Mapa do Site

Histórico

Histórico

Câmpus surgiu para atender à vocação econômica da cidade

A história do IFSC, sabemos, começou há mais de um século, em 1909, com a criação da Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina. De lá para cá, com muitas mudanças de nome e de identidade, a educação profissional em nosso estado foi se aperfeiçoando e se interiorizando até a chegada do IFSC em Lages, com a criação do nosso câmpus.

Mas para contar o nosso começo é preciso olhar um pouquinho atrás na história. Antes mesmo da chegada dos primeiros servidores. Em 2007, o governo federal publicou a chamada pública MEC/SETEC 01/2007 para o envio de propostas de criações de Instituições Federais de Educação Tecnológica em várias cidades do Brasil. Lages era uma delas.

Era preciso então que a comunidade se organizasse para elaborar a proposta. O IFSC em Lages tinha de ter a cara da cidade, ser mais uma instituição parceira do desenvolvimento regional da Serra Catarinense. Assim, realizou-se uma audiência pública para elaborar a proposta do IFSC que Lages queria e precisava. A cidade, por meio do poder público e das empresas, ofereceu as contrapartidas (computadores, quadra de esportes, equipamentos...) e definiu quais seriam as áreas de atuação do novo câmpus. A proposta ficou em primeiro lugar na análise do MEC e assim nasceu o IFSC lageano.

A obra de construção iniciou no ano seguinte, em 2008, e muito antes de sua finalização começaram as atividades. Em 23 de março de 2009 o IFSC já tinha sua primeira Diretora-Geral nomeada, a bibliotecária Raquel Matys Cardenuto. A primeira eleição para Direção-Geral aconteceria em 2016, quando assumiu o cargo o professor Thiago Meneghel Rodrigues. Em 2010 chegaram os primeiros servidores, que trabalhavam em um espaço cedido junto à Associação Empresarial de Lages (ACIL) enquanto aguardavam a finalização da obra.

A inauguração oficial acabou ocorrendo antes mesmo da completa finalização das obras, quando já fazia mais de um ano que aconteciam as atividades no nosso IFSC. Houve uma cerimônia de inauguração oficial no Palácio do Planalto em Brasília, com a presença do então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em 29 de novembro de 2010, e a partir dali era oficial: Lages tinha um IFSC!

A obra foi finalmente concluída em fevereiro de 2012. E, no dia 2 de março de 2012, a equipe do câmpus Lages viajou feliz para Brasília, para participar da cerimônia de entrega do câmpus à comunidade, com a presença da então Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República Ideli Salvatti.

Quando o ano de 2011 chegou, estávamos prontos para receber os protagonistas do câmpus: nossos primeiros alunos! Começaram os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), de qualificação profissional e PROEJA. Também foi em 2011 que o IFSC ofereceu pela primeira vez os cursos técnicos em Agroecologia, Biotecnologia e Informática.

Nesse começo, o IFSC era novidade em Lages e foi preciso apresentá-lo à comunidade. Muitas pessoas não acreditavam que uma estrutura como a nossa poderia ter acesso gratuito. Era mesmo impressionante que Lages tivesse finalmente implantada uma escola federal com tantos laboratórios, uma equipe tão qualificada e que essa educação de qualidade fosse acessível a todos. Em uma região marcada historicamente por tantas segregações, a chegada do IFSC foi um grande movimento de inclusão. Uma virada histórica.

Em 2013, mais cursos novos: começaram os cursos técnicos em Mecatrônica, em Eletromecânica e em Análises Químicas. Em 2014, teve início o curso técnico em Agronegócio. Já não era preciso apresentar o câmpus à comunidade: com tantos cursos, todo mundo conhecia alguém que estudava ou queria estudar no IFSC. A cidade viu seu rosto no IFSC e gostou do que viu.

