O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Semana de Enfermagem organiza evento virtual com profissionais que atuam na linha de frente da pandemia

EVENTOS Data de Publicação: 13 mai 2021 20:29 Data de Atualização: 03 ago 2021 12:37

Para marcar a programação da Semana de Enfermagem deste ano, os cursos de Enfermagem dos câmpus Florianópolis e Joinville agendaram para 20 de maio, às 14h30, uma roda de conversa com enfermeiros e técnicos em enfermagem que atuam na linha de frente da Covid-19 desde o início da pandemia. O evento virtual será transmitido no canal Enfermagem IFSC no YouTube e é destinado a estudantes e profissionais da área e, também, à comunidade externa.

Seguindo o tema nacional "O trabalho da Enfermagem no contexto da crise social, política, econômica e sanitária”, o objetivo do encontro dar visibilidade aos vários cenários de combate à pandemia onde o protagonismo da enfermagem tem sido essencial, como nas unidades hospitalares, de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Pronto Atendimento (PA).

A enfermeira Adriana Bitencourt Magagnin, da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Rio da Prata, em Joinville, vai trazer sua experiência no centro ordenador do cuidado, que contempla desde a promoção da saúde até o acompanhamento de agravos mais complexos, com destaque para a gestão e oferta de vacinas.

A atuação da enfermagem em situações agudas, que requerem agilidade e atenção, será abordada pelo enfermeiro Adelmo Fernandes e pela técnica em enfermagem Carla Eger, que atuam nos PA Leste e PA Norte de Joinville, respectivamente.

Por fim, a técnica de enfermagem Ingrid Ramos Reinaldo, que trabalha na UTI Covid do Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, terá a missão de contar sobre os desafios de atuar no setor que cuida dos pacientes mais críticos infectados pelo coronavírus.

O evento alusivo à Semana de Enfermagem é organizado pelos cursos técnicos em Enfermagem dos câmpus Florianópolis e Joinville e pelo bacharelado em Enfermagem do Câmpus Joinville.

Parceria com o IFG

A Semana de Enfermagem do IFSC terá convidados especiais nesta edição virtual: estudantes e professores do curso técnico integrado em Enfermagem na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG). A intenção é que no futuro eventos e projetos de pesquisas possam ser realizados em conjunto entre as duas instituições.

A articulação começou a partir de contato da coordenação do curso do IFG com a coordenação do curso técnico em Enfermagem do Câmpus Joinville. “A troca de experiência de ensino é super importante para os alunos e professores”, destaca professora Joanara Fontoura Winters, que fará uma participação na programação da 5ª Semana de Enfermagem do IFG Águas Lindas.

No sábado (15), às 10h30, professora Joanara e duas egressas do Câmpus Joinville falam sobre “Atuação no mercado de trabalho no contexto da pandemia da Covid-19, em roda de conversa que será transmitida pelo YouTube do IFG. Os relatos de Joinville serão feitos pela coordenadora da UBSF do Vila Nova, Karina Kempner, e pela enfermeira Liane Alves de Lima Martins, que trabalha no Hospital Municipal São José.

EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.