O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Cursos de eletro: qual a diferença entre eles?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 30 nov 2022 09:40 Data de Atualização: 16 dez 2022 08:36

Você sabia que no IFSC oferecemos cursos técnicos em Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrotécnica e Eletrônica? Os nomes parecidos podem confundir. E quem não conhece, pode ficar na dúvida em qual se inscrever quando abrimos novas vagas para esses cursos.

⚠ (Aliás, estamos com inscrições abertas até 9 de dezembro para esses e vários outros cursos técnicos! Confira aqui.)

Apesar de todos terem “eletro” no nome, cada um desses cursos têm especificidades e características próprias. No post de hoje, vamos explicar essas diferenças e quem nos ajudou a entender foi o chefe do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) do Câmpus Florianópolis, Golberi de Salvador Ferreira.

Eixo tecnológico Controle e Processos Industriais

O Ministério da Educação (MEC) organizou os cursos técnicos de acordo com suas características, colocando em um mesmo grupo (ou eixo) aqueles que possuem semelhanças. O MEC lançou então um Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, que apresenta 13 eixos tecnológicos que englobam todos os cursos técnicos regulamentados.

Os quatro cursos técnicos (técnico em Eletroeletrônica, técnico em Eletromecânica, técnico em Eletrotécnica e técnico em Eletrônica) fazem parte do eixo tecnológico Controle e Processos Industriais. O eixo compreende tecnologias associadas aos processos mecânicos, eletroeletrônicos e físico-químicos. Abrange ações de instalação, operação, manutenção, controle e otimização em processos, contínuos ou discretos, localizados predominantemente no segmento industrial, alcançando também em seu campo de atuação, instituições de pesquisa, segmento ambiental e de serviços.

A atuação dos profissionais dessa área está relacionada aos processos mecânicos e eletroeletrônicos, necessários para instalar, operar, adaptar e dar manutenção em processos industriais. Aqui no IFSC, esses cursos técnicos são oferecidos nas modalidades integrado, subsequente e concomitante ao Ensino Médio.

-> Entenda a diferença entre os cursos técnicos do IFSC

De maneira bem resumida, na modalidade integrada, o aluno faz o curso técnico e o Ensino Médio no IFSC. A modalidade concomitante é parecida, mas a diferença é que o aluno cursa o Ensino Médio em outra escola e faz apenas o técnico aqui. Por fim, o subsequente é para quem já concluiu o Ensino Médio.

Diferença entre os cursos do IFSC

Vamos ver agora as diferenças entre cada um dos cursos de eletro. No vídeo abaixo, o professor e chefe do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) do Câmpus Florianópolis, Golberi de Salvador Ferreira, explica as características dos cursos técnicos em Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrotécnica e Eletrônica, mencionando ainda os cursos técnicos em Telecomunicações e Mecatrônica por terem uma conexão com os de eletro:


Em função das especificidades de cada curso, cada técnico terá uma atuação diferente depois de formado. Para o estudante do curso técnico subsequente em Eletrônica, Júlio Cezar Romão, o curso foi uma oportunidade de qualificação e mudança de área:

“O curso técnico do IFSC foi muito importante para mim, até aquele momento eu não tinha uma carreira, trabalhava como vendedor no comércio, ou seja não tinha diferencial. Se ficasse desempregado não seria muito fácil o retorno ao mercado de trabalho”.

Hoje Júlio trabalha em uma empresa com manutenção e instalação de alarmes e de Circuitos Fechados de TV (CFTV) e tem certeza que acertou na escolha da área de formação.

A preocupação do Júlio é também uma das principais preocupações do IFSC. O professor Golberi também comentou sobre o mercado de trabalho de acordo com cada área e reforça que todas as ofertas de cursos disponíveis sempre são voltadas às demandas do mercado, diminuindo as chances dos alunos ficarem desempregados:

 

Veja um resumo dos principais pontos de cada curso:Tabela mostrando a diferença dos cursos técnicos do IFSCInclusive, alguns desses cursos estão entre os mais antigos do IFSC. Por exemplo, o curso de Eletromecânica foi criado em 1968 no Câmpus Florianópolis. No ano seguinte, foi criado o laboratório de Eletrotécnica e algum tempo depois, em 1987, o curso de Eletrônica.  

Conheça melhor os cursos

Técnico em Eletroeletrônica

Técnico em Eletromecânica

Técnico em Eletrônica

Técnico em Eletrotécnica

-> Saiba mais sobre a atuação do técnico em eletrônica nesta reportagem do Profissões em Curso do IFSC 

Técnico em Telecomunicações

Técnico em Mecatrônica

Como escolher entre eles?

Para Júlio, eletrônica sempre foi algo que despertou curiosidade:

“Desde pequeno, abria meus carrinhos movidos a pilha e tentava entender o motivo de eles fazerem o que faziam. Aí, quando pensei em ter uma carreira, tentei lembrar de algo que me estimulasse, algo que não seria somente trabalho, seria quase um hobby”.

Todos os cursos desse eixo atuam no setor tecnológico, envolvendo a área de exatas como matemática e física. Por isso, é interessante que quem deseja se inscrever em um desses cursos, goste dessas áreas do conhecimento, como explica Golberi. Confira:


Para quem está na dúvida sobre o curso e a carreira a ser seguida, o MEC lançou o aplicativo SouTec. Nele, o estudante pode realizar um teste com 72 questões que avaliam suas preferências. Quando terminar, terá acesso a um resumo e a um relatório completo explicando qual é o seu perfil profissional. 

-> Ficou curioso(a) para saber se o curso escolhido é concorrido? Veja as estatísticas aqui!

Se o seu perfil não se enquadra nos cursos do Eixo tecnológico Controle e Processos Industriais, não tem problema. No IFSC temos cursos nos seguintes eixos de ensino técnico: Ambiente e Saúde; Desenvolvimento Educacional e Social; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Segurança; Gestão e Negócios.

-> Para saber mais, acesse aqui o Guia de Cursos disponíveis no IFSC
-> Faça nosso teste para saber qual curso do IFSC você pode fazer

Se você se interessou por algum desses cursos, aproveita que estamos com inscrições abertas para nossos cursos técnicos com início em 2023. Temos ainda um Cadastro de Interesse, em que você deixa seu e-mail e é avisado(a) quando estivermos com vagas abertas.

Gostou deste post? Deixe seu comentário aí embaixo. Se tiver sugestões de assuntos para abordarmos aqui, envie e-mail para blog@ifsc.edu.br

Cadastre-se para receber nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro. Para ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.