Era hora de ir além, e em 2015 outro marco histórico: Lages tinha educação superior em nível federal! Oferecemos pela primeira vez a graduação em Ciência da Computação. Em 2016, começaram as aulas de Engenharia Mecânica; em 2017, de Tecnologia em Processos Químicos; e, em 2018, de Tecnologia em Gestão do Agronegócio.

Muitos dos alunos que vieram fazer graduação eram egressos dos cursos técnicos, mostrando que os itinerários formativos realmente atendiam às demandas da nossa comunidade. As pessoas vêm estudar nos cursos profissionalizantes, ocupam bons espaços no mercado de trabalho e acabam voltando para investir ainda mais em sua formação.

Hoje nosso câmpus já tem dois cursos de pós-graduação ofertados: Gestão Escolar, e Tecnologias e Práticas Educacionais. O terceiro curso de pós-graduação ofertado será em Marketing, a partir de 2020. Agora a equipe vem trabalhando para oferecer um curso de mestrado.

A história do IFSC em Lages é muito recente, somos uma jovem instituição que nasceu da força de vontade de um povo, que por meio de suas lideranças se uniu para pensar uma escola que ajudasse a cidade a crescer. Essa marca de nascença é nossa força e nossa identidade. Com essa raiz profundamente firmada no solo lageano, a comunidade e o IFSC trabalham juntos para crescer e fortalecer a educação em nossa região.

 

 

O MUNICÍPIO DE LAGES

O município de Lages foi fundado em 22 de novembro de 1776. Localiza-se na região do Planalto Serrano do Estado de Santa Catarina. Possui uma extensão territorial de 2.654 km² e conta com uma população de aproximadamente 162 mil habitantes. Está distante de Florianópolis 228km e é a cidade polo da microrregião dos Campos de Lages.

O IFSC-LAGES NA VIDA DOS SERRANOS

Neste ano de 2013, quando completou seis anos de atividade no município, o Câmpus Lages passou a ofertar o segundo maior número de vagas gratuitas de todo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Foram aprovados mais três novos e importantes cursos técnicos: Análises Químicas, Eletromecânica e Mecatrônica. Somando-se a estes, também as vagas abertas através do Pronatec, Mulheres Mil e dos diversos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

A história deste câmpus começou em 2007, quando a ex-reitora do IFSC, Consuelo Sielski Santos, deu início às ações que culminariam na primeira aula oferecida pela instituição na região da Serra Catarinense em fevereiro de 2011.

Localizado num terreno de 102 mil m², cedido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ao IFSC, em maio de 2008, o câmpus passou a oferecer cursos técnicos e de qualificação profissional em 2011, após um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões do Governo Federal.

Desde o início de sua história, o Câmpus Lages destaca-se pelo interesse da comunidade em receber um instituição de ensino pública voltada para a educação profissionalizante. Ainda em 2007, quando o Ministério da Educação divulgou a lista das contrapartidas oferecidas pelo municípios catarinenses que estavam dispostos a receber um câmpus do IFSC, o município de Lages destacou-se em primeiro lugar na lista, devido aos incentivos oferecidos tanto pela prefeitura quanto por empresas da região que tinham o interesse em qualificar a população. Entre essas contrapartidas estavam, por exemplo, computadores, quadra de esportes, equipamentos para laboratórios e serviço de terraplanagem.

Um dos principais facilitadores para a instalação do câmpus no município foi a constituição da Comissão Pró-CEFET. Formada por entidades políticas e empresariais da cidade, a comissão auxiliou na mobilização da população e, entre outras ações, na organização da audiência pública, realizada em novembro de 2007, que ajudou a definir os cursos profissionalizantes oferecidos pelo câmpus.

A assinatura da ordem de serviço para a construção do câmpus ocorreu em janeiro de 2009, dando início oficialmente às obras do Câmpus Lages.

Em fevereiro de 2011, o Câmpus finalmente realizou a aula inaugural para seus primeiros cursos técnicos – Agroecologia e Biotecnologia, da qual participaram alunos, familiares e empresários da cidade.