Assistência Estudantil
Assistência Estudantil
Veja como funcionam as ações da Assistência Estudantil
Com o objetivo de garantir condições de acesso e permanência com êxito dos estudantes no percurso formativo, o IFSC disponibiliza aos seus estudantes a assistência estudantil. São organizadas diversas ações, por meio das quais os estudantes têm acesso a atividades desportivas, apoio a participação em eventos, auxílio financeiro para pagar despesas – como, por exemplo, alimentação, moradia, material escolar e transporte entre casa e escola -, dentre outras.
Em caso de dúvidas, envie e-mail para assistenciaestudantil@ifsc.edu.br.
Índice de Vulnerabilidade Social
O IVS, regulamentado pela Resolução Consup nº 42/2017, é um índice que caracteriza a situação de vulnerabilidade social, calculado com base na renda e em agravantes sociais, e que pode ser usado como critério de acesso exclusivo ou associado em programas de assistência estudantil e/ou editais destinados aos estudantes do IFSC.
Quem pode solicitar?
Estudantes com renda per capita de até 2 salários mínimos em situação de vulnerabilidade social que comprometa a sua condição de permanência e êxito no curso.
Como solicitar?
Para obter o IVS, o estudante deve entregar todos os documentos necessários para a realização da análise de renda bruta per capita e dos agravantes sociais e seguir os passos e prazos descritos no edital vigente do IVS.
Conheça o PAEVS
O Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social (PAEVS) disponibiliza auxílio financeiro para contribuir no atendimento às necessidades de estudante em vulnerabilidade social, visando a sua permanência e êxito acadêmico.
Quem pode Acessar?
- Auxílio Permanência: destina-se a estudantes matriculados em cursos presenciais, com renda bruta per capita de até 2 salários mínimos.
- Auxílio Compulsório: destina-se a estudantes inscritos no CadÚnico, os matriculados em cursos Proeja e os matriculados em cursos que façam parte de ações voltadas a públicos estratégicos.
- Auxílio Ingressante Cotista: destina-se a estudantes que entraram no IFSC por meio da cota de escola pública, com renda inferior a 1,5 salários-mínimos, matriculados em curso presencial.
- Auxílio Emergencial: de caráter eventual, destina-se a estudantes matriculados em curso presencial, em situação financeira adversa e não previsível que impossibilite a permanência no curso.
Como acessar?
- Auxílio permanência: o estudante precisa ter matrícula regular e Índice de Vulnerabilidade Social - IVS válido. O primeiro passo para obter o IVS é solicitar a análise de renda, que agora é igual para o aluno que ingressa por meio das cotas de renda inferior a 1,5 salários mínimos e para quem solicita o IVS.
Sobre os demais auxílios, procure a Coordenadoria Pedagógica do seu câmpus.
Auxílio-Moradia
Para proporcionar melhores condições para a permanência e êxito dos seus estudantes, o IFSC oferece um auxílio-moradia para custear parcialmente os gastos com aluguel ou outros custos com moradia fora da sede familiar. Se você precisa desta ajuda, leia o edital e faça a sua inscrição.
Editais Moradia
Resultados Moradia