Com quem tirar suas dúvidas no IFSC?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 21 fev 2024 10:50 Data de Atualização: 21 fev 2024 11:04

Seja porque você está vindo de uma outra escola, de outra universidade ou de muito tempo sem estudar, nós sabemos que entrar no IFSC pode ser uma grande mudança na sua vida. Além de ser todo um universo novo de aprendizados, rotinas e amizades, a estrutura do IFSC é grande e bem complexa. 🙈 

Chegando aqui no IFSC, podem surgir muitas dúvidas e as respostas nem sempre são tão óbvias, como: para quem eu mostro meu atestado quando faltar aula? Como resolvo um problema de matrícula em uma disciplina? Será que a aula da semana que vem é a distância?

O post de hoje é justamente para te ajudar com questões como essas; veja quem você pode procurar na estrutura do IFSC quando estiver se sentindo um pouco perdido(a). A seguir, passaremos por algumas das dúvidas mais frequentes dos nossos estudantes, divididas entre os setores e pessoas do IFSC para quem você pode perguntar.

O que eu pergunto na secretaria ou registro acadêmico do câmpus?

Nas secretarias e registros acadêmicos dos câmpus, que são responsáveis por questões de documentos acadêmicos e matrículas, você vai tirar aquelas dúvidas mais “burocráticas” e que não necessariamente têm a ver com o seu curso. Em outras palavras, é lá que você resolve assuntos sobre sua situação como estudante do IFSC. A secretaria e registro acadêmico do seu câmpus podem te ajudar em relação a:

Pedidos de atestados médicos, de trabalho etc.;

- Trancamento de matrícula;
- Calendário acadêmico (que também está disponível no nosso Portal e no site do seu câmpus);
- Cadastro ou mudança de nome social;
- Documentações como atestado de matrícula, histórico escolar etc.

As secretarias e registros acadêmicos podem ser contactados presencialmente, por telefone ou e-mail (os contatos estão no site do seu câmpus).

O que eu pergunto na coordenação do meu curso? 

Já na coordenação do seu curso, você encontrará informações pertinentes ao curso que você faz, uma vez que o coordenador é um professor do curso e conhece bem a matriz curricular, suas particularidades, professores, disciplinas etc. Portanto, com a coordenação, você pode perguntar coisas sobre:

- Ajustes de matrícula;
- Validação de disciplinas;
- Currículo do curso e disciplinas;
- Oportunidades profissionais na área do seu curso.

Você pode conversar com a coordenação do curso pelo e-mail e demais contatos disponibilizados no site do câmpus e pelo coordenador do curso.

O que eu pergunto para a coordenadoria pedagógica?

As coordenadorias pedagógicas do IFSC, ou CPs, estão presentes em todos os câmpus. Sua função é oferecer apoio aos estudantes quanto às suas dificuldades durante sua vida aqui no IFSC. Nela, temos profissionais como psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, técnicos em assuntos educacionais e assistentes de alunos para auxiliar no acolhimento dessas dificuldades. Por isso, você pode procurar a CP do seu câmpus para questões como:

- Apoio psicológico durante uma fase difícil que atrapalha seus estudos;
- Assistência estudantil (a Assistência Estudantil trabalha em conjunto com a CP);
- Organização de estudos;
- Escolhas acadêmicas;
- Assistência social.

-> Entenda o trabalho das coordenadorias pedagógicas do IFSC neste post

O que eu pergunto para a assistência estudantil?

Em alguns câmpus, o setor de Assistência Estudantil não é o mesmo da Coordenadoria Pedagógica, embora os dois sempre trabalhem em conjunto. Nesse caso, a Assistência Estudantil será responsável por orientações mais específicas sobre a vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes, respondendo dúvidas sobre assuntos como:

- Auxílio financeiro aos estudantes;
- Auxílio emergencial;
- Ações inclusivas;
- Alimentação estudantil;
- Apoio a eventos.

-> Assistência estudantil do IFSC: tudo o que você precisa saber

O que eu pergunto para os professores?

Além de estarem disponíveis para tirar dúvidas sobre as disciplinas do curso, há outras questões acadêmicas para as quais você pode contar com o apoio dos professores. Afinal, quando o assunto é relativo ao gerenciamento de uma unidade curricular (disciplina) específica, o docente é a pessoa mais indicada para isso. Por isso, pergunte ao seu professor dúvidas sobre:

- O planejamento da disciplina;
- Dias de aula presencial e a distância, se seu curso as tiver;
- Provas de recuperação;
- Orientação de trabalho de conclusão de curso, iniciação científica ou projetos de extensão;
- Eventos e congressos da sua área de atuação;
- Horário e sala das disciplinas.

Dica: geralmente na primeira semana do período letivo, na apresentação do plano de ensino, os professores dizem os canais pelos quais estão disponíveis para tirar suas dúvidas. Alguns preferem por e-mail, outros por mensagem no Moodle ou Sigaa; independente de qual for, é legal respeitar esse canal de escolha para ajudar na organização do trabalho do seu professor. Encontrar o whatsapp de professores e mandar mensagem sem autorização, não é de bom tom!


