um processo seletivo simplificado de vagas remanescentes (no caso dos cursos de qualificação profissional e técnicos) ou pelo Cadastro de Reserva (no caso dos cursos de graduação).

-> Entenda como funcionam as vagas remanescentes neste post já publicado no Blog do IFSC

As vagas remanescentes são preenchidas por meio de processos simplificados que variam de acordo com o tipo de curso. Você não precisa ter se inscrito no processo seletivo regular do curso para concorrer às vagas remanescentes, até porque será preciso fazer outra inscrição. 

Só serão abertas vagas remanescentes se as vagas não forem preenchidas pelos candidatos inscritos no processo seletivo regular - seja na primeira chamada ou por quem estava na lista de espera.

Já no caso dos cursos de graduação, as inscrições para o Cadastro de Reserva não dependem de vagas ociosas. Elas são abertas de modo paralelo aos processos regulares de ingresso (atualmente, vestibular e Sistema de Seleção Unificada, o SiSU). Após as chamadas e matrículas dos processos regulares, se sobrarem vagas, aí são chamadas as pessoas que se inscreveram no cadastro de reserva. Mas é possível se inscrever até no vestibular, Sisu e Cadastro de Reserva ao mesmo tempo para ter mais chances de conquistar uma vaga em um curso de graduação do IFSC.

O processo de vagas remanescentes nem sempre acontece, então se você não foi aprovado, não há garantia que serão lançadas novas vagas naquele semestre. Vai sempre depender da quantidade de pessoas chamadas que desistirem de ocupar a vaga.

O Sistema de Cotas também é aplicado à lista de espera e às vagas remanescentes?

O IFSC oferta um percentual de suas vagas de cursos técnicos e de graduação para candidatos oriundos de escolas públicas. Dentre estas há ainda cotas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. 

-> Entenda o Sistema de Cotas do IFSC

O Sistema de Cotas é aplicado ao total de vagas regulares do processo seletivo e também para a lista de espera. Já as vagas que são disponibilizadas para preenchimento pelas vagas remanescentes e cadastro de reserva são todas por ampla concorrência, ou seja, sem a aplicação de qualquer tipo de cota.

Quando começam as aulas para quem estiver na lista de espera?

Os candidatos que estiverem na lista de espera e forem chamados para preenchimento das vagas iniciam as aulas junto com os alunos matriculados na primeira chamada. 

Os candidatos que entrarem por vaga remanescente ou cadastro de reserva também iniciam as aulas no mesmo semestre de alunos que conquistaram a vaga da oferta regular. A diferença é que quem obteve a vaga remanescente pode acabar iniciando as aulas alguns dias ou semanas depois em função do tempo do processo, mas passa a integrar a mesma turma. 

Por isso, se você está na lista de espera ou inscrito no processo de vaga remanescente ou cadastro de reserva, é importante ficar de olho no seu e-mail e nos resultados para ver se não foi chamado - o que pode acontecer mesmo depois do início das primeiras aulas.

E aí? Ficou mais claro agora como funciona a nossa lista de espera? Se você está participando de algum processo seletivo do IFSC e está com dúvidas mesmo após ler o edital, envie e-mail para ingresso@ifsc.du.br

-> Quer estudar no IFSC? A gente te ajuda a ler o edital!

Se você ainda não se inscreveu para algum curso do IFSC, acompanhe as vagas abertas. É possível cadastrar um e-mail e ser avisado sempre que estivermos com inscrições abertas para o curso do seu interesse. 

-> Deixe seu e-mail no Cadastro de Interesse para quem quer estudar no IFSC

Cadastre-se para receber nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro. Para ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC