Pular para o conteúdo

Notícias

Inscrição X matrícula: tem diferença?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 14 jul 2021 09:02 Data de Atualização: 14 jul 2021 09:36

Frequentemente percebemos uma confusão entre duas etapas do nosso processo seletivo: inscrição e matrícula. Para algumas pessoas a diferença pode parecer bem óbvia, mas tem quem tenha dúvida e pode acabar até perdendo a vaga e a oportunidade de estudar no IFSC por não compreender essas etapas. Por isso, nosso objetivo é terminar este post deixando isso bem claro.

O que significa fazer a inscrição no IFSC?

Inscrição é o ato de você demonstrar interesse em estudar no IFSC registrando formalmente a sua vontade no curso que deseja. Para isso, quando estivermos com vagas abertas e você quiser participar do processo seletivo, você precisa fazer a sua inscrição.

Como fazer a inscrição no IFSC?

Em todos os processos seletivos do IFSC, a inscrição é feita exclusivamente pela internet pelo nosso Sistema de Ingresso. Veja no vídeo abaixo um exemplo:


A inscrição pode ser feita pelo(a) candidato(a) ou por outra pessoa, desde que possua os dados de quem será inscrito no processo. 

-> Como posso estudar no IFSC?

Como saber se posso me inscrever no IFSC?

O IFSC oferece desde cursos de qualificação até pós-graduação. Conheça aqui todos os tipos de cursos que oferecemos.

Toda vez que abrimos vagas para nossos cursos, publicamos um edital, que é o documento que traz todas as regras e as informações do processo seletivo, como número de vagas, cursos disponíveis e pré-requisitos.  

-> O que é um edital?

É no edital que você verá se pode ou não se inscrever em determinado curso de acordo com a sua formação.

Quando posso me inscrever no IFSC? 

O período de inscrição depende do tipo do curso. Em função da pandemia, o calendário de inscrições também está diferente de acordo com o câmpus. Clique aqui para conferir as próximas datas de abertura de inscrições.

No momento, estamos com inscrições abertas para cursos de qualificação e também para algumas pós-graduações

Se você desejar, pode deixar seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse para ser avisado(a) sempre que tivermos vagas abertas. Clique aqui para se cadastrar.

A inscrição garante a minha vaga no curso do IFSC?

Não, a inscrição garante apenas a sua participação no processo seletivo - que pode ser feito por sorteio, prova, análise documental ou pelo Enem (no caso dos cursos de graduação).  

Ao fazer a sua inscrição você concorre a uma vaga no curso que escolheu. Como o número de interessados em estudar aqui é maior que o número de vagas que conseguimos ofertas, precisamos fazer um processo seletivo para decidir quem vai ocupar essas vagas. 

Quando finalizar sua inscrição no Sistema de Ingresso, será gerado um comprovante de inscrição com os seus dados. É importante salvar este documento, pois ele reúne informações importantes para você poder acompanhar as próximas etapas do processo seletivo.

O que devo fazer depois de me inscrever no IFSC?

Você deve acompanhar as etapas do processo seletivo conforme cronograma divulgado no edital. Preste atenção na data de divulgação do resultado e na data prevista para a matrícula.

Caso seja selecionado(a), aí então você irá fazer a matrícula no curso. Ou seja, a inscrição é para todos que desejam estudar aqui e acontece antes do processo seletivo (sorteio, prova etc.). A matrícula é só para quem foi selecionado no processo seletivo e conseguiu a vaga.

O que significa fazer a matrícula no IFSC?

A matrícula é o procedimento que garante a sua vaga no IFSC. Ao fazer a matrícula você efetua seu registro no curso para o qual foi selecionado(a) e passa a ser um(a) aluno(a) do IFSC.

Como saber se preciso fazer a matrícula no IFSC?

Se você foi selecionado(a) para um curso do IFSC, precisa fazer a matrícula para garantir a sua vaga. Para saber se foi selecionado(a), acompanhe a publicação do resultado do processo seletivo para o qual você se inscreveu. No edital, constará a data de publicação do resultado e você deverá acessar a página de Resultados para visualizar se seu nome está na lista ou não. É também no edital que serão informadas as datas para a matrícula dos aprovados (na primeira e na segunda chamada). 

Como devo fazer a matrícula no IFSC?

Neste momento, em função da pandemia, as matrículas estão sendo feitas de forma on-line. No edital do processo seletivo é indicado um link que direciona a um formulário de matrícula. É preciso clicar no link de acordo com o câmpus para o qual você foi selecionado.

Toda a documentação necessária para a realização do procedimento da matrícula on-line está descrita no edital e deverá ser encaminhada durante o período de matrícula. Para isso, será necessário fazer o upload dos documentos no próprio formulário, o que significa anexar o que for pedido durante o preenchimento do formulário on-line. Na página de matrículas, você encontra mais detalhes desses documentos bem como modelos de declarações.

-> Veja as orientações para matrícula no IFSC

No caso dos estudantes com menos de 18 anos, todos os documentos previstos no edital que necessitam de assinatura devem conter as assinaturas dos responsáveis legais.

O formulário enviado deverá ser salvo pelo(a) candidato(a) para utilização futura, caso seja necessário, pois somente com o comprovante de envio do formulário preenchido é que o candidato poderá entrar em contato via e-mail com o câmpus de oferta do curso para esclarecer alguma dúvida.

Como saber se os documentos de matrícula foram recebidos pelo IFSC?

Os câmpus têm o prazo de até cinco dias úteis após o encerramento do período de matrícula para confirmar o recebimento dos documentos e solicitar outros faltantes, se for o caso. O contato será realizado via e-mail de acordo com o endereço informado pelo(a) candidato(a) no formulário eletrônico, por isso preste atenção na hora do preenchimento. O prazo para que o(a) candidato(a) encaminhe a documentação faltante será estipulado pelo câmpus neste e-mail de resposta.

É preciso entregar algum documento de forma física?

No momento, em função da pandemia, todo o envio da documentação deve ser feito de forma on-line. Quando o IFSC retornar às atividades presenciais, os candidatos terão que fazer a validação dos documentos enviados, apresentando então os documentos originais ou cópias autenticadas no câmpus de oferta do curso.

A matrícula só é necessária para quem foi selecionado(a) na primeira chamada?

Não, os candidatos selecionados em segunda chamada e no processo que denominamos Chamadão também devem efetuar a matrícula conforme período e orientações do edital.

-> Entenda o que é o Chamadão do IFSC

Ficou clara a diferença entre inscrição e matrícula?

Para ajudar ainda mais, explicamos abaixo de uma forma mais visual:

Arte mostrando a diferença entre a inscrição e matrícula


Ainda tem dúvidas? Mande e-mail para ingresso@ifsc.edu.br.

Receba nossos posts

Se quiser ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui e leia todos os nossos posts. Você também pode receber nossos posts no seu e-mail sempre que forem publicados fazendo seu cadastro aqui

 
 
BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC

Nó: liferay-ce-prod01

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.