 

O que eu pergunto para os setores de estágio?

Começar a procurar as primeiras experiências profissionais na sua área de estudo faz parte da trajetória de muitos alunos do IFSC. Esse momento também abre todo um novo universo de dúvidas e documentações e é pra te ajudar com ele que os setores de estágio existem. Lá você pode perguntar coisas como:

- Como procurar um estágio;
- O que é preciso para começar;
- Dúvidas sobre o contrato de estágio;
- Os seus direitos enquanto estagiário;

Você pode conseguir o contato dos setores de estágio no site do seu câmpus e também pode procurar atendimento presencial para tirar suas dúvidas.

-> Procurando oportunidades de trabalho? Saiba como mandar bem no currículo e na entrevista

O que eu pergunto na biblioteca?

É claro que muitas vezes você entrará na biblioteca com dúvidas, embora na maioria dos casos elas envolvam os conteúdos das disciplinas, curiosidades aleatórias ou sua próxima leitura. Mas vale lembrar que, além de procurá-la para o empréstimo de livros, você também pode contar com outros serviços, sendo alguns deles:

- Como acessar o acervo digital (dica, você também pode aprender aqui neste link);
- Pesquisar em periódicos onlinehttps://www.ifsc.edu.br/web/blog/w/pesquisa-em-periodicos-on-line-a-gente-traduz-pra-voces-;
- Consulta de acervo e reserva de livros;
- Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos (aquela coisa chata de colocar o trabalho nas normas ABNT 😬);
- Referência de materiais.

Sempre que precisar, o atendimento nas bibliotecas é presencial e por e-mail, você pode encontrar o contato e o horário de funcionamento aqui.

-> Confira aqui a lista completa de todos os serviços que as bibliotecas do IFSC oferecem

O que eu pergunto para a direção geral?

A direção-geral é responsável pela gestão dos câmpus e sua relação com a comunidade e colegiados do IFSC. Geralmente, os estudantes estão em contato com a direção-geral do câmpus por meio dos Centros Acadêmicos e Grêmios Estudantis, mas você também pode ir até a direção para discutir sobre:

- Sugestões para o câmpus;
- Dúvidas sobre a estrutura física e setores do câmpus;
- Demandas estudantis.

Você pode encontrar os contatos da direção geral no site do seu câmpus.

O que eu pergunto para a ouvidoria?

Geralmente pensamos na ouvidoria como um lugar para reclamar quando algo não está bem ou algo ruim acontece. Apesar de isso ser, sim, uma das funções da ouvidoria do IFSC, ela também está lá para responder dúvidas e receber elogios (quem não gosta de receber um biscoito?! 🍪😛). É um dos nossos importantes canais de comunicação, logo, não exite em ir até a ouvidoria quando você tiver:

- Sugestões e solicitações de melhorias;
- Elogios ao serviço do IFSC;
- Reclamações e denúncias, inclusive de assédio;
- Simplificação de serviços do IFSC que sejam muito burocráticos;
- Pedido de acesso à informação.

-> Para entender mais como a nossa ouvidoria funciona, leia este artigo aqui

-> Entre em contato com a Ouvidoria do IFSC

E se eu ainda não souber para quem perguntar?

Não se preocupe! A estrutura do IFSC, em especial no começo da sua jornada como estudante, pode não parecer tão clara para você. Isso é normal e você vai aprendendo com o tempo e a experiência. Até porque existem muitos termos que utilizamos e que não fazem parte do dia a dia fora do IFSC, não é mesmo? Mas lembre-se que sempre tem alguém disposto a te orientar para que você estude tranquilamente, sem grandes dúvidas sobre o funcionamento da sua vida acadêmica.

Por isso, mesmo que você de vez em quando vá até a secretaria ou a coordenação pedagógica com uma dúvida que se resolve em um outro lugar, o importante é você procurar o IFSC sempre que precisar. Estamos aqui para isso. Não é à toa que dizem como somos uma mãe! :)

Mais dicas

Já que este é um post para ajudar, você sabia que o IFSC oferece um monte de serviços gratuitos para os estudantes? Confira neste post.

E temos outros posts que valem a pena ser lidos:

-> Estudante do IFSC: o que você precisa saber
-> Templates IFSC: veja os modelos de arquivos que podem facilitar a sua vida de estudante
-> Como registrar uma inovação?
-> Cinco pontos que não podem faltar no seu projeto de pesquisa

-> O que é o Conselho Superior? Quais são as funções desse colegiado?
-> Representações estudantis no IFSC: veja como participar
-> Movimentos estudantis do IFSC: entenda o papel de cada um

Gostou deste post? Envie elogios, crítica ou sugestões para blog@ifsc.edu.br.

Cadastre-se para receber nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro. Para ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC