O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Conhecendo Portugal

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 26 jun 2020 12:32 Data de Atualização: 26 jun 2020 12:41

A aluna Isabelli Sadelli Tavares, do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Itajaí, já retornou ao Brasil no início deste mês. Ela passou três meses em Porto, participando do projeto Caracterização de erros experimentais no laboratório remoto VISIR do Instituto de Engenharia do Porto, o ISEP, pelo Propicie.

Em abril, já compartilhamos um relato dela por aqui em um momento em que nossos intercambistas que estavam em Portugal precisavam ficar mais em casa por causa da pandemia. Agora compartilhamos um relato dela sobre suas últimas semanas antes de retornar para cá quando as autoridades locais permitiram a abertura de estabelecimentos e as medidas de distanciamento social foram flexibilizadas.

Leia abaixo:

------------------------------------------------------------------------------------------------

 As últimas semanas do mês de maio foram bem proveitosas. Após a abertura de museus, parques, restaurantes, comércio e o aumento da oferta dos transportes públicos, pude, enfim, conhecer um bocadinho de Portugal. Andei de comboio (trem, no Brasil) pela primeira vez! Fiquei admirada com a estrutura ferroviária do país, pois é possível chegar a muitos lugares desta forma, além do transporte ser rápido, prático e pontual. Assim, pude visitar alguns concelhos (cidades, no Brasil) próximos, como Coimbra, Braga, Guimarães e Aveiro, e também outros mais ao sul do país, como Lisboa, Cascais e Sintra.

Em Coimbra, pude conhecer a Universidade de Coimbra, uma das mais antigas universidades da Europa, o que faz a cidade ter todo um ar universitário, com fortes movimentos estudantis, grafites com tons críticos em todo lado e um patrimônio histórico arquitetônico riquíssimo, tornando-a maravilhosa.

Já em Braga o passeio se resumiu em caminhar pelo centro histórico, passando pelas principais igrejas e praças da cidade, indo até o Santuário do Bom Jesus do Monte, um conjunto arquitetônico-paisagístico localizado a uns seis quilômetros do centro da cidade, o que resultou em bastante caminhada morro acima. Porém, a vista é recompensadora e o lugar é maravilhoso, sendo um dos lugares mais lindos que já visitei na vida. Após toda a andança, provamos o famoso Bacalhau à Braga, prato típico feito com bacalhau frito, cebolas e acompanhando batatas, simplesmente maravilhoso.

Guimarães também foi um passeio cheio de histórias: bem no coração da cidade encontra-se uma das torres da antiga muralha da cidade, onde está escrito “Aqui Nasceu Portugal”, pois foi onde nasceu Dom Afonso Henrique, o primeiro rei de Portugal. Também teve no roteiro uma visita ao Castelo de Guimarães e ao Paço dos Duques de Bragança.

Não podia ficar de fora dos roteiros a capital do país, Lisboa. Lá, visitei a famosa Torre de Belém e experimentei os famosos pastéis de Belém (os pastéis de nata produzidos lá) e toda a região de Belém, que é maravilhosa. Também conheci o centro histórico, a Praça do Comércio e, pra finalizar, teve mais bacalhau, desta vez o bacalhau com natas, que me pareceu um escondidinho de batatas com bacalhau – que, por sinal, é maravilhoso também.

Partindo de Lisboa de comboio, conheci Cascais, uma cidadezinha no litoral simplesmente encantadora, caminhando em direção à Boca do Inferno, uma formação rochosa com impacto violento das águas, que tem por trás uma lenda local. A partir de Cascais, rapidamente pode-se chegar em Sintra. A primeira parada foi o Palácio Nacional, visitando os jardins, e depois seguindo para o Castelo dos Mouros, que foi construído pelos Mouros da África do Norte para proteger as terras férteis da região. Situado no topo de um morro, tem uma visão privilegiada de todo o arredor, um lugar simplesmente magnífico.

Para encerrar, dias depois fui a Aveiro, a famosa “Veneza Portuguesa”. Caminhei pelas ruas da cidade e, a todo momento, deparava-me com alguma ponte, ou cais, ou os moliceiros (os barquinhos da cidade), tudo circundado pela Ria de Aveiro. Quanto à culinária, experimentei os ovos moles, doce típico da cidade, que também serve de base para diversos outros doces regionais, como o pão de ló de ovos moles. 

BLOG DOS INTERCAMBISTAS BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.