Projeto de Extensão promove gincana de matemática para alunos da rede pública 

EVENTOS Data de Publicação: 26 out 2023 12:30 Data de Atualização: 26 out 2023 13:40

No próximo dia 9 de novembro, uma quinta-feira, o Câmpus Lages do IFSC promove a IGMath, uma gincana de matemática. A atividade faz parte do Projeto de Extensão "Uma abordagem da matemática de forma lúdica e interativa", oriundo do edital de Protagonismo Discente do IFSC, que visa fomentar atividades de proposição dos próprios estudantes. A atividade foi proposta por alunos do curso superior de Engenharia Mecânica e é destinada a alunos do Ensino Médio da rede pública de Lages.

"Através da realização da gincana buscamos a interação dos estudantes da comunidade com o objetivo de aprofundar e aplicar os conhecimentos matemáticos do Ensino Médio em atividades lúdicas, envolvendo conceitos matemáticos, o que pode promover e despertar o interesse nos estudantes para a área do conhecimento da matemática. Além disso, a partir dele visamos trazer questões voltadas aos cursos que possuímos aqui no IFSC para mostrar aos estudantes a importância da matemática nas diversas áreas do conhecimento", conta a coordenadora da atividade, professora Vilma Karsburg.

As inscrições para as equipes podem ser feitas no formulário específico neste link. As equipes devem contar com até sete integrantes (seis alunos e um professor) e serão aceitas 15 equipes na gincana. Serão promovidas atividades como torta na cara, corrida do saco, caça ao tesouro e outras, sempre relacionadas ao ensino da matemática. O regulamento completo pode ser acessado neste link. Em paralelo com as atividades propostas, haverá uma série de atividades que serão desenvolvidas, como caça-palavras, carta criptografada; nonogram; quebra-cabeças, desafios lógicos, numéricos e geométricos, sudoku e paródias. A ideia é manter todos os participantes em atividade durante o período do evento.

As provas acontecem nas instalações do Câmpus Lages, na Rua Heitor Villa Lobos, 225, bairro São Francisco. Veja a programação:

9h - Recepção e boas-vindas

9h30 - Avaliação escrita

10h - Corrida do saco e dinâmica de balões

11h - Kahoot, atividade para professores e início da caça ao tesouro

12h às 13h30h - Intervalo para almoço

13h30 - Continuação da caça ao tesouro

16h - Torta na cara

17h30 - Encerramento e premiação.

Sobre o projeto

O objetivo geral do projeto é utilizar jogos e tecnologias para promover e despertar o interesse dos estudantes pela disciplina de Matemática, a fim de consolidar conhecimentos matemáticos para a resolução de problemas e estudos posteriores. Objetivos específicos: - Estudar jogos e tecnologias e suas possíveis aplicações na disciplina e em atividades matemáticas; - Divulgar o evento que será realizado, na modalidade de uma gincana, nas escolas públicas do município. Os alunos proponentes são: Diogo Petri, Joceli dos Santos, Joyce Calixto dos Santos de Oliveira, Luan Neto, do curso superior de Engenharia Mecânica.

"A atividade foi pensada referente aos cálculos que temos no curso de engenharia mecânica. Como a base de todo cálculo é a matemática básica que muitas vezes não é compreendida, por não gostar e demonstrar pouco interesse, isso acaba refletindo nas notas baixas. E no colégio não é diferente. Desta forma, pensamos em desenvolver a gincana, com atividades divertidas e que motivassem os alunos a querer aprender mais sobre o assunto", conta a aluna Joceli dos Santos.

O intuito dos alunos é mostrar que a matemática pode ser divertida e que os estudantes da rede pública possam compreender a importância dela no dia a dia, já que em algumas dinâmicas do evento poderá envolver raciocínio lógico. "O projeto é importante porque ele possibilita que os participantes enxerguem a matemática com outros olhos, aprendendo como aplicar no dia a dia, de maneira divertida, também assim como outros projetos já realizados pelos mesmos discentes, acaba despertando a curiosidade dos alunos de se inserirem no ifsc cada vez mais", explica o aluno Luan Neto.

Na mesma linha, o estudante Diogo Petri destaca a importância do evento como ferramenta de aproximação do IFSC com a comunidade. "Os discentes buscam através da IGmath IFSC fazer com que alunos do Ensino Médio se aprimorem e tornem-se mais interessados pela matemática. Por outro lado, buscamos também, alcançar o maior número de adolescentes para que eles possam ingressar futuramente no câmpus", diz.

"Acredito que a importância desse projeto é imensa. Proporcionar um dia de aprendizado em forma de brincadeira é uma maneira incrível de desmistificar a matemática e mostrar que pode ser divertida. Isso não só ajuda a atrair mais estudantes para o nosso câmpus, mas também contribui para disseminar o amor pelas exatas. Estou entusiasmada em fazer parte dele e colaborar para que ele tenha sucesso", completa Joyce Calixto, outra estudante que compõe a organização do evento e o projeto de extensão.

 

 

EVENTOS CÂMPUS LAGES