Série documental destaca protagonismo dos estudantes na Rede Contestado de Educação, Ciência e Tecnologia

EXTENSÃO Data de Publicação: 27 jun 2023 11:13 Data de Atualização: 13 jul 2023 20:36

O protagonismo dos estudantes e o envolvimento interdisciplinar a partir das experiências pedagógicas nas escolas envolvidas na Rede Contestado de Educação, Ciência e Tecnologia ao longo do ano de 2022 inspiraram a produção da série documental “A Escola no Contestado: um tempo anunciador”. São seis episódios com até 15 minutos de duração, disponíveis no YouTube e acessíveis por meio do blog do projeto.

De acordo com o professor do Câmpus Caçador Eduardo do Nascimento, produtor executivo da série, os episódios foram produzidos a partir do processo de escuta de educadores e educandos envolvidos nas atividades do projeto. Ele destaca que o trabalho foi uma construção coletiva: “Não foram realizadas entrevistas pré-roteirizadas, assim como, a etapa de roteirização foi realizada somente após a decupagem do material audiovisual bruto. Na equipe produtora não houve a posição do diretor, ao passo que todos os autores participaram integralmente das etapas da produção, caracterizando obras coletivas”, detalha.

O objetivo da série documental foi promover a divulgação científica, em linguagem audiovisual, sobre a identidade da região do Contestado. “Além disso, é uma forma de expressão artístico-cultural oriunda do diálogo entre o meio acadêmico e o meio popular, que refletem um conjunto de valores e símbolos locais”, acrescenta Eduardo.

A Rede Contestado de Educação, Ciência e Tecnologia é um projeto que visa fortalecer a identidade coletiva cabocla como forma de atuação para o desenvolvimento da cidadania ativa e para a redução das desigualdades. As ações de divulgação científica e tecnológica, produção cultural e formação com educadores vêm sendo realizadas desde 2018, com parcerias como a Prefeitura de Caçador, Museu do Contestado, Núcleo de Estudos sobre o Contestado do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Videira, Universidade Federal de Santa Catarina – câmpus Curitibanos, Universidade do Estado do Paraná (Unespar) – câmpus União da Vitória, Serviço Social do Comércio (Sesc-Caçador), secretarias municipais de educação da região, grupos da sociedade organizada e outras instituições privadas da região.

Nas ações do projeto, o Contestado é um foco transdisciplinar e complexo, que permite o desenvolvimento da educação cidadã e do pertencimento, abordado em três eixos principais: educação artística, ambiental e patrimonial.

A série documental “A Escola no Contestado: um tempo anunciador” foi viabilizada com recursos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2021-2022 – provenientes do CNPq, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Os episódios são organizados da seguinte forma:

Episódio 1 – busca trazer a memória da cultura ancestral, promovendo a narrativa oral e a convergência entre as diferentes gerações.

Episódio 2 – destaca o compartilhamento de conhecimento entre os estudantes, o respeito e o sentido comunitário desenvolvido, bem como a aproximação com a família a partir da escola.

Episódio 3 – traz os educadores como protagonistas. Eles descrevem a importância das práticas em educação no Contestado, refletindo sobre o apagamento da memória cabocla e a construção negativista a partir da narrativa militar.

Episódio 4 – retoma o apagamento cultural imposto no Contestado em diálogo com o depoimento de estudantes que participaram das ações.

Episódio 5 – destaca as atividades nas escolas e a importância das trocas e compartilhamentos para a construção da identidade e do pertencimento.

Episódio 6 – fecha a série com depoimentos que enfatizam a essência do resgate da memória, a celebração do passado como combustível para a construção do futuro.

Veja mais informações no blog da Rede Contestado.


 

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