Oportunidades externas

Confira aqui oportunidades de participação em projetos, concursos, intercâmbios e prêmios

Programa Jovens Embaixadores

Estão abertas, até 12 de setembro, as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores (JE). A ação é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América. Criado em 2002, o JE é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor. Saiba mais aqui. Eventuais dúvidas devem ser encaminhada ao e-mail: contato@jovensembaixadores.org.br.

Programa Erasmus BIP - Water Management

Foi divulgada a 7ª edição do Erasmus BIP sob a designação ‘Multi-Spectral Imaging and System Analysis: tools for smart water management, Sentinel-2 MSI for water quality assessment’. Os Blended Intensive Programmes (BIP) caracterizam-se por serem programas intensivos de curta duração e mistos. 

O programa ocorrerá no Instituto Politécnico de Beja, localizado na bela região do Alentejo, Portugal, durante 5 semanas em fevereiro/março de 2023, das quais 3 serão presenciais e 2 online. Ainda que as inscrições para o curso só abram em setembro, estudantes e docentes pesquisadores podem contatar nuno.pereira@ipbeja.pt para demonstrar interesse na participação e demais informações.

Bolsas parciais para trabalho voluntário na Alemanha

Estão abertas, até 08 de agosto, as inscrições para a 9ª edição do programa de bolsas parciais da AFS Brasil destinado ao público entre 18 e 27 anos. Essa iniciativa é uma parceria entre o AFS Intercultura Brasil e o AFS Intercultura Alemanha com o objetivo de proporcionar a dez jovens a participação no programa de Trabalho Voluntário na Alemanha, com embarque em março e abril de 2023 e duração de um ano. Consulte mais informações no site. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para bra.envio@afs.org.

Microsoft e WOMCY oferecem curso e certificação gratuitos em cibersegurança

O programa de treinamento foi desenhado para profissionais de cibersegurança e TI, com pouca ou muita experiência no setor e que tenham interesse em se desenvolver nas funcionalidades e conceitos de segurança, conformidade e identidade da Microsoft. Os interessados deverão preencher o formulário de inscrições disponível neste link entre os meses de julho e agosto. As aulas serão à noite e aos sábados, de setembro de 2022 a fevereiro de 2023. O período de certificação será de março a junho de 2023. Saiba mais clicando aqui.

Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral

Estão abertas até 16 de setembro as inscrições para o Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral. Promovido pela Corte Eleitoral por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal e do Grupo de Trabalho “90 anos da Justiça Eleitoral” (GT 90 Anos JE), o concurso tem como objetivos aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade, proporcionar a oportunidade de expressão a esse público, por meio da escrita; e contribuir com reflexões sobre as ações desenvolvidas pela Justiça Eleitoral. São duas categorias: Adolescentes (de 15 a 17 anos) e Idosos (a partir de 60 anos).

Cadastro para oportunidades de estudo na Espanha

A Embaixada da Espanha está criando uma lista de e-mails para envio de informações sobre oportunidades de estudo. O cadastro é aberto a docentes, estudantes e servidores e deve ser realizado por meio do link: https://bit.ly/mailing-estudar-na-espanha

Bolsas de estudo na Itália

A Organização Internacional Ítalo-latino Americana (IILA) está com inscrições abertas, até 30 de setembro de 2022, para concessão de bolsas de estudos na Itália destinadas à realização de estágios de especialização ou de atualização (pós-graduação "lato sensu"), com duração de 3 a 6 meses. Os temas de estudo contemplados no programa são: setor agroalimentar e tecnologias alimentares; sustentabilidade ambiental e energias renováveis; ciências da vida e biotecnologia; conservação, tutela e restauração do patrimônio cultural; e ciências da Terra e utilização das tecnologias espaciais para a observação da Terra. As bolsas de estudos preveem o pagamento de 1.200 euros mensais para as despesas de alimentação e de alojamento, além de seguro contra doenças, acidentes e de responsabilidade civil (custos de passagens ficarão a cargo dos estudantes). Informações complementares estão disponíveis no site da IILA. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail: info@iila.org.

Bolsas de estudos - Fulbright

A Fulbright tem por objetivo apresentar os pesquisadores brasileiros ao meio acadêmico americano, sempre tentando estabelecer uma via de cooperação internacional. A fundação considera a perspectiva de possível cooperação institucional que promova internacionalização das instituições brasileiras. A organização oferece diversas bolsas de pesquisa e ensino a profissionais brasileiros. Os projetos de pesquisa envolvem as áreas da graduação, mestrado, doutorado, pós e cursos profissionalizantes para o corpo docente e discente.

Confira os editais abertos aqui:

Para as demais bolsas, previstas para publicação em 2022, confira aqui

Future Learn

A Future Learn oferece cursos gratuitos e 100% on-line de curta duração com foco nos seguintes temas:

Business & Innovation
Education, Arts & Social Sciences
Science, Technology, Engineering & Math (STEM)
Environment & Sustainability

Education USA

O EducationUSA, em parceria com o Escritório Regional da Língua Inglesa da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, disponibiliza o Essay Writing Resource Center – plataforma virtual com cursos gratuitos voltados ao ensino de redação em inglês. Basta entrar na plataforma e realizar a inscrição para acessar os conteúdos.

Voltar ao Topo