Calendário Acadêmico

Calendário Acadêmico

 

  • Calendário Acadêmico do Câmpus Urupema, clique aqui.

 

Cronograma de Aulas

Disciplinas Ofertadas no Primeiro Semestre de 2024:

  • Para acessar o Cronograma de Aulas para o Primeiro Semestre de 2024, clique aqui.

 

Obrigatórias

Práticas e desafios profissionais em viticultura e enologia

Panorama atual da vitivinicultura mundial. Especificidades da vitivinicultura brasileira. Experiências no mundo vitivinícola (cases de sucesso). Tendências e desafios do setor vitivinícola.

 

Docente:

Profa. Dra. Carolina Pretto Panceri

 

Eletivas

Cultivo protegido e vitivinicultura orgânica

Utilização de técnicas e manejo sob cultivo protegido; Alterações no microclima do dossel vegetativo sob cobertura plástica; Panorama brasileiro e mundial da agricultura orgânica e da produção de uvas orgânicas; Legislação brasileira; Princípios e práticas de produção orgânica de uvas; Práticas de manejo disponíveis para o sistema de produção orgânica e agroecológica.

 

Docentes:

Prof. Dr. Rogério de Oliveira Anese
Profa. Dra. Janice Regina Gmach Bortoli

 

Tópicos especiais em viticultura e enologia: Tema - Experimentação

Revisão Estatística Descritiva. Delineamentos experimentais. Planejamento de experimentos agrícolas. Análise de variância. Aplicação dos testes de significância. Testes de comparações múltiplas Testes para dados não paramétricos. Teste de regressão e correlação. Análise e interpretação de resultados experimentais. Análises de Componentes Principais. 

 

Docente:

Prof. Dr. Rogério de Oliveira Anese

 

Microbiologia e Biotecnologia Enológica

Citologia, taxonomia e ecologia de leveduras de interesse enológico. Metabolismo e nutrição da fermentação alcoólica e demais rotas metabólicas presentes em leveduras enológicas. Fatores de desenvolvimento das leveduras. Cinética de processos de fermentação. Dinâmica de interação entre populações de microrganismos de interesse enológico. Classificação, características e citologia de bactérias láticas. Metabolismo do ácido lático. Fatores de crescimento das bactérias láticas no vinho. Classificação, características e citologia de bactérias acéticas. Metabolismos do ácido acético. Fatores de crescimento das bactérias acéticas. Microrganismos deteriorantes dos vinhos. Seleção e melhoramento genético de microrganismos de interesse enológico.

 

Docente:

Prof. Dr. Marcos Roberto Dobler Stroschein

 

Indicações geográficas, identidade e competitividade

Identidade territorial e a noção de terroir. Indicações Geográficas: conceitos, acordos internacionais e base legal. Indicações de Procedência e Denominações de Origem de vinhos no Brasil: IGs reconhecidas, em estruturação e potenciais de prospecção. Estudo de casos de Indicações Geográficas no contexto internacional. Paisagem e patrimônio.Governança interorganizacional em arranjos produtivos. Estratégias colaborativas e posicionamento de mercado, marketing identitário. IGs e desenvolvimento regional..

 

Docente:

Prof. Dr. Tiago Henrique de Paula Alvarenga 

 

 


 

Voltar ao Top

Voltar ao Topo