Servidores relatam projetos de São Carlos no 2º Seminário de Educação do Campo e Ensino Agrícola da Rede Federal

EVENTOS Data de Publicação: 16 jun 2023 11:19 Data de Atualização: 16 jun 2023 17:22

Dois servidores do Câmpus São Carlos estiveram em Brasília nesta semana para apresentar relatos de experiência selecionados para o 2 Seminário de Educação do Campo e Ensino Agrícola da Rede Federal. O evento foi no Instituto Federal de Brasília (IFB), de 13 a 15 de junho de 2023, e foi organizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif/Forcampo).

A professora de Sociologia Marluse Castro Maciel apresentou o relato de experiência “Mulheres: trabalho e sustentabilidade”. O projeto participou do edital Mulheres Sim, em parceria com Epagri e Cras, e atendeu 22 mulheres com aulas teóricas e práticas no município de São Carlos.

As aulas teóricas foram voltadas a conhecimentos histórico e cultural, saúde da mulher e da família; linguagens e informática; desenvolvimento social e sustentável; vivência em matemática, ética e cidadania, entre outras. E as oficinas práticas tiveram o foco de geração de renda com a produção de acessórios em cerâmica plástica e produção/uso de plantas medicinais e aromáticas.

“Foi uma possibilidade de geração/aumento de renda, empoderamento da mulher, autonomia e liberdade financeira. Foram ações que visam os direitos humanos das mulheres, contribui para desnaturalizar a ideia de que determinados papéis sociais são restritos à mulher. E, ainda, o curso possibilitou que as mulheres sintam-se parte do IFSC, tragam seus familiares e continuem seu itinerário formativo em cursos FIC e /ou Proeja”, destacou a professora Marluse. Outras duas professoras também participaram do projeto, Sidiane Geremia e Gabriela Goettems, e a estudante e bolsista Francielle Voelz.

Já o Técnico em Assuntos Educacionais e atualmente coordenador Pedagógico do Câmpus São Carlos, Eduardo Mattos Cardoso, apresentou o projeto intitulado “Equipe do setor de assistência estudantil e pedagógica como instrumento de permanência e êxito no ensino agrícola e educação do campo da Rede Federal - relato de experiência no IFRS e IFSC”.

A apresentação foi na mesa temática “Gestão de estruturas necessárias a formação dos sujeitos do campo” e englobou relato de experiência de dois IFs, pois Cardoso atuou como assistente de alunos no IFRS - Câmpus Rolante. Como embasamento teórico, utiliza o Decreto n° 7.234, de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e resoluções das instituições relacionadas ao tema.

"Pelas duas experiências que tive e tenho no IFRS e no IFSC,  aponto neste relato de experiência a importância e o fortalecimento das equipes pedagógicas e de assistência estudantil para desenvolvimento efetivo dessas ações e programas. A composição e o número de servidores TAEs nessas equipes consequentemente faz toda diferença na permanência e êxito dos alunos de ensino agrícola e educação do campo", cita Eduardo.

 

 

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