topo blog gestao

Blogs

Blogs

2 anos de Gestão e Fórum de Reitores

Olá!

Neste mês, os gestores da Reitoria do IFSC participaram do evento "Celebrando Conquistas: Dois Anos de Gestão Transformadora". O encontro, realizado no dia 17 de novembro, teve como objetivo principal analisar os pontos fortes e fracos da análise ambiental realizada no em 1º de novembro, além de identificar os principais resultados que precisam ser apresentados até 17 de agosto de 2025.

A retrospectiva do evento começou com uma revisão das ações comemorativas realizadas no dia 18 de agosto de 2023, que envolveram os gestores da reitoria. O planejamento iniciado nessa data teve continuidade, conforme acordado, em um segundo momento posterior.

Os participantes foram conduzidos por uma análise minuciosa, utilizando materiais visuais disponíveis no Miro, incluindo a análise ambiental da Reitoria, os projetos e planos apresentados no PAT 2024, processos na cadeia de valor, iniciativas estratégicas relacionadas ao Mapa Estratégico e o Planejamento Estratégico da Rede Federal.

Durante o evento, foram apresentadas as forças e fraquezas identificadas no trabalho coordenado pelo Oizes, nosso diretor de gestão do conhecimento. A categorização das forças e fraquezas foi realizada através de votação dos participantes, destacando-se a importância de dar ênfase à identificação de fraquezas, reconhecendo que essas podem ser fontes valiosas para melhorias e ações propositivas.

A fase seguinte envolveu a concessão da palavra aos participantes, seguindo a metodologia retirada do curso da Enap sobre "Facilitação de Reuniões, Times e Workshops no Ambiente Online". Temas específicos foram discutidos, incluindo alimentação estudantil, modelo funcional (avaliação da centralização/descentralização), contexto de execução de recursos, dimensionamento da força de trabalho, papel da reitoria, reflexão sobre o PGD, excesso de canais de comunicação e especificidades dos câmpus.

As contribuições dos participantes foram então resumidas, buscando propostas viáveis para implementação até agosto de 2025. Foram categorizadas em ações de curto e médio prazo. 

Entre as ações de curto prazo, destacam-se a realização da Semana de Mapeamento de Processos para cada área da reitoria e a normatização da comunicação interna para evitar o excessivo número de canais de comunicação. Já as ações de médio prazo incluem a construção de uma proposta para a alimentação escolar e estudos de centralização/descentralização de processos.

O evento foi marcado por um ambiente colaborativo e participativo, refletindo o comprometimento da comunidade acadêmica em contribuir para o contínuo desenvolvimento e aprimoramento do IFSC.

Para mais detalhes sobre as discussões e propostas, compartilho os materiais utilizados no evento:

Fórum de Reitores Catarinenses

Nesta segunda-feira, tive a honra de substituir o nosso reitor na quarta reunião do Fórum dos Reitores das instituições públicas catarinenses. Também representando o IFSC, estava o professor Vinícius de Luca Filho, atualmente assessor de relações institucionais.O encontro foi realizado no Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia e Inclusão, localizado no Câmpus Camboriú do Instituto Federal Catarinense, o IFC.


 

Na ocasião, foi apresentado o projeto do Observatório de Dados, uma iniciativa realizada pelo IFC em parceria com o IFSC, sob a mentoria do gestor governamental Telesmagno Teles Neves, coordenador da Rede de Governança e Gestão de Santa Catarina (RGGSC). O desenvolvimento do projeto foi coordenado pela professora Jamile Delagnelo Fagundes da Silva, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFC. 

O planejamento do projeto seguiu a metodologia ZOPP, envolvendo 18 encontros, sendo seis destes conduzidos por meio de oficinas participativas (duas presenciais e quatro remotas) utilizando a plataforma MIRO. Essas oficinas resultaram nos seguintes produtos finais do Planejamento do Projeto: identificação e análise de envolvimento das partes interessadas, árvore de problemas, árvore de objetivos, matriz de análise de alternativas, matriz de planejamento do projeto e planejamento operacional do projeto. Deixo aqui o acesso aos documentos finais do projeto

O resultado final do projeto consiste na criação de um painel que auxiliará futuros estudantes do IFSC e IFC a localizarem cursos públicos na cidade de seu interesse. Posteriormente, a UFSC também integrou seus dados no painel e, durante a reunião desta semana, a UFFS manifestou interesse em participar. O link para acessar o Observatório de Dados é o seguinte: https://obs.underweb.com.br

Em seguida, foi apresentado o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia e Inclusão.


 

Como encaminhamentos da reunião, combinamos de redigir um texto assinado pelos reitores para solicitar complementação orçamentária, agendar uma reunião com o ministro da Educação em março ou abril/2024 para apresentar o documento e realizar eventos para a divulgação de ações/projetos, visando dar visibilidade à importância das instituições.

Até mais!

Mapa do Site

Blogueiros recentes

thumbnail
Postagens: 41
Numero de avaliações: 0
Data: 28/03/24
thumbnail
Postagens: 35
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24
thumbnail
Postagens: 27
Numero de avaliações: 0
Data: 27/03/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 05/04/24
thumbnail
Postagens: 17
Numero de avaliações: 0
Data: 04/03/24
thumbnail
Postagens: 10
Numero de avaliações: 0
Data: 09/02/24
thumbnail
Postagens: 6
Numero de avaliações: 0
Data: 17/04/24