Curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar comemora 10 anos

EVENTOS Data de Publicação: 12 set 2019 18:21 Data de Atualização: 13 set 2019 09:15

Teve início na noite desta quarta-feira (11) a programação alusiva ao aniversário de dez anos de implantação do curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar no Câmpus Joinville. A sessão solene foi realizada no auditório da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e contou com a participação de estudantes e egressos do curso, professores e técnico-administrativos do Câmpus Joinville, gestores da área de saúde e autoridades locais. A programação de aniversário segue até nesta sexta-feira (13), no auditório do Câmpus Joinville.

A cerimônia de abertura foi dividida em dois momentos. No primeiro, o curso de Gestão Hospitalar realizou uma série de homenagens a servidores e organizações parceiras pela contribuição ao desenvolvimento do curso. A pedagoga Alexsandra Dal Pizzol Coelho Zanin recebeu a distinção em nome dos técnico-administrativos em educação e as professoras Márcia Bet Kohls e Andrea Heidemann representaram, respectivamente, os ex e atuais professores de Gestão Hospitalar.

Já as organizações homenageadas foram a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Joinville, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Regional de Administração, Centro Hospitalar Unimed, Hospital Bethesda, Hospital Infantil Doutor Jeser Amarante Faria, Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e Maternidade Darcy Vargas.

Após as homenagens, profissionais da área de saúde discutiram a evolução do setor e apontaram as habilidades e competências necessárias para os profissionais que desejam aproveitar as oportunidades e vencer os desafios da carreira, no painel “Tendências e oportunidades de trabalho em saúde: como os profissionais da área devem se preparar?”.

Para a coordenadora de Gestão com Pessoas do Centro Hospitalar Unimed, Fabiane Cipriani, os profissionais devem sempre levar em conta que estão trabalhando com pessoas e, portanto, devem ter empatia, tanto no atendimento aos usuários quanto no trabalho em grupo. “Um hospital não é como uma indústria. É um ser humano cuidando de outro ser humano”, concorda a coordenadora de Gestão de Pessoas do Hospital Infantil, Marília Martins Sebben. Além da humanização, outro ponto importante para os gestores hospitalares levarem em conta, segundo a enfermeira do Hospital Bethesda, Kathellen Monteiro dos Santos Camargo, é a busca constante por conhecimento e capacitação.

Lembrando que o gestor hospitalar pode trabalhar em várias áreas dentro da empresa, como logística, apoio, administração e gestão, a diretora Regional Sul do Grupo Opty, Scheila Tramontim Mainardes, destaca também a importância de se ter visão sistêmica e perfil analítico e crítico para entender todos os processos de trabalho. Justamente por isso, o gerente administrativo do Hospital Dona Helena, José Tadeu Checi, enfatiza que o maior desafio do setor de recursos humanos é colocar a pessoa certa no lugar certo. “Que tipo de profissional você quer ser? O que vai diferenciar é o algo a mais, o brilho no olho”, frisa.

Programação

As atividades comemorativas seguem nesta quinta-feira (12), no auditório do Câmpus Joinville, a partir das 18h30, com apresentação cultural e duas palestras. A primeira, “Acredite e Realize”, será ministrada pela comunicadora Lena Souza, campeã mundial de oratória pela Junior Chamber International (JCI). Na sequência, o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Joinville e Região, Lourival Pisetta, vai abordar o tema “Relações de Trabalho na Área da Saúde”.

Nesta sexta-feira (13), será realizado o fórum “Contribuições da Formação em Gestão Hospitalar na Vida Profissional: Atuação de Egressos do IFSC”, com o objetivo de aproximar estudantes, professores e egressos. Na oportunidade, os egressos vão relatar suas trajetórias profissionais, destacando a influência da formação como gestor hospitalar na construção deste percurso.

Toda programação é gratuita e aberta à comunidade.

EVENTOS CÂMPUS JOINVILLE NEWS