Projeto promove prevenção ao bullying por meio do diálogo e reflexão

CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE Data de Publicação: 23 out 2023 15:29 Data de Atualização: 23 out 2023 15:37

Desde a sua criação, há 10 anos, o Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC busca se consolidar como instituição educacional de referência quanto à inclusão de alunos surdos. Nesse percurso, também atende a estudantes com outros tipos de deficiência ou altas habilidades. 

No convívio entre estudantes, é natural que alguns alunos possam ter dificuldades de relacionamento e não saber lidar com colegas com deficiência, especialmente se não estão acostumados com esse tipo de socialização. Para combater e prevenir casos de intimidação entre colegas, o chamado Bullying, o Núcleo de Assuntos Educacionais (NAE) do Câmpus Palhoça Bilíngue promove a “Ação de Conscientização de respeito às diferenças e Prevenção ao Bullying – Respeitando as Diferenças”. 

A equipe do NAE está realizando atividades de conscientização com todas as turmas do Ensino Médio. São realizados momentos de conversa com os estudantes sobre o que é o NAE e uma dinâmica sobre o entendimento das emoções. Os alunos também são convidados a refletir sobre o que é o bullying, seus impactos, como evita-lo e como agir em caso de bullying. 

A coordenadora do NAE Tatiane da Silva explica que no primeiro semestre de 2023 o NAE recebeu registros formais de familiares de alunos com deficiência relatando situações de bullying, além de outras demandas recebidas pela Coordenadoria Pedagógica. Assim, a equipe decidiu criar o projeto de conscientização da comunidade acadêmica. O objetivo é levar o projeto às turmas do Ensino Médio Integrado (curso de Tradução e Interpretação da Libras e Curso de Comunicação Visual) e para os alunos dos cursos superiores (Pedagogia Bilíngue e Superior de Tecnologia em Produção Multimídia).

Segundo Tatiane, a receptividade das turmas está sendo excelente: “os alunos que recebem a ação, imediatamente compartilham com os demais discentes do câmpus sobre a ação. Alunos de outras turmas vem nos procurar querendo saber quando estaremos passando na turma deles. Todos são muito participativos, fizeram várias perguntas e vários apontamentos relacionados ao comportamento por parte de colegas e como se sentiam a respeito”.

Construção do Coletivo

Além das dinâmicas em sala de aula, o projeto visa a construção de um Coletivo com a participação dos estudantes. Serão disponibilizados cartazes no câmpus com um QRCode para que os alunos interessados acessem o formulário e inscrevam-se para participar do Coletivo.  

A equipe do Coletivo será responsável por incentivar e realizar a manutenção de ações contínuas com vistas a promover o respeito às diferenças para minimização de ações que se configurem em bullying. Segundo Tatiana, também será aberto um canal de escuta para que os alunos possam se expressa em relação a como estão se sentindo no câmpus, trazer críticas, sugestões e relatos. 

O que é o bullying?

A Lei 13.185/2015 institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Segundo a lei, o bullying é caracterizado quando existe uma intimidação sistemática, violência física e psicológica, em atos de intimação, humilhação ou discriminação e, ainda:

I. ataques físicos
II. insultos pessoais
III. comentários sistemáticos e apelidos pejorativos
IV. ameaças por quaisquer meios
V. grafites depreciativos
VI. expressões preconceituosas
VII. isolamento social consciente e premeditado
VIII. pilhérias (piadas)

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