Assistência estudantil do IFSC: tudo o que você precisa saber

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 08 mar 2023 08:08 Data de Atualização: 10 mar 2023 15:31

Para muitos estudantes, o mais difícil não é conquistar uma vaga no IFSC, mas sim conseguir se manter estudando. Em alguns casos, isso só é possível por meio de ajuda e é por isso que, como instituição federal, temos diversas formas de apoiar nossos alunos. Isso inclui, por exemplo, recurso para pagar o transporte e o material de estudo.

Caso você ache que não pode nem tentar uma vaga aqui porque não conseguirá arcar com os custos para estudar, nosso recado é simples: venha estudar com a gente, que faremos o possível para ajudá-lo a ter condições de se manter enquanto estuda.

E quando falamos de custos, obviamente não estamos falando de mensalidade. Como sempre destacamos, TODOS os nossos cursos são GRATUITOS. A maioria não tem taxa de inscrição, mas, mesmo nos que tem, é possível não pagar caso a pessoa não tenha condições (isso está explicado nos editais quando for o caso, detalhando como solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição).

Dito isso, vamos ao que interessa: que tipo de assistência estudantil o IFSC oferece?

O que é a Assistência Estudantil do IFSC?

Conforme consta na Regulamentação da Assistência Estudantil do IFSC, a Assistência Estudantil é um conjunto de ações voltadas ao atendimento das necessidades dos estudantes, de maneira a privilegiar sua formação integral

Que tipos de assistência estudantil o IFSC oferece?

Quando falamos em assistência estudantil, logo pensamos em auxílio-financeiro - que, de fato, é uma das formas que oferecemos apoio. Mas vai muito além disso. Isso porque organizamos as ações e os programas da Assistência Estudantil de duas formas, uma pensando em todos os estudantes e outra focada nos estudantes em vulnerabilidade social.

Portanto, as ações que fazemos de promoção à saúde, prevenção de doenças e o acompanhamento pedagógico, por exemplo, são todas parte da nossa assistência estudantil. 

-> Conheça todos os programas de Assistência Estudantil do IFSC

O principal programa de Assistência Estudantil do IFSC se chama Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social, o PAEVS,  que disponibiliza auxílio-financeiro para contribuir no atendimento às necessidades de estudantes em vulnerabilidade social, visando a sua permanência e êxito acadêmico. O PAEVS é composto pelos seguintes auxílios-financeiros: Auxílio Permanência, Auxílio Equiparação Permanência, Auxílio Compulsório, Auxílio Ingressante Cotista Renda Inferior a 1,5 Salários Mínimos (ACRI) e Auxílio Emergencial.

-> Perguntas frequentes sobre o PAEVS: respondemos aqui

Vamos detalhar melhor cada um:

- Auxílio Permanência: tem por objetivo auxiliar financeiramente o estudante com dificuldade de ter as condições necessárias para permanecer e concluir o seu curso.

- Auxílio Equiparação Permanência: em caráter excepcional, provisório e se destina à equiparação dos valores do Auxílio Permanência.

- Auxílio Compulsório: destinado a estudantes inscritos no CadÚnico, com renda familiar por pessoa de até 1,5 salários mínimos; estudantes de cursos Proeja ou de outros cursos que façam parte de ações voltadas a públicos estratégicos.

- Auxílio Ingressante Cotista Renda Inferior a 1,5 Salários Mínimos - ACRI: como o nome mesmo já diz, é destinado ao estudante que está iniciando um curso no IFSC, aprovado em cursos presenciais por meio da cota de escola pública, e que tenha renda familiar inferior a 1,5 salários-mínimos por pessoa.

- Auxílio Emergencial: tem caráter eventual e se destina ao atendimento do estudante em situação financeira adversa e não previsível que impossibilite a permanência e a conclusão do curso.

Os valores do auxílio que cada estudante irá receber depende dos dias letivos e da sua situação de vulnerabilidade social. Uma mudança que tivemos a partir deste ano é que os auxílios compulsórios (Proeja, CadÚnico, Públicos Estratégicos) não poderão mais ser acumulados com os auxílios Permanência e Equiparação Permanência, integrantes do Paevs. 
 
Além do PAEVS, o IFSC ainda oferece:

- Apoio a eventos: fornecemos um auxílio a estudantes para participação em eventos acadêmicos (com ou sem apresentação de trabalhos), esportivos e culturais por meio da concessão de apoio financeiro para pagamento de passagens, inscrição, hospedagem e alimentação.

- Alimentação Estudantil: fornecemos alimentação por meio do nosso Programa de Segurança Alimentar do Estudante. Durante o período letivo, os alunos recebem um lanche que varia de acordo com o câmpus, sendo composto normalmente por frutas e biscoitos disponibilizados nos intervalos das aulas. No Câmpus Araranguá especificamente, existe um refeitório que oferta refeição para os estudantes.

- Auxílio-Moradia: oferecemos um auxílio para custear parcialmente os gastos com aluguel ou outros custos com moradia fora da sede familiar para estudantes matriculados em cursos presenciais e que residem longe de suas famílias.

Dentro da Assistência Estudantil, também promovemos ações inclusivas para ampliar práticas pedagógicas que valorizem a diversidade e as diferenças na sala de aula. Inclusive, neste ano, lançamos um edital piloto com fomento para ações de equidade.

Quem tem direito à assistência estudantil do IFSC?

