Mapa do Site

Eco Trilha Mata Atlântica

Eco Trilha Mata Atlântica

logo ecotrilha ecologica

A EcoTrilha Mata Atlântica, do Câmpus Jaraguá do Sul – Rau está localizada em área de aproximadamente 5 mil metros quadrados de área de Mata Atlântica, dentro do terreno pertencente ao Câmpus do IFSC. Ela é cortada por uma trilha ecológica autoguiada, sinalizada e destinada a atividades relacionadas à educação ambiental. 

A visitação é aberta a grupos de estudantes do IFSC, de outras instituições de ensino e à comunidade de Jaraguá do Sul e região que desejam conhecer o espaço. A preservação da área e a trilham fazem parte de projeto dedicado ao incentivo e a atividades práticas relacionadas a educação ambiental. O espaço pode ser utilizado para visitas e para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. 

A visitas são realizadas por meio de agendamento que deve ser realizado pelo e-mail institucional ecotrilha.rau@ifsc.edu.br

No corpo de e-mail devem constar as seguintes informações:

  • Quem ou qual instituição solicita a visita 
  • Qual data e horário pretendidos
  • Qual a quantidade de participantes por grupo
  • Nome completo e telefone do responsável pelo grupo

Normas para acesso à trilha

  1. Todas as visitas à Eco Trilha, seja em grupo ou individual, deverão ser acompanhadas por servidor do Câmpus Jaraguá do Sul - Rau ou pelos monitores do Laboratório de Educação Ambiental;
  2. Os visitantes deverão estar com vestimenta adequada para percorrer o trajeto da Eco Trilha, ou seja, de calça e calçado fechado;
  3. Será permitido o uso de repelente, desde que aplicado fora da área verde;
  4. Não será permitido fumar nas dependências da Eco Trilha;
  5. Não será permitida a retirada de materiais que pertencem à área verde;
  6. Não tocar ou abrir as caixas das Abelhas Sem Ferrão;
  7. Não tocar ou danificar os elementos de identificação.

Servidores do Câmpus Jaraguá do Sul - Rau

- Uso em aulas: Agendamento via Sistema de Reservas e com registro no livro da portaria.
- Visitas normais: Não havendo visita agendada, apenas será feito o registro no livro da portaria.

Servidores de outros câmpus do IFSC

- Primeira visita: Registro de interesse pelo e-mail ecotrilha.rau@ifsc.edu.br. Verificar a disponibilidade para o dia e horário solicitado e solicitar o agendamento.
- Uso em aulas: Comunicação de interesse pelo e-mail ecotrilha.rau@ifsc.edu.br e solicitação de agendamento.
- Visitas normais: Comunicação de interesse pelo e-mail ecotrilha.rau@ifsc.edu.br e solicitação de agendamento.

 

Discentes do IFSC e Comunidade Externa

- Visitas individuais: Registro de interesse pelo e-mail ecotrilha.rau@ifsc.edu.br. Definir um dia fixo da semana, formar turmas (mínimo de 5 e máximo de 20 pessoas) e solicitar o agendamento.
- Visitas em grupo: Registro de interesse pelo e-mail ecotrilha.rau@ifsc.edu.br. Verificar disponibilidade para o dia e horário solicitado, a quantidade de pessoas e solicitar o agendamento. 

Conheça o projeto

imagem_entrada_trilha

Quando o antigo Centro Politécnico Geraldo Werninghaus (Cepeg) foi federalizado e entregue ao IFSC, em 2010, um dos seus principais ativos chamava pouca atenção: uma área preservada de cinco mil metros quadrados, nos fundos do terreno, contendo dezenas – talvez centenas – de espécies da flora e da fauna da Mata Atlântica. Porém, 12 anos depois do início das atividades do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau e após um processo de revitalização e adequação do local, a área de mata nativa está pronta para receber a comunidade e ser palco de ações ligadas à educação ambiental.

No espaço pertencente ao IFSC do Rau foi construída a Eco Trilha Mata Atlântica, entregue no dia 16 de maio de 2022 à comunidade. No local é possível percorrer uma trilha circular de aproximadamente 200 metros em meio à vegetação e se deparar com diversas placas explicativas sobre árvores e animais existenes na área. Também está disponível um conjunto de elementos didáticos que fazem parte da chamada “Trilha Ecológica Interpretativa” – clique aqui e saiba mais sobre esses elementos.

O espaço auxilia na formação oferecida tanto aos estudantes do IFSC quanto a alunos de outras escolas, atendendo à demanda de formação cidadã, que faz parte da missão do IFSC. Um dos idealizadores da transformação da área em espaço de educação ambiental foi o professor de biologia Mário Cesar Sedrez. O local chegou a ser cogitado para virar uma ampliação do estacionamento do IFSC do Rau, mas o professor – que agora trabalha no Câmpus Florianópolis – vislumbrou, logo no início de sua atuação em Jaraguá do Sul, o potencial para a área de preservação dentro do câmpus. Foram muitos esforços, muita pesquisa e muitas mãos envolvidas no processo que culminou na entrega da trilha ecológica à comunidade. A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente - Fujama, Apae de Jaraguá do Sul e Samae foram algumas das entidades parceiras no desenvolvimento e viabilização do projeto.

Neste momento, o responsável no câmpus por organizar o uso da Eco Trilha Mata Atlântica é o professor Anderson José Antonietti, que desde sua chegada ao câmpus foi parceiro do professor Mário no trabalho de preparação e recuperação da mata nativa. O acesso à Eco Trilha Mata Atlântica no IFSC do Rau precisa ser agendado, conforme as orientações acima. 

Confira, no Facebook do câmpus, as fotos da atividade de entrega da Eco Trilha Mata Atlântica à comunidade.

distribuição da trilha no terreno

Voltar ao Top

Voltar ao Topo