Covid-19

Funcionamento do Setor de Estágios no período de pandemia

Considerando o contexto de pandemia da Covid-19, e conforme Resolução do Conselho Superior (Consup) do IFSC N.º 40 de 17/11/2020, o Setor de Estágios e Acompanhamento de Egressos informa a prorrogação da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais até 30/04/2021. Do mesmo modo, orientamos que as atividades de estágios externos em andamento neste período de excepcionalidade, sejam desenvolvidas remotamente quando possível. O setor está trabalhando de forma remota e fica à disposição para atendimentos e esclarecimentos pelos contatos: estagio.lgs@ifsc.edu.br e WhatsApp (49) 32214280. 

A Instrução Normativa Nº 18 de 26 de agosto de 2020 estabelece medidas de caráter excepcional para o desenvolvimento das atividades de estágio obrigatório e não obrigatório dos estudantes do IFSC durante a Pandemia de Covid-19; a Instrução Normativa Nº 24 de 29 de setembro de 2020 retifica a IN 18/2020, considerando orientações sobre alteração de Projeto Pedagógico de Curso Técnico com estágio obrigatório; a Instrução Normativa nº 34, de 30 de dezembro de 2020 altera o parágrafo 5º do artigo 2º da IN 18/2020, sobre estágio obrigatório ou não-obrigatório da área ou eixo tecnológico da saúde.

Estágio

Veja como funciona o estágio para estudantes do Câmpus Lages

O estágio é ato educativo orientado e supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho. No IFSC, o estágio é concebido como uma oportunidade de aprendizagem do fazer, é um forma de participar do mundo do trabalho e, na relação com outros profissionais do ramo, aprender também valores e atitudes no contexto das relações interpessoais e contradições que envolvem o trabalho.

O estágio pode ser obrigatório e não obrigatório.

  • Estágio obrigatório: é aquele cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma

  • Estágio não obrigatório: é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, sendo necessário, neste caso, o pagamento de bolsa e de auxílio-transporte ao estagiário.

No Brasil, os estágios são regidos pela Lei n.º 11.788/2008. Em consonância com esta lei federal, os estágios no IFSC são regulamentados pela Resolução 74/2016/CEPE. É muito importante que você acesse este documento e conheça as etapas para realização do seu estágio e suas atribuições como estagiário.

Jovem Aprendiz

Veja como funciona o programa de Aprendizagem no Câmpus Lages

O Programa Jovem Aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) e tem o objetivo de inserir o aluno no mundo do trabalho. É um programa destinado aos jovens de 14 a 24 anos mas sem limite de idade para pessoas com deficiência. 

O IFSC é uma entidade qualificadora cadastrada no Ministério do Trabalho apta a mediar a inserção dos seus estudantes de cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes na vida profissional através do Jovem Aprendiz. Entre os benefícios para o aprendiz destacam-se carteira assinada, salário mínimo-hora da categoria, 13º salário e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Os alunos interessados em participar do Programa devem providenciar sua carteira de trabalho e estar sempre atentos à divulgação das vagas em seu câmpus e no Sigaa, o novo portal do Aluno.

Atribuições da Coordenadoria de Estágio

A Coordenadoria de Estágio do Câmpus Lages está vinculada ao Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão. É responsável pela integração escola – empresa e coordena as atividades relacionadas com o estágio e jovem aprendiz.

Entre suas funções está divulgar as ofertas de estágio; efetuar cadastro, convênios e termos de compromisso com as empresas e orientar, encaminhar e acompanhar o estagiário.

Empresas podem entrar em contato com a Coordenadoria para oferecer oportunidades de estágio aos estudantes do IFSC.

Contato

Para saber mais sobre como se candidatar a uma vaga de estágio, entre em contato com o Setor de Estágio do Câmpus Lages:

Mônia Stremel Azevedo

Coordenadora de Estágio e Acompanhamento de Egressos

Telefone e WhatsApp: (49) 3221-4280

E-mail: estagio.lgs@ifsc.edu.br

Voltar ao Topo