Isso vai depender do tipo de auxílio. No caso da alimentação estudantil, por exemplo, qualquer estudante que manifeste interesse tem direito à Alimentação Escolar. Já os auxílios financeiros do PAEVS destinam-se ao estudante matriculado em curso presencial que esteja em vulnerabilidade social. 

Dependendo do auxílio, alunos de determinado tipo de curso também terão a preferência. No caso do Auxílio Permanência, por exemplo, o estudante matriculado em curso de pós-graduação será atendido após os estudantes de todos os outros cursos, conforme disponibilidade orçamentária.

Para saber se você tem direito a algum tipo de assistência estudantil, acesse a página de Assistência Estudantil do IFSC que detalha todas as condições. Se preferir, entre em contato com a Coordenadoria Pedagógica ou com o setor de Assistência Estudantil do seu câmpus.

Como posso solicitar a assistência estudantil do IFSC?

O primeiro passo é solicitar o que chamamos de IVS, o Índice de Vulnerabilidade Social. O IVS é um índice que caracteriza a situação de vulnerabilidade social do estudante e é calculado com base na renda e em agravantes sociais. 

Podem solicitar o IVS os estudantes com renda familiar por pessoa de até 2 salários mínimos, que estejam em situação de vulnerabilidade social que comprometa a sua condição de permanência e êxito no curso. Para saber se você se enquadra nessas condições, some o salário bruto de todos os membros da sua família e divida pelo número de pessoas. Se o valor da renda por pessoa for menor do que 2 salários mínimos, então você pode solicitar o IVS.

Para solicitar o IVS, você precisa seguir as orientações do edital vigente. É possível fazer o pedido todo o mês, dentro do prazo estipulado no edital.

O estudante interessado deve emitir o CadÚnico junto às secretarias de assistência social ou órgãos correlatos. Depois, deve enviar o registro do CadÚnico ao setor de assistência estudantil de seu câmpus, por qualquer meio eletrônico institucional (e-mail, por exemplo). 

⚠ Importante: o IVS pode ser usado como critério em outros editais além dos da assistência estudantil (como os intercâmbios, por exemplo). Mas nem todas as ações de Assistência Estudantil exigem o IVS. No caso da alimentação estudantil, como já falamos, qualquer estudante do IFSC que manifeste interesse tem direito à Alimentação Escolar (e não apenas aqueles com renda familiar por pessoa de até 2 salários mínimos). Tudo vai depender do tipo de programa, ação ou auxílio. Por isso, sempre é importante ler o edital de cada processo.

-> O que é um edital? Explicamos no Blog do IFSC!

Sempre que estamos com inscrições abertas para nossos programas e ações de assistência estudantil, divulgamos no nosso Portal e sites dos câmpus e nas nossas mídias sociais. Não deixe de nos acompanhar! 😉

-> 10 motivos para você não dizer que não sabia

Posso receber a assistência estudantil até o final do meu curso?

Você pode receber a assistência enquanto estiver dentro dos critérios do programa e for contemplado no edital. É importante ver como funciona cada auxílio e o que é preciso fazer para renovar, se for o caso, a ajuda financeira.

O Auxílio Permanência, por exemplo, é concedido ao estudante por até onze meses do
ano letivo. Para continuar recebendo, o aluno precisa estar com matrícula regular no IFSC, com o IVS válido durante o período de recebimento do auxílio e ter frequência regular de 75% do período letivo do curso. A renovação do Auxílio Permanência será realizada a cada rematrícula do estudante (semestral ou anual), a depender da organização curricular do curso.

Quem é responsável pela Assistência Estudantil do IFSC?

Na nossa Pró-Reitoria de Ensino, temos a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), com uma equipe responsável pela gestão da Assistência Estudantil no IFSC. A DAE trabalha de forma integrada e articulada com as Coordenadorias Pedagógicas e os setores de Assistência Estudantil nos câmpus.

-> Veja com quem você pode falar sobre Assistência Estudantil no seu câmpus
-> Apoio aos alunos: entenda o trabalho das coordenadorias pedagógicas

De onde vem o dinheiro da Assistência Estudantil do IFSC?

Os recursos da Assistência Estudantil são contemplados em uma parte específica do orçamento do IFSC e só podem ser usados para as ações da assistência estudantil. Neste post aqui do Blog, explicamos como funciona o nosso orçamento.

E por que já ocorreu de termos bloqueios ou cortes orçamentários que afetaram a assistência estudantil? Isso tem a ver com o orçamento público. Além de entender como funciona o nosso orçamento, é importante conhecer de onde vem o dinheiro do IFSC.

Dúvidas sobre a assistência estudantil do IFSC

Se você ainda está com dúvidas, não se preocupe. Sabemos que pode ser confuso entender como funciona nossa assistência estudantil e como solicitar. Só não queremos que você perca a chance de receber nossa ajuda ou abandone seu curso por não entender ou não saber o que fazer.

Nossa orientação é a seguinte: acesse a nossa página de Assistência Estudantil em que explicamos tudo o que temos e, se precisar, procure a coordenadoria pedagógica ou o setor de Assistência Estudantil do seu câmpus.

Estamos sempre trabalhando para apoiar nossos estudantes. Inclusive, estamos revisando nossa Política de Assistência Estudantil e neste mês teremos a continuação do nosso Ciclo de Formação Continuada sobre a Política de Assistência Estudantil no IFSC. Teremos encontros on-line nos dias 13 e 21 de março. Se quiser acompanhar, veja as informações aqui.

Cadastre-se para receber nossos posts

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro. Para ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC