O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Escritora vem ao Câmpus Criciúma para palestra sobre bullying na escola

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 17 set 2019 14:26 Data de Atualização: 17 set 2019 14:41

A escritora e jornalista Vanessa Bencz estará em Criciúma no dia 1º de outubro para falar sobre bullying, depressão e outros temas relacionados à vida dos adolescentes na escola. A atividade faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio, no Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Autora da história em quadrinhos “A Menina Distraída”, resultado de suas experiências enfrentando o bullying na escola e de relatos de adolescentes coletados durante suas palestras, Vanessa dará duas palestras voltadas aos estudantes do IFSC no dia 1º de outubro, às 10h e às 13h30. Estarão em discussão temas presentes na vida do adolescente e na escola, como bullying e suicídio, que apesar do desconforto que causam precisam ser debatidos.

“Por mais que seja difícil falar sobre tudo isso e por mais que a sociedade não queira falar sobre, é totalmente importante colocar luz nesses temas. Eles são um problema grave de saúde pública, e a gente tem a mania de jogar essas coisas para debaixo do tapete”, afirma a palestrante.

Vanessa começou a dar palestras em escolas em 2012. Na época, a jornalista havia acabado de lançar o seu primeiro livro, “A Rota do Sol”, e fora convidada por uma professora para palestrar sobre a importância da leitura para sua turma - o que acabou não fazendo.

“Eu achei o tema chato e pensei ‘vou palestrar sobre o que eu quiser’. Quando cheguei lá, vi aquele monte de pré-adolescentes desinteressados e entediados, e comecei a contar para eles sobre como eu era na idade deles: tirava notas baixas, levava esporro dos pais e sofria bullying. Eles amaram, prestaram atenção como nunca”, comenta.

Após realizar mais tantas palestras em escolas, Vanessa se viu encantada em transmitir motivação aos alunos, e acabou sendo incentivada por professores a lançar um projeto que falasse sobre bullying e respeito ao próximo, que acabou resultando na HQ “A Menina Distraída”.

Com o sucesso do livro, Vanessa viajou o país apresentando suas palestras, sempre carregadas de temas e assuntos escolares. “Já fiz mais de 1500 palestras e amo de paixão isso. Quanto mais o tempo passa, mais vejo o quanto é importante falar disso. Os estudantes estão sem referência, sem apoio psicológico e os professores são desvalorizados e ridicularizados, o que é triste. Por isso gosto de dar essa força para a comunidade educacional”, afirma.

A atividade é realizada pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), como parte da programação do Setembro Amarelo. Além da palestra de Vanessa Bencz, oficinas de meditação e rodas de conversa também também integram a programação.

De acordo com a professora Sheilar Nardon, coordenadora de Assuntos Estudantis, a maneira "clara, objetiva e acessível" com que Vanessa costuma tratar de assuntos espinhosos e sua experiência com o público adolescente foram os principais motivos para o convite. “É importante falar sobre estes temas, visto que são assuntos ainda considerados tabus. Existem muitos mitos acerca desses temas e trazê-los à tona é uma forma de ajudar a esclarecer como proceder nessas situações, no sentido de prestar atenção no que acontece em nossa volta, com colegas e familiares”, conclui a professora.

CÂMPUS CRICIÚMA EVENTOS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.