"Dia de Gratuidade" nas fortalezas da Grande Florianópolis conta com guiamento turístico por estudantes do IFSC

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 02 jun 2023 15:07 Data de Atualização: 02 jun 2023 15:25

As fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa estarão com acesso gratuito no próximo domingo, 4 de junho, em mais um Dia de Gratuidade promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que administra as três fortificações. Além da isenção para toda a comunidade, haverá guiamento gratuito dos visitantes feito por estudantes do Câmpus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, em Florianópolis. A fortaleza abre a partir das 8h30min, o guiamento inicia às 10h.

O guiamento na Fortaleza de São José da Ponta Grossa aos domingos é feito por alunos do curso técnico em Guia de Turismo - Regional Santa Catarina do Câmpus Florianópolis-Continente. Ao mesmo tempo em que os estudantes põem em prática os ensinamentos de sala de aula, os visitantes da fortaleza têm oportunidade de aprender mais sobre a história das fortificações locais. A parceira entre UFSC e IFSC foi viabilizada por meio do Projeto Turismo Receptivo na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, coordenado pela professora Maria Helena Alemany Soares. Neste ano, o projeto se estende até novembro, atendendo aos domingos.

Dia de Gratuidade ocorre nos primeiros domingos do mês

O Dia de Gratuidade foi instituído em 2017, promovido sempre no primeiro domingo de cada mês de março a novembro, visa facilitar a visitação para a comunidade, além de incentivar o contato com a história local. A UFSC, no entanto, não é responsável pelo traslado de barco para visita às fortalezas que ficam em ilhas (Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones). A Fortaleza de São José da Ponta Grossa tem acesso por terra. Nos outros dias, que não os domingos de acesso livre, os ingressos custam R$ 16,00 (inteiro) e R$ 8,00 (meia-entrada). Pessoas com mais de 60 anos e crianças de até cinco anos não pagam em qualquer dia.

As fortificações estão abertas a partir das 8h30min. Para visitar as fortalezas, não é necessário agendamento ou inscrição em lista de presença, basta chegar. É importante destacar que a isenção da cobrança do ingresso não altera as regras de uso do patrimônio histórico. Dessa forma, não são permitidos eventos – ensaios fotográficos ou outros – sem autorização prévia da Universidade.

Este é o primeiro domingo de gratuidade do ano que integra as três fortificações administradas pela UFSC, após a reabertura da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones que estava em reformas. Essa fortificação foi aberta para a visitação em 22 de maio deste ano. Em 2023, o Dia de Gratuidade registrou 8.281 visitantes na Fortaleza da São José da Ponta Grossa e 3.393 visitantes na Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, totalizando um público de 11.674 visitantes até momento.

Dicas para o Dia de Gratuidade

- Vá de calçados leves e roupa confortável, afinal as fortalezas são um passeio ao ar livre.

 

  • - Fique à vontade para levar cangas ou toalhas.
  • - São permitidos piqueniques, mas não deixe lixo para trás.
  • - Não leve seu animal de estimação. Para preservação do patrimônio histórico, não são permitidos pets nas fortalezas.
  • - Idosos ou pessoas com dificuldade de mobilidade podem ter mais dificuldade para andar nas fortalezas, que ainda conservam rampas de pedras e grandes escadarias.
  • - Ensaios fotográficos são considerados eventos que precisam de autorização da universidade. 

Serviço


Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 4/06/2023 | domingo | das 8h30min às 18h30min
Onde: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC | Fortaleza de Santo Antônio de Ratones – localizada na ilha de Ratones Grande na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Florianópolis – SC | Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC

Transporte: para Anhatomirim e Ratones, é necessário pegar barco, serviço não fornecido pela Universidade.

Mais informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina | fortalezas.ufsc.br | (48) 3721-8302

EXTENSÃO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE