III Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica tem programação até 6 de dezembro

PESQUISA Data de Publicação: 29 nov 2023 14:21 Data de Atualização: 29 nov 2023 14:34

A curricularização da pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica pode contribuir para a autonomia dos estudantes, para a integração entre diferentes áreas do conhecimento e para o desenvolvimento da curiosidade epistemológica e da independência intelectual. Essa foi uma das ideias apresentadas pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal Catarinense (IFC), Fátima Peres Zago de Oliveira, na abertura da III Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSC, na noite desta terça-feira (28 de novembro).

A pró-reitora falou da experiência que o IFC vem desenvolvendo desde 2001 com a inclusão da pesquisa nos currículos dos cursos de ensino médio no Câmpus Rio do Sul da instituição. Segundo avalia, a curricularização da pesquisa contribui para a formação integral dos sujeitos, desenvolve a capacidade de argumentação e o pensamento crítico, além de fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

A cerimônia de abertura da Mostra foi transmitida ao vivo pelo canal do IFSC no YouTube. Assista à gravação:

 

Sobre o evento

A III Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSC O tem o objetivo geral de divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados pelos discentes e servidores do IFSC. Além disso, pretende aproximar a academia da sociedade pela difusão do conhecimento científico e tecnológico, pelo diálogo com a sociedade e pela valorização e incentivo à iniciação científica e tecnológica. Em especial, a partir desta terceira edição, tem por objetivo também a apresentação dos relatórios técnico-científicos de discentes bolsistas de pesquisa, na forma de resumos expandidos e vídeo-relatos.

A programação vai até 6 de dezembro, com apresentações de trabalhos síncronas e assíncronas, destacando resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes e servidores com bolsas fomentadas pelo CNPq e IFSC. Além das apresentações, haverá também mesa-redonda sobre curricularização da pesquisa e uma edição do projeto Diálogos Acadêmicos sobre mulheres na pesquisa. 

Confira a programação


 

PESQUISA