O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

E-book "Memórias de Xanxerê e região: um relicário botânico" é contemplado em edital de cultura

CÂMPUS XANXERÊ Data de Publicação: 30 set 2020 20:32 Data de Atualização: 22 dez 2020 12:13

O projeto “Memórias afetivas materializadas em representações botânicas”, desenvolvido de maneira interdisciplinar, por professoras e estudantes do Câmpus Xanxerê, foi contemplado no edital cultural 02/2020, promovido pelo Departamento de Cultura da Prefeitura de Xanxerê.

Os participantes do projeto inscreveram no edital uma das produções do projeto, o e-book “Memórias de Xanxerê e região: um relicário botânico”. Ele apresenta parte da pesquisa de iniciação científica realizada por professoras estudantes de ensino médio do Câmpus Xanxerê, no ano de 2019, que foi iniciada a partir de edital do IFSC para incentivo de programas de iniciação científica.

Coordenadora do projeto, a professora Giovana Hillesheim, conta que a pesquisa coletou e transcreveu depoimentos de moradores de Xanxerê e municípios vizinhos, catalogando-os no formato de cartões-postais, que reunidos formam um arquivo digital. “O e-book traz a transcrição de trechos de 20 depoimentos repletos de memórias afetivas estreitamente ligadas ao mundo vegetal. Plantas, chás, árvores, flores e frutos funcionam como dispositivos ativadores de memórias adormecidas no tempo”, relata Giovana.

A professora ainda conta que os depoimentos testemunham o papel ocupado pela natureza no processo identitário de construção dos sujeitos que residem na região de Xanxerê. E, após averiguar quais plantas estavam presentes nas memórias afetivas, construiu-se um pequeno herbário a partir da prática de prensar e secar plantas (exsicatas). Por fim, as exsicatas foram fotografadas e a junção dos depoimentos e das fotografias fez surgir um delicado relicário botânico. “Trata-se de um livro poético cuja narrativa ativa os sentidos”, ressalta Giovana.

O art book conta com 50 páginas em cores poeticamente organizadas com fotografias autorais e estará disponível em formato digital. A equipe envolvida no projeto é composta pelas professoras Giovana Bianca Darolt Hillesheim (coordenadora); Joice Konrad; Luciane Belmonte Pereira; e Rosângela Ramon. E pelas estudantes do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, Flávia Baggio Sachet e Heloísa Barasuol Carbonera.

Confira aqui o e-book “Memórias de Xanxerê e região: um relicário botânico”.

 

CÂMPUS XANXERÊ PESQUISA NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.