O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Palestra aborda como a neurociência pode ajudar na aprendizagem

SNCT Data de Publicação: 10 set 2019 15:43 Data de Atualização: 13 set 2019 11:21

Despertar emoções nos estudantes e focar mais no processo de aprendizagem que no ensino foram dois dos principais pontos abordados pela professora e pesquisadora da área de neurociência Carla Andréa Tieppo, na palestra de abertura da 43ª Reunião dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec), que começou nesta segunda-feira (9), no Câmpus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Durante uma hora, ela explicou à plateia formada por reitores, pró-reitores e diretores de câmpus das instituições que compõem a Rede sobre o funcionamento do cérebro humano e como aproveitar as conexões entre neurônios para a transmissão do conhecimento.

Carla, que é professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, explicou que é através do processo emocional – e não do racional – que cérebros aprendem. “O professor tem que conhecer o que forma e fortalece as conexões neuronais”, afirma. As emoções servem para marcar a valência de importância de uma informação, segundo a pesquisadora, além formar memória e provocar uma necessidade de mudança para o indivíduo.

A principal emoção que os professores devem buscar despertar nos alunos, defende Carla, é a excitação por adquirir novos conhecimentos. “Precisamos provocar, tirar do lugar-comum, desafiar. Toda vez que uma emoção é ativada, é necessário tomar uma atitude. Quando você emociona o aluno, você dá a ele a mudança que ele precisa fazer.”

Para despertar emoções nos estudantes, o professor precisa priorizar o processo de aprendizagem em vez do de ensino, na visão de Carla. Isso significa apresentar o conteúdo de maneira mais atrativa, o que não precisa ser feito apenas por meio de novas tecnologias, mas principalmente pelo modo de estruturar sua narrativa. “O conteúdo está nos livros, na internet, ele já existe. O professor não precisa se preocupar em sistematizá-lo, mas sim em estimular o estudante a aprender.”

Outra preocupação que os professores devem ter é com a qualidade do sono de seus estudantes. Isso porque é durante o sono que o cérebro monta novas conexões neuronais. As horas de descanso são importantes: oito horas é o ideal. “Uma pessoa que dorme quatro horas por noite não forma essas conexões. Não há tempo mais perdido que passar uma noite em claro estudando na véspera de uma prova – e a pessoa ainda vai criar ódio pelo conteúdo.”

A palestra de abertura da Reditec está disponível no canal da IFSC TV no YouTube.

SNCT EVENTOS NEWS
palestra reditec 2019 neurociência emoção carla tieppo

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.