Egressa do Câmpus São José compartilha experiências de práticas de estágio na EJA

EVENTOS Data de Publicação: 30 out 2019 18:00 Data de Atualização: 03 jul 2020 19:27

Formada pelo curso de licenciatura em Química do Câmpus São José, Carolina Toledo Cavalcante ministrou palestra para a comunidade acadêmica do curso de mesmo nome no Câmpus Criciúma, compartilhando sua experiência de estágio supervisionado de regência em química e os resultados da pesquisa do seu trabalho de conclusão de curso, com o tema "Ensino de Química no Proeja: busca de sentidos para escolarização".

Carolina também divulgou o livro “Estágio Supervisionado na Formação Docente: Experiências e Práticas do IFSC-SJ”, publicado em 2019 pela editora do IFSC. Ela participou da elaboração do livro, juntamente com os membros do Grupo de Pesquisa de Identidade e Formação Docente (Grifo), do Câmpus São José.

O objetivo do encontro foi discutir políticas públicas e aspectos da docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes da segunda fase, que estão planejando desenvolver oficinas pedagógicas experimentais com alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), a serem realizadas no âmbito das atividades de Prática como Componente Curricular (PCC), participaram e puderam ampliar o olhar sobre as potencialidades pedagógicas do trabalho em que estão inseridos.

“Ouvir o relato sobre as experiências de estágio na modalidade foi de grande valia para nós, acadêmicos da segunda fase, pois esse encontro contribuiu e muito para ampliar nossa visão em relação à nossa postura quanto à profissão que almejamos e também vimos a importância de aplicar a contextualização e a criatividade nas aulas, mostrando que a química além de ser conhecimento científico, também é divertida e está presente no cotidiano de todos nós”, diz a estudante Hiarima Beatriz da Silva.

Segundo a Professora Giselia Antunes Pereira, do Câmpus São José, encontros como esse têm muito a agregar no estreitamento de laços e trocas de vivências formativas entre a comunidade acadêmica dos câmpus Criciúma e São José, uma vez que atuam na mesma área de oferta quanto à formação inicial de professores.

EVENTOS CÂMPUS SÃO JOSÉ