Hotel Tecnológico

Conheça o Hotel Tecnológico do Câmpus Garopaba

Logomarca do Hotel Tecnológico do Câmpus Garopaba

 

Visando potencializar e valorizar ainda mais as ideias trabalhadas nas unidades curriculares de projeto integrador e empreendedorismo, o Câmpus Garopaba implantou o Hotel Tecnológico, uma pré-incubadora para o desenvolvimento de projetos de estudantes e egressos, apoiando-os em seus primeiros passos e tendo como prioridades:

  • Formação empresarial;
  • Estímulo à postura empreendedora;
  • Incentivo à criação de empresas com produtos/serviços inovadores de base tecnológica, e
  • Aproximação do meio acadêmico do mercado profissional.

No espaço do Hotel Tecnológico, as ideias hospedadas receberão consultorias nas áreas financeira, jurídica, marketing e plano de negócios para estruturarem suas futuras empresas e entrarem mais sólidos no mercado. O Câmpus Garopaba já possui o espaço para o Hotel Tecnológico e uma comissão estabelecida por meio de portaria de direção desde 2017 para debater a viabilidade de implantação deste projeto.

As primeiras tratativas para a implantação do Hotel foram realizadas em conjunto com a Associação Comercial e Empresarial de Garopaba em 2016. A ideia está sendo viabilizada por meio do Edital 02/2018 - Apoio à Permanência e Êxito da Pró-reitoria de Ensino do IFSC, como forma de valorizar e potencializar a atividade empreendedora dos estudantes e egressos do Câmpus Garopaba.

Acredita-se que a valorização das ideias e projetos que os estudantes desenvolvem nas unidades curriculares de projeto integrador e empreendedorismo possam ser impulsionadas, dando-lhes a oportunidade de criação de um negócio real no futuro. Tal valorização aproxima os saberes teóricos dos saberes práticos, fornece mais significado para os conhecimentos e, consequentemente, contribui para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes.

A implantação do Hotel Tecnológico baseia-se na Lei 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Esta lei define que os IF´s possuem como finalidades e características realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico; e promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.

Voltar ao Topo