O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense começa fase de coleta de amostras

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 12 jul 2022 14:26 Data de Atualização: 12 jul 2022 14:30

De 15 de julho a 30 de agosto é o prazo oficial de inscrições e coleta de amostras do Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense, realizado pelo Câmpus Canoinhas do IFSC em parceria com a Epagri e a Embrapa Clima Temperado – Estação Experimental de Canoinhas.

O concurso tem quatro categorias: vinho de mesa tinto, vinho de mesa branco, vinho de mesa rosé e suco de uva tinto. Cada produtor poderá inscrever quantos amostras quiser, inclusive na mesma categoria ou de safras diferentes. A coleta das amostras (duas garrafas de 750ml por inscrição) será realizada por extensionistas da Epagri.

A participação é gratuita, e podem participar produtores de Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras.

Para se inscrever, o produtor precisa ter elaborado um mínimo de 50 litros na categoria desejada. É importante lembrar que o produtor de vinho ou suco não precisa, necessariamente, ser o produtor da uva, o que viabiliza a participação dos produtores urbanos e vinícolas artesanais.

Clique aqui para acessar o regulamento

As análises sensorial e físico-química das amostras estão programadas para setembro. A seleção dos três melhores de cada categoria será feita por uma equipe de especialistas em vinhos, como sommeliers, enólogos e engenheiros agrônomos. O resultado será divulgado no dia 30 de setembro, durante o Encontro Regional da Cultura da Videira.

Ao final do concurso, todos os produtores participantes receberão laudo físico-químico das amostras apresentadas, relatórios individuais com os comentários dos jurados sobre os valores obtidos (se estão de acordo com a legislação e os índices considerados ideais) e recomendações técnicas para qualificar ainda mais a produção.

